Descubra como fazer assinatura eletrônica pelo celular

As formas como os negócios são conduzidos vêm mudando conforme os avanços tecnológicos aumentam, o que faz as empresas adotarem elementos modernas à sua gestão como a assinatura eletrônica. Isso faz surgir uma dúvida: como fazer assinatura eletrônica pelo celular?

Contar com esse formato de assinatura é importante, pois mais da metade dos brasileiros conectados à internet a utilizam pelo celular. Portanto, para saber as conveniências de contar com uma plataforma para assinar documentos eletronicamente e o passo a passo de como fazer isso, fique conosco até o final deste artigo!

O que é assinatura eletrônica?

A assinatura eletrônica tem a função de captar o consentimento ou aprovação de alguém a partir de meios eletrônicos. Portanto, ela pode ser usada a caráter de substituição da firma manuscrita.

Além disso, a assinatura eletrônica não é aplicada somente para documentos e contratos, mas também a outros meios eletrônicos como token, biometria ou reconhecimento facial para que a identidade da pessoa seja comprovada.

Quais são os tipos de assinatura eletrônica?

Basicamente, segundo a lei número 14.063 da legislação brasileira, há três tipos de assinatura eletrônica: simples, avançada e qualificada.

A assinatura eletrônica simples permite que a pessoa a assinar o documento seja identificada a partir de dados associados a ela no formato eletrônico.

Já a assinatura eletrônica avançada utiliza certificados digitais ou outros recursos para comprovar a autoria e integridade do signatário.

Por fim, a assinatura eletrônica qualificada usa o certificado digital emitido pelo ICP-Brasil que é o principal sistema de infraestrutura de chaves públicas brasileiras.

Quais tipos de documentos podem ser assinados eletronicamente?

Qualquer tipo de documento pode receber uma assinatura eletrônica, por exemplo:

  • aquisição de clientes: forma utilizada, sobretudo, por empresas que prestam serviços e necessitam que o contrato seja assinado para deixar claro às partes quais são os deveres obrigações de cada uma;
  • contratação de fornecedores: para que o acordo feito com as pessoas que irão fornecer serviços à sua empresa não fique unicamente no trato verbal, é importante usar a assinatura eletrônica;
  • contratação de funcionários: a assinatura eletrônica tem sido muito útil nesse sentido, sobretudo quando os colaboradores residem em outros estados ou países e são contratados para trabalhar via home-office;
  • renovação e aditivo de contrato: se houver alguma mudança no serviço oferecido pela sua empresa ou nos termos contratuais, a assinatura eletrônica de um aditivo pode resolver.

Por que é conveniente assinar documentos pelo celular?

Quando o assunto é assinatura eletrônica pelo celular, são três as vantagens principais: mobilidade, rapidez e simplicidade.

Mobilidade

Imagine a seguinte situação: você e um cliente precisam assinar um documento, mas os dois estão atarefados em suas rotinas e não conseguem conciliar um tempo em comum para se encontrarem no escritório e realizarem a firma.

Agora pensemos noutra situação em que os dois já aderiram à assinatura eletrônica, mas precisam do computador para isso. Isso significa que se uma das partes passar o dia inteiro fora do escritório, assim como no primeiro exemplo, não conseguirá fazer a assinatura online.

Contudo, isso não acontece quando ela pode ser feita pelo celular. Não importa se você estiver num evento, em casa, no transporte público ou na praia, basta pegar o celular e assinar em poucos passos (que mostraremos mais adiante).

Rapidez

Outra vantagem da assinatura feita de forma eletrônica pelo celular é a rapidez. Afinal, a velocidade de carregamento da versão mobile de um site costuma ser mais rápida que o de desktop. 

O próprio Google informou que o tempo médio que as pessoas esperam um site abrir quando o acessam pelos seus celulares é de 3 segundos. Por essa razão, acessar uma plataforma de assinatura eletrônica responsiva (ou seja, adequada para dispositivos móveis) pelo celular pode tornar o processo mais ágil.

Maior alcance

De todas as pessoas conectadas no Brasil, cerca de 58% acessam a internet somente pelo celular. Isso motivou muitas lojas virtuais a otimizar as versões mobile dos seus sites para atender esse público que se tornou maior com a vinda do isolamento provocado pela pandemia do coronavírus. 

O mesmo vale para a sua empresa, mesmo que não se trate de um e-commerce. Ao pedir que o seu cliente, fornecedor ou funcionário assine um documento de forma eletrônica, é quase certo que ele pergunte a você:

Dá para assinar pelo celular?

Qual é o passo a passo para assinar documentos pelo celular a partir da ZapSign?

Agora que você sabe o que é assinatura eletrônica assim como a importância e conveniência de fazê-la a partir do seu celular, vamos mostrar como você consegue subir e assinar um documento pela ZapSign de uma forma rápida e simples.

Passo 1: faça o cadastro na plataforma

Primeiro, faça o cadastro na plataforma para conseguir fazer a assinatura eletrônica. Ela conta com dois planos voltados para empresas, são eles:

  • plano profissional: permite assinar até 20 documentos por mês e inclusão de até 6 usuários com preço a partir de R$ 29 por mês;
  • plano completo: voltado para empresas com maior fluxo de documentos, pois contempla assinaturas ilimitadas e até 11 usuários a partir de R$ 65 mensais.

Porém, se você ainda não tiver certeza de qual plano é melhor ou quiser experimentar a ferramenta antes de fazer a aquisição, há também o plano essencial com o qual você pode enviar até 5 documentos por mês gratuitamente

Vamos usar esse plano gratuito como base deste tutorial. Ao acessar a página inicial da ZapSign pelo seu celular, toque em “Testar grátis”.

como fazer assinatura eletrônica

A tela seguinte é a de cadastro. Insira o seu e-mail e também informe uma senha de, pelo menos, 6 caracteres que será usada no seu login quando o registro estiver concluído. Em seguida, toque em “Criar Conta”.

como fazer assinatura eletrônica

Pronto! Em apenas dois passos o seu cadastro na ZapSign está concluído!

Passo 2: suba o documento na plataforma

O tipo de arquivo aceito para assinatura é PDF, portanto é preciso que você tenha o documento esteja nesse formato. Se ele estiver no Google Drive, basta ir em “Arquivo / Fazer o download / Documento PDF”. Caso se trate de um arquivo .doc, há aplicativos como este que podem realizar a conversão para você.

como fazer assinatura eletrônica

Em seguida, tal como diz o print acima, clique em + para subir o documento a ser firmado na plataforma. Ao fazer isso, você será apresentado à seguinte tela.

como fazer assinatura eletrônica

Ao tocar em “Selecionar Documento”, você será levado a escolher o arquivo PDF que você tem no seu celular. 

Passo 3: determine os signatários

Quando o carregamento do arquivo estiver concluído, você deve apontar quais são os nomes dos signatários.

como fazer assinatura eletrônica

Existe a opção de “Autenticação avançada” voltada para a inserção de mais dados das pessoas que assinam, tais como: e-mail, número de telefone, função, selfie e foto de algum documento de identificação. Para seguir, toque em “Continuar”.

Na sequência, você pode posicionar em que parte do documento a assinatura deverá ser feita. Em contratos físicos, é comum que o campo da firma se localize no final e ela seja inserida numa linha presente acima do nome do signatário. Como muitas pessoas ainda estão habituadas com esse formato, o adequamos no ZapSign para uma melhor identificação do público tradicional.

Caso você não veja essa função como necessária, basta tocar em “Continuar sem posicionar”. Mas, se tiver feito o posicionamento, toque em “Salvar e continuar”.

Passo 4: envie o link de assinatura

Na tela seguinte, você será solicitado a coletar as assinaturas. Há três formas de fazer isso.

como fazer assinatura eletrônica

A primeira forma consiste em copiar o link do documento ao tocar no ícone azul para enviá-lo por qualquer canal de mensagem.

Por falar nisso, se você estiver falando com os signatários pelo WhatsApp, há um ícone para que você envie o documento diretamente pelo aplicativo. Esta é a segunda forma de envio.

Para ativar a terceira forma, você pode tocar no botão que diz “Desejo que a ZapSign envie os links de assinatura aos signatários” que exibirá a seguinte tela.

como fazer assinatura eletrônica

É possível colocar o e-mail e uma mensagem personalizada se você quiser. Para concluir, toque em “Enviar e finalizar”.

Quais são as etapas que o signatário segue para fazer a assinatura?

Depois que você enviar o documento, a pessoa que o assina, ao tocar no link visualizará o documento e o botão de assinatura.

como fazer assinatura eletrônica

Após o toque, a pessoa será convidada a inserir seu nome completo, e-mail e telefone de contato. Após a inserção, deverá tocar em “Continuar”.

como fazer assinatura eletrônica

A próxima tela apresenta uma funcionalidade muito interessante da ZapSign: a pessoa pode assinar o documento com o dedo, tal como faz ao firmar arquivos físicos com uma caneta. Não tem importância se ela não ficar idêntica ao documento de identidade. Depois, é só tocar em “Finalizar”. 

como fazer assinatura eletrônica

Pronto! Depois de seguir esses passos, a assinatura eletrônica é concluída com sucesso. A tela abaixo é exibida e um e-mail de confirmação também é enviado pela plataforma para as duas partes.

como fazer assinatura eletrônica

Agora que você sabe como fazer assinatura eletrônica pelo celular, pode começar a aplicar esse processo na sua empresa usando a ZapSign. 

Se tiver dúvidas sobre como aplicar a plataforma no seu modelo de negócio, que tal bater um papo conosco? Clique aqui para receber o contato de um dos nossos especialistas!

1 comentário em “Descubra como fazer assinatura eletrônica pelo celular”

Deixe um comentário