Assinatura digital: o que é, como funciona e como fazer em um documento

Tabela de Conteúdos

A assinatura digital é essencial em todos os tipos de empresas, porém muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre como ela pode ser utilizada e quais são seus benefícios. Se for o seu caso também, continue a leitura deste artigo.

Hoje em dia, existem inúmeras formas de assinar um documento digitalmente, destacando-se a assinatura digital. Neste post, vamos explicar o que é assinatura digital, como fazer uma assinatura digital de forma simples em documentos Word e PDF e como assinar documentos pelo WhatsApp.

Segue abaixo os índices de todos os tópicos que abordaremos:

    O que é assinatura digital?

    A assinatura digital é um recurso que comprova a identidade dos seus signatários de maneira segura, a partir de criptografia, chave virtual e certificado digital. Além disso, assume a mesma legalidade de uma assinatura de próprio punho em documentos de papel.

    Ela é um tipo de assinatura eletrônica cujo conceito está ligado à utilização de qualquer mecanismo eletrônico ou digital para validação de autoria de um ato. 

    A assinatura eletrônica possui validade jurídica em praticamente todos os países do mundo. No Brasil, foi introduzida por diversas normas, em especial pelo artigo 10, § 2º, da Medida Provisória nº 2.200-2/2001 e pela Medida Provisória nº 983 de 2020.

    Na assinatura digital, o signatário utiliza um certificado digital para comprovar sua autoria. O certificado digital deve ser emitido por uma autoridade certificadora brasileira, de acordo com os padrões da Infra-Estrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil). Exemplos de certificado digital são o e-CNPJ e o token da OAB utilizado por advogados. Há também tipos de certificado digital, como o A1 e o A3.

    Tanto a assinatura eletrônica quanto a assinatura digital possuem validade jurídica, de acordo com a Medida Provisória nº 2.200-2 de 2001 e Medida Provisória nº 983 de 2020. Neste texto, tratamos da assinatura eletrônica e da assinatura digital indistintamente, já que na maioria das situações possuem os mesmos efeitos.

    Qual é a diferença entre assinatura digital e eletrônica?

    Quando o assunto é documentos online, essa dúvida é muito recorrente: qual é a diferença entre assinatura eletrônica e digital? Afinal, os termos são parecidos e possuem elementos em comum, a ponto de serem confundidos como sinônimos. Porém, levantamos aqui as principais diferenças entre elas.

    Quais são as características da assinatura eletrônica?

    Primeiro, vamos tratar de entender melhor o que é uma assinatura eletrônica. Como dissemos anteriormente, ela envolve o uso de meios eletrônicos ou digitais para tornar um ato válido. Portanto, é um termo amplo, pois engloba todos os tipos de assinatura que utilizam essa tecnologia, inclusive a digital. Vamos ver alguns exemplos:

    • autenticação com login e senha: este é um dos mais comuns, pois está presente tanto na  vida pessoal para acessar e-mail ou redes sociais quanto na profissional para utilizar ferramentas de gestão, por exemplo;  
    • biometria: como a impressão digital é única, a biometria é usada para identificação de acessos pessoais como contas bancárias;
    • reconhecimento facial: outra forma eletrônica frequentemente utilizada para permitir a entrada de pessoas autorizadas em determinados lugares e também acesso via aplicativos para celular;
    • tokens: neste caso, uma chave é enviada via SMS ou e-mail para a pessoa confirmar que é ela quem está realizando o acesso pelo meio eletrônico.

    Em todos esses casos, para que a assinatura eletrônica tenha validade legal, é necessário que ela seja íntegra (ou seja, garanta que o documento não possa ser alterado), autêntica (isto é, capaz de identificar o autor da assinatura por meio de uma chave privada) e tenha o registro da maneira e do dia em que a assinatura foi feita.

    Devido à sua praticidade, a assinatura eletrônica vem sendo cada vez mais utilizada no dia a dia de empresas que precisam firmar documentos com frequência.

    Quais são as características que diferem a assinatura digital da eletrônica?

    Agora que o conceito dos dois tipos de assinatura está claro, vejamos quais são as suas diferenças.

    A assinatura eletrônica reúne todos os formatos utilizados para assinar ou tornar válido um documento ou a identificação de uma determinada pessoa. 

    Já a assinatura digital é um tipo de assinatura eletrônica que utiliza criptografia para torná-la válida, além de precisar de um certificado digital.

    O processo de emissão do certificado digital costuma levar alguns dias úteis. O primeiro passo a ser dado é pagar as taxas referentes ao seu registro e, em seguida, seguir os procedimentos da instituição fornecedora para fazer o registro completo da assinatura.

    Em seguida, você poderá usar a sua assinatura em documentos eletrônicos de forma autenticada.

    Em quais documentos a assinatura digital pode ser utilizada?

    A legislação não faz qualquer restrição desse meio de autenticação, de forma que é possível utilizar a assinatura digital para comprovar a autoria de diversos documentos, tais como (listagem exemplificativa):

    • contratos e aditivos;
    • documentos relativos à relação de trabalho (folhas de pagamento, rescisões, formulários, advertências);
    • receitas médicas, relatórios de saúde;
    • ordens de pagamento ou de serviço;
    • contratos de compra e venda.

    Como funciona a assinatura digital na prática

    A exemplo das assinaturas físicas, as digitais têm como função principal designar cada signatário. Empresas que oferecem esse serviço devem seguir um protocolo chamado PKI (Public Key Infrastructure, “Infraestrutura de Chave Pública” em inglês). Ela exige que o provedor utilize um algoritmo matemático para gerar as chaves que pode ser pública ou privada.

    Assim, a partir do momento em que uma pessoa firma um documento digital, a assinatura é criada a partir da chave privada por meio de um procedimento seguro seguido pelo assinante. 

    O algoritmo cria um conjunto de dados que corresponde ao documento assinado – que chamamos de hash – e os criptografa para gerar a assinatura digital que é registrada com o dia e horário em que foi feita, por isso a assinatura perde a validez se o documento for alterado.

    Vamos ver um exemplo prático? João é um corretor de seguros e está a ponto de fechar negócio com um cliente. Então, ele envia o contrato digital com sua assinatura para o cliente assinar também. Nele, é enviada uma cópia da chave pública de João capaz de descriptografá-la, o que comprova que o documento foi realmente firmado por João, tornando-o válido.

    Em suma, este é o caminho que ocorre quando uma assinatura digital é feita:

    1. o assinante acessa o documento digital e executa o comando para assiná-lo;
    2. o hash cria um conjunto de dados correspondente a esse documento;
    3. sua chave privada criptografa esses dados;
    4. o documento digital assinado é gerado;
    5. o assinante envia o documento assinado para que a outra parte assine também;
    6. os valores do algoritmo do hash e da chave pública descriptografada são verificados e tidos como válidos quando são iguais;
    7. a outra pessoa que deve assinar o documento o recebe com a informação de que ele foi firmado pela outra parte e que a assinatura é válida.

    Quais as vantagens de se utilizar uma assinatura digital?

    São vários os benefícios que uma assinatura digital traz, listamos abaixo os principais.

    Maior rapidez na assinatura de documentos

    A assinatura de documentos físicos passa por um processo moroso quando as partes envolvidas não se encontram no mesmo lugar. Afinal, é preciso que o primeiro signatário o assine e envie à outra pessoa que também deve assinar. Após fazê-lo, ela precisa enviar o documento de volta ao remetente.

    Dependendo do local onde as partes residem e da forma de envio escolhida, esse procedimento pode levar dias e retardar as ações contratadas caso suas execuções requeiram o documento assinado.

    Com a assinatura digital, esse mesmo processo se torna mais rápido e simples, pois basta um clique para o arquivo ser assinado.

    Redução de custos

    Você tem ideia da quantidade de gastos que envolvem a assinatura de um documento físico? Bom, vamos verificar cada um.

    Começamos pelo envio que envolve os serviços de um motoboy, Correios ou transportadora que levam o documento impresso até um dos assinantes. Aliás, a impressão também requer custos de toner, tinta e papel. Talvez o custo disso pareça pequeno levando em consideração a emissão de 1 documento, mas certamente fará a diferença quando o volume for maior.

    Você também precisa de um espaço para armazenar todos esses papéis. Com o passar do tempo, ele deverá ser cada vez maior como vemos em alguns escritórios de contabilidade que possuem salas totalmente dedicadas a guardar documentos impressos.

    Diminuição do deslocamento de pessoas e benefícios para o meio ambiente

    A assinatura digital também traz o benefício de envolver menos pessoas no processo que precisam se deslocar constantemente para levar os documentos até as partes, o que representa uma enorme vantagem para o meio ambiente.

    Talvez alguns não considerem isso tão importante assim, pois que diferença faz um motoboy a menos em meio a tantas empresas que ainda operam com envio de documentos físicos, não é mesmo?

    Porém, se cada um fizer a sua parte até que todos façam também, a consequência será a diminuição de Co2 que beneficiará o planeta e as pessoas que nele vivem. Para que todas as empresas possam aderir à assinatura digital, a ZapSign tem planos que atendem às mais variadas necessidades de mercado.

    Diminuição na proliferação de vírus e bactérias 

    Documentos digitais poupam o uso de locais destinados a armazenar os documentos físicos que, por sinal, requerem uma série de cuidados como se certificar de que o lugar seja fresco e com baixa umidade.

    Temperaturas altas e ambientes úmidos podem fazer com que os papéis se deteriorem mais rapidamente, o que permite a proliferação de insetos, fungos e bactérias que fazem mal à saúde.

    Redução no consumo de papel

    Imagine a seguinte situação: um cliente seu pede para rever o contrato (físico) que vocês assinaram há muito tempo, o que te faz ir até a sala onde todos os documentos são armazenados e verificá-los um por um até encontrar o que deseja.

    Já pensou no tempo necessário para realizar essa tarefa? É o mesmo tempo que você poderia dedicar a conseguir mais clientes e fazer o seu faturamento crescer. Para encontrar os documentos firmados de forma digital, basta buscá-los na plataforma usada para fazer as assinaturas e pronto. Em menos de 1 minuto você faz o que poderia levar 1 hora ao procurar algum arquivo impresso.

    Além do mais, isso também ajuda a reduzir o desmatamento. Sabia que, para cada tonelada de papel, é preciso derrubar em 11 árvores? Considerando que o Brasil tem aproximadamente 19 milhões de empresas e que muitas usam documentos físicos, pense no bem que faremos à natureza ao aderirmos para o digital. 

    Fechamento de negócios mais rápidos

    “Preciso disso para ontem”. Você certamente já ouviu ou disse essa expressão em algum momento no trabalho, certo? Não é para menos, pois os processos comerciais têm se tornado cada vez mais rápidos, o que requer ações que sigam o mesmo ritmo.

    Isso faz com que as assinaturas de contrato também precisem ser dinâmicas, o que é benéfico para qualquer tipo de negócio. Enquanto um acordo que envolva assinatura manuscrita leva tempo, a digital é rápida, o que faz com que você tenha mais contratos fechados por mês.

    Mobilidade

    Você já deixou de assinar um documento por estar em outro estado onde não tem assinatura registrada em cartório? Esse problema não te pertence mais com a assinatura digital, pois você pode firmá-lo onde quer que esteja, até mesmo com o seu celular.

    A ZapSign permite que você utilize a plataforma não apenas via desktop, mas também a partir do seu smartphone. Assim, independente de onde estiver, poderá assinar o documento em apenas um clique.

    Como fazer uma assinatura digital?

    A ZapSign possui uma plataforma própria de assinatura eletrônica

    Desenvolvida especialmente para a coleta de assinaturas eletrônicas e digitais, além de apresentar uma interface simples, intuitiva e fortemente descomplicada, a ferramenta oferece uma solução capaz de simplificar todo o processo de assinatura de documentos eletrônicos. Ao mesmo tempo, ela também garante a total validade jurídica dos documentos assinados.

    Além de tudo isso, a plataforma da ZapSign destaca-se por altos níveis de compatibilidade e integração multimídia, podendo ser utilizada tanto por um computador pessoal, como um PC ou notebook, quanto por um dispositivo móvel, como um celular ou tablet.

    Ainda no sentido da alta integrabilidade, outra vantagem da ferramenta está no fato de que ela possui, em suas funcionalidades, integração com diversos meios de comunicação digital, que vão desde os tradicionais e-mail e SMS até os principais aplicativos de mensagem do mercado, como WhatsApp e Telegram. 

    Assim, você não terá dificuldades em utilizar estes canais para enviar os links dos documentos aos seus clientes, parceiros e fornecedores a fim de que eles possam assiná-los facilmente com o dedo, mouse ou da maneira que preferirem.

    A ZapSign conta, basicamente, com três diferentes planos de contratação que listamos a seguir.

    Plano essencial

    O plano essencial é a primeira alternativa possível para você, que deseja utilizar a plataforma de assinatura da ZapSign. O pacote está disponível de forma gratuita, e permite que até cinco documentos sejam assinados por mês. 

    Esta é uma boa opção para aqueles que desejam, antes de aderir definitivamente à plataforma, experimentá-la, a fim de avaliar o quão bem ela se adequa às práticas de gestão de documentos de sua empresa.

    Plano profissional

    Se você já está convicto em relação às vantagens oferecidas pela contratação da plataforma de assinatura eletrônica da ZapSign, então não tenha dúvidas de que o plano profissional pode ser um bom ponto de partida para o seu negócio. Ao optar por adotar este plano, você pode assinar até 20 documentos por mês. 

    Além disso, com o plano profissional, além da maior quantidade de assinaturas permitidas, você pode, também, aplicar o conceito de equipe na sua gestão contratual, convidando mais cinco usuários para integrar o seu time e utilizar a plataforma com você.

    Plano Completo

    Para empresas maiores, que dispõem de uma equipe mais numerosa e que estão habituadas a lidar com um grande fluxo de emissão e recebimento de contratos e outros documentos, o plano completo certamente é o que representa a escolha ideal. 

    Aos assinantes deste plano, é permitido adicionar até não apenas cinco, mas dez usuários à equipe, além de ser garantida uma quantidade ilimitada de emissões de documentos a cada mês.

    Uma vez tendo decidido qual será o plano adotado, você estará pronto para ingressar em nossa plataforma de assinatura digital e eletrônica e começar a assinar seus documentos eletrônicos com ela.

    Para tal, não há mistério – nossa ferramenta dispõe de um processo extremamente fácil e rápido, principalmente se você seguir o tutorial com 10 passos que apresentaremos a seguir, detalhando tudo sobre como fazer assinatura digital pela ZapSign:

    Passo 1 – Faça login no sistema

    Primeiramente, você deve acessar o nosso site, e informar o seu login e senha, para então ser encaminhado à página principal.

    Como fazer uma assinatura digital

    Passo 2 – Gere um novo documento

    Uma vez que você já esteja logado e dentro do dashboard da ZapSign, clique no botão “NOVO” para ir para a próxima tela e gerar um novo documento.

    Como fazer uma assinatura digital

    Passo 3 – Faça o upload do arquivo .PDF

    Clicando em “selecionar documento”, você poderá fazer o upload do documento a ser assinado.

    É preciso que esse documento esteja em formato PDF – portanto, caso ele esteja em outro formato, você deverá converter o arquivo. 

    A conversão pode ser feita gratuitamente em diversos sites, como, por exemplo, este aqui.

    Como fazer uma assinatura digital

    Passo 4 – Assine com certificado digital

    Para assinar com um certificado digital, é simples: após se logar na ZapSign e realizar o upload do arquivo, você deverá selecionar a opção “Autenticação Avançada”. 

    Insira os nomes dos signatários no campo que se encontra abaixo de “Quem irá assinar”. Caso os signatários já estejam adicionados à sua lista de contatos, clique na opção “Contatos” para selecioná-los e inseri-los. Essa opção encontra-se localizada abaixo da área de inserção dos nomes dos signatários.

    Após definir o signatário, você deve clicar na opção “Método de Autenticação” e clicar na última opção, “Certificado Digital”.

    Sobre esta funcionalidade, é importante lembrar alguns pontos:

    • o uso deste recurso tem um custo de R$ 0,50 por assinatura com certificado digital;
    • ainda não é possível posicionar ou editar a assinatura do signatário que assinará o documento com certificado digital;
    • os signatários com certificado digital devem, necessariamente, ser os últimos a assinar o documento
    • antes de solicitar uma assinatura via certificado digital pela ZapSign, você não pode deixar de verificar a validade do certificado digital do destinatário do documento, ou não será possível a utilização deste método de autenticação no contrato.
    Como fazer uma assinatura digital

    Passo 5 – Adicione a sua própria assinatura ao documento

    Caso a sua própria assinatura também seja necessária para a validação do documento, clique na opção “Eu vou assinar”, insira nela o seu nome e toque no botão “Continuar” para seguir para a próxima tela.

    Como fazer uma assinatura digital

    Passo 6 – Classifique entre assinaturas e vistos

    Nesta tela, você deverá posicionar em quais locais do documento as assinaturas e vistos devem ser inseridos. 

    Para tal, é preciso apenas clicar no espaço escolhido,logo após o nome do signatário, e escolher entre assinatura ou visto. 

    A partir de então, as assinaturas e vistos serão visualizados nos locais que você indicou, da mesma forma que costuma ser em um documento físico. Em seguida, clique em “Salvar e continuar” para prosseguir.

    Como fazer uma assinatura digital

    Passo 7 – Gere e envie os links de assinatura

    Chega o momento de gerar os links de assinatura. Caso o contato com o seu signatário – independente de ser cliente, parceiro ou distribuidor – seja feito por WhatsApp, você deverá clicar no botão com o logo do app e enviar o link diretamente para a pessoa. 

    Se o meio escolhido for outro, não tem problema: basta ir até o ícone azul ao lado do link para copiá-lo e, posteriormente, colá-lo onde preferir.

    Também há disponível a opção de enviar o seu documento por e-mail – afinal de contas, por se tratar de uma modalidade tradicional de comunicação digital, a maioria das empresas adota o correio eletrônico como um procedimento padrão. 

    Neste caso, toque na opção “Ativar envio automático por e-mail” e insira os endereços de e-mail das pessoas que irão assinar.

    Como fazer uma assinatura digital

    Passo 8 – Ordene os signatários

    Caso seja necessário estabelecer uma ordem específica para as assinaturas, isso pode ser feito facilmente por meio do botão “Ordenar assinaturas”. Desta maneira, a ordem será definida ao arrastar os nomes dos signatários na tela para as devidas posições. 

    Feito isso, cada signatário só receberá seu e-mail de notificação, avisando para assinar o documento, quando o signatário anterior já o tiver assinado.

    Como fazer uma assinatura digital

    Passo 9 – Finalize o procedimento

    Por fim, você ainda pode elaborar uma mensagem personalizada para ser enviada juntamente ao e-mail de notificação, além de ativar notificações com lembretes para aqueles que ainda não tiverem assinado. 

    Quando todos os passos forem concluídos, clique em “Enviar e finalizar” e pronto! O documento foi devidamente gerado e enviado aos respectivos signatários. 

    A partir daí, você poderá acompanhar o andamento das assinaturas, conforme seus signatários forem abrindo o link e firmando o arquivo.

    Como fazer uma assinatura digital

    Passo 10 – Seus signatários assinam o documento

    Agora que você já fez tudo o que precisava, o último passo a ser realizado para firmar o contrato já não cabe mais a você, mas aos seus signatários. 

    Uma vez que eles tenham recebido o link de assinatura do documento – seja por WhatsApp, e-mail ou qualquer outro meio -, basta que cada um clique no link para abrir o documento, lê-lo com bastante atenção e, então, estando de acordo com os termos nele dispostos, clicar na opção “Assinar”.

    Na tela seguinte, algumas informações básicas do signatário serão solicitadas para fins de verificação de sua identidade: nome completo, endereço de e-mail e número de telefone.

    Em seguida, o signatário deverá clicar em “Continuar” e fazer a assinatura normalmente, como se fosse no papel – porém, utilizando o dedo, mouse, caneta capacitiva ou da forma que melhor se adequar ao dispositivo utilizado.

    Depois, basta clicar em “Finalizar” para o documento ser assinado. A assinatura constará ao final do documento, no relatório de assinaturas, e também nos demais lugares onde você tiver posicionado.

    Ao seguir os 10 passos deste guia, você não terá dificuldade alguma em utilizar perfeitamente a nossa plataforma. 

    De qualquer maneira, vale lembrar também que você pode se inscrever no nosso canal do YouTube, em que constantemente disponibilizamos vídeos com diversos conteúdos afins, não apenas sobre como fazer assinatura digital pela ZapSign, como também destrinchando de forma mais detalhada cada recurso da nossa plataforma.

    ⚠️ Confira também estes artigos relacionados 👇

    ➡️ Passo a passo de como fazer assinatura digital grátis no Word
    ➡️ MP da assinatura digital: como funciona a Medida Provisória nº 2.200-2
    ➡️ ZapSign: assinatura eletrônica sem mistérios

    É possível fazer uma assinatura digital grátis?

    Sim, é possível sim enviar documentos para assinatura digital grátis. A ZapSign por exemplo disponibiliza a assinatura de até 5 (cinco) documentos mensais grátis, para que você possa se familiarizar antes de optar por uma assinatura premium (com diversas funcionalidades adicionais). 

    Vale mencionar que assinar um documento é sempre grátis – o limite de 5 documentos é apenas aplicado para quem envia o documento.

    Quanto custa uma assinatura digital?

    A ZapSign oferece diversos planos adaptáveis a diferentes necessidades, a começar pelos Planos Web que listamos abaixo.

    Plano Profissional

    Ideal para pequenos negócios, este plano permite até 240 documentos por ano. O custo é de R$ 29,90 mensais, com a opção de uma parcela única anual de R$ 358,80. Inclui 6 usuários e personalização da marca, adequando-se a equipes menores.

    Plano Equipe

    Projetado para equipes em crescimento, oferece até 900 documentos por ano. Com um valor mensal de R$ 79,90 ou uma parcela única de R$ 958,80 ao ano, este plano suporta 8 usuários e também permite a personalização da marca.

    Plano Completo

    Para negócios que necessitam de um volume maior, este plano propõe documentos ilimitados por R$ 99,00 mensais ou R$ 1.188,00 por ano. Atende até 11 usuários e mantém a possibilidade de personalizar a marca.

    Plano Enterprise

    Este plano é totalmente personalizável, visando atender empresas que necessitam de escalabilidade ilimitada. Os detalhes financeiros são ajustados conforme as necessidades específicas, e inclui recursos como usuários ilimitados, single sign-on e migração gratuita.

    Passando para os Planos API, temos estes que mostramos a seguir.

    Plano API Start

    Com um limite de 960 documentos anuais, o custo é de R$ 79,90 por mês ou uma parcela única de R$ 958,80 ao ano. Permite usuários e API, e documentos adicionais custam R$ 1,37 cada.

    Plano API Grow

    Este plano abrange até 2.400 documentos por ano, custando R$ 219,90 mensais ou R$ 2.638,80 anualmente. Além dos usuários e API, documentos extras têm o valor de R$ 1,25.

    Plano API Scale

    Voltado para demandas elevadas, permite até 6.000 documentos anuais por R$ 449,90 mensais ou R$ 5.398,80 ao ano. Inclui usuários e API, e cada documento adicional custa R$ 0,98.

    Plano Enterprise

    Semelhante ao plano Enterprise dos Planos Web, é customizável para atender necessidades específicas de integrações e APIs, incluindo suporte na integração e migração gratuita.

    Cada plano da ZapSign foi criado pensando em diferentes perfis de usuários e necessidades empresariais, garantindo flexibilidade e eficiência no uso de assinaturas digitais.

    Validade jurídica da assinatura digital

    Antes de mais nada, é fundamental esclarecer que tanto a assinatura física como a assinatura digital podem ter a sua validade questionada de modo que é impossível afirmar que uma possui maior valor jurídico do que a outra.

    Ao assinar um documento da forma tradicional (papel e caneta) você está inserindo a sua marca, com intuito de convencer o destinatário do documento que a assinatura ali contida é capaz de vincular a sua manifestação de vontade por possuir semelhança ou os mesmos padrões, quando comparado a outros documentos por você assinados.

    Ou seja, na eventualidade da sua assinatura física ser confrontada, a única forma de confirmar ou negar a sua validade será através da realização de uma perícia grafotécnica, no qual um profissional especializado poderá atestar ou não a sua validade.

    No caso da assinatura digital, a manifestação da vontade do signatário é confirmado por outros meios, utilizando-se de diversos mecanismos, tais como: a própria assinatura (marca ou sinal) feito em um device (smartphone/tablet), utilização de senha digital, registro dos dados de IP do signatário do documento, registro das informações do aparelho onde a assinatura foi realizada, utilização de token enviado por e-mail ou SMS, geolocalização ou até mesmo uma selfie.

    A assinatura digital possui validade jurídica em praticamente todos os países do mundo. No Brasil, foi introduzida por diversas normas, em especial pelo artigo 10, § 2º, da Medida Provisória nº 2.200-2/2001 e pela Medida Provisória nº 983 de 2020.

    Fundamentação jurídica da assinatura digital

    Entrando um pouco no juridiquês, a fundamentação para aceitação da Assinatura Digital se divide em 03 grandes grupos.

    Entre particulares (pessoas físicas ou jurídicas com outras pessoas físicas ou jurídicas)

    A fundamentação para aceitação da assinatura digital em documentos particulares é vasta, destacando-se os seguintes:

    • Código Civil Brasileiro em seus artigos 104, 107 e 225;
    • Código de Processo Civil em seu artigo 369, 411, 440 e 441;
    • Medida Provisória 2.200–2 /2001.

    Resumidamente, não havendo menção expressa na lei vetando a assinatura digital, todo e qualquer documento assinado de forma digital, entre particulares, é válido, isso inclui: contratos e rescisões, recibos, folha de pagamento, ordens de serviço, atas de reunião e assembleia, entre outros.

    Importante frisar que para que uma assinatura digital seja aceita e validada em caso de eventual questionamento, ela deve cumprir os seguintes requisitos técnicos:

    • Autenticidade: registro de autenticação dos usuários, como assinatura, biometria facial, dentre outros;
    • Intenção e não repúdio: registros que comprovem a origem, submissão, entrega e a integridade do processo de assinatura. Impedindo que um signatário negue sua ação e intenção de assinar;
    • Integridade: registros e criação de um código de integridade para verificação da originalidade do documento;
    • Tempestividade: registro de data e hora da ocorrência da ação praticada;
    • Confidencialidade: registro de todos aqueles que tiveram acesso ao documento.

    Entre particulares e entes públicos (pessoas físicas ou jurídicas com entes públicos)

    Com relação às assinaturas digitais entre particulares e os entes públicos, a novíssima MP 983/2020 surgiu em um momento onde o isolamento social causado pela pandemia da COVID-19 acelerou a tendência de utilização de meios eletrônicos para formalização dos negócios jurídicos.

    Tal norma, classificou as assinaturas digitais e sua utilização em 03 grandes grupos, são eles:

    1. assinatura eletrônica simples: poderá ser utilizada quando a comunicação não envolver informações protegidas por grau de sigilo;
    2. assinatura eletrônica avançada: poderá ser utilizada quando envolver informações classificadas ou protegidas por grau de sigilo e nos registros perante as juntas comerciais;
    3. assinatura eletrônica qualificada: poderá ser utilizada em qualquer comunicação com os entes públicos, observado que será obrigatória sua utilização nos atos de transferência e registro de bens imóveis, nos atos normativos assinados por determinados entes públicos e nas demais hipóteses previstas em lei.

    Vale destacar que a MP permitiu que, durante o período de pandemia da COVID-19, os níveis mínimos estabelecidos pelos entes públicos poderão ser flexibilizados em relação aos requisitos acima listados, com o objetivo de reduzir os contatos presenciais ou tratar eventuais impossibilidades de realização da assinatura de modo diverso.

    Documentos assinados por profissionais da saúde

    As informações trocadas entre os profissionais da saúde e os seus pacientes requerem uma proteção especial devendo seguir não somente as leis, mas também as inúmeras determinações dos órgãos de classe responsáveis por criar regras específicas para que essa comunicação ocorra no mais alto grau de sigilo e confidencialidade.

    Dentro desse contexto, a MP 983 de 2020 dispõe que os documentos subscritos por profissionais de saúde e relacionados a sua área de atuação são válidos para todos os fins quando assinados com assinatura digital avançada ou assinatura digital qualificada.

    No caso das assinaturas digitais para receitas médicas, a mesma MP estabelece que as receitas médicas em meio eletrônico somente serão válidas se contiverem a assinatura digital do profissional e se atenderem aos requisitos de ato da Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária ou do Ministro de Estado da Saúde, conforme as respectivas competências.

    Conclusão

    Conforme você pôde ver neste artigo, existem diversas formas de fazer uma assinatura digital. Se quiser saber mais, nada melhor do que experimentar na prática como funciona, certo? Portanto, faça seu cadastro na ZapSign e comece agora!

    2 comentários em “Assinatura digital: o que é, como funciona e como fazer em um documento”

    1. Boa tarde, Prezados

      Gostaria de saber a validade dos contratos assinados por meio de assinaturas do zapsign.

      Considerando o âmbito judicial, este contrato poderia ser considerado nulo?

      O zapsign é um órgão competente como o Certificado Digital para validação de assinaturas e formalização de contrato?

      Responder
      • Tatiani, boa tarde!
        A assinatura eletrônica comercializada pela ZapSign possui embasamento legal no artigo 10, § 2º, da Medida Provisória nº 2.200-2, segundo este diploma legal, as partes podem pactuar, de comum acordo, “outro meio de comprovação da autoria e integridade de documentos em forma eletrônica, inclusive os que utilizem certificados não emitidos pela ICP-Brasil”.
        Assim as assinaturas realizadas via ZapSign possuem validade jurídica e podem ser utilizadas em contratos.
        É válido lembrar que apenas empresas que emitem e comercializam certificado digital que necessitam de um reconhecimento ou homologação do ICP Brasil.
        Abraços

        Responder

    Deixe um comentário

    Inicie seu teste gratuito hoje!

    Experimente nossa ferramenta de assinatura digital gratuitamente.
    Os 5 primeiros documentos
    são gratuitos!

    Compartilhar este artigo

    Você quer se manter informado?

    Inscreva-se em nosso blog

    Artigos relacionados