Conheça os principais tipos de software de gestão financeira

Tabela de Conteúdos

Ser financeiramente independente é uma das principais metas de todo negócio e um eficiente software de gestão financeira vai ajudá-lo a alcançar esse patamar.

Por um lado, as empresas devem sempre levar em consideração as consequências potenciais de suas decisões de controle sobre os lucros, o fluxo de caixa e a condição financeira do empreendimento. 

Em contrapartida, é possível tomar decisões de negócios mais precisas alimentadas por dados ricos e inteligência artificial cada vez mais poderosa.

Esse é apenas um exemplo de por que essa tecnologia é fundamental para a sua empresa. Veja a seguir o que é um software de gerenciamento financeiro e confira 8 sistemas que podem ajudá-lo a se adaptar às novas oportunidades e necessidades de mercado.

    O que é um software de gestão financeira?

    Essa solução possibilita a gestão dos aspectos financeiros de um negócio, como fluxo de caixa, orçamentos, saídas e entradas. 

    Além disso, o sistema de gerenciamento é utilizado para monitorar e administrar suas receitas, despesas e ativos, tanto para reduzir custos, quanto para maximizar os lucros e garantir a sustentabilidade. Um sistema de gerenciamento eficaz pode:

    • melhorar o desempenho dos negócios de curto e longo prazo;
    • simplificar o faturamento e a cobrança de contas;
    • eliminar erros contábeis, minimizar a redundância de manutenção de registros;
    • garantir a conformidade com os regulamentos fiscais e contábeis;
    • ajudar os funcionários a quantificar os planos de orçamento;
    • fornecer flexibilidade e escalabilidade para se adaptar à mudança e ao crescimento;
    • entre várias outras vantagens.

    Por que investir no gerenciamento financeiro?

    Uma base contábil confiável é essencial para o desenvolvimento de sua empresa e o software de gestão financeira oferece, com o menor custo, muitas possibilidades e oportunidades para o crescimento exponencial do seu negócio.

    Além de ajudá-lo a reduzir erros humanos, também permite a obtenção de informações valiosas sobre o empreendimento para planejar com mais eficácia, gerar previsões de vendas para o próximo trimestre, identificar o serviço menos lucrativo e determinar quais itens estão com excesso de estoque.

    Em suma, o software de gerenciamento financeiro aprimora as tomadas de decisões do negócio e prepara o ambiente para uma autonomia monetária conforme a empresa atravessa o natural processo de desenvolvimento.

    ⚠️ Confira também estes artigos relacionados 👇

    ➡️ Veja os tipos de software de gestão de documentos do mercado
    ➡️ Conheça os tipos de software de gestão gratuito do mercado
    ➡️ Quais são os 5 principais tipos de software de gestão contábil do mercado

    Qual o melhor software para gestão financeira? Conheça os 9 principais

    Conheça alguns dos principais softwares de gerenciamento financeiro e veja qual se adapta melhor à realidade da sua empresa.

    1. Nomus ERP Industrial

    O Nomus ERP Industrial é um sistema ERP especialista em indústrias, em especial as pequenas e médias fábricas brasileiras. Isso porque a ferramenta foi projetada por engenheiros de produção e é capaz de atender as demandas mais complexas da gestão industrial.

    O objetivo do Nomus é fornecer controle total dos processos processos da indústria, facilitando a identificação de oportunidades de melhoria e fornecendo insumos confiáveis para uma tomada de decisão mais precisa pela diretoria. 

    Na gestão financeira e custos, a indústria consegue se beneficiar de diversas funcionalidades, como por exemplo: Solicitações de cotação, Propostas comerciais, Pedidos de venda, NF-e, Regras de tributação, Tabelas de preço, Comissões de venda, Contas a receber e a pagar, Transferências bancárias, Conciliação bancária, EDI Financeiro, Fluxo de caixa, Boletos bancários com registro e integração com força de vendas Mercos.

    2. Conta Azul

    A Conta Azul promete simplificar os processos complexos, transformar dados em inteligência e aumentar a performance das companhias, ajudando com a organização das finanças e tomada das melhores decisões do seu negócio. 

    Com esse software de gestão financeira, não há incertezas sobre o controle da sua empresa. Ele centraliza tudo em um único sistema, como contas a receber, boleto de cobrança, DRE gerencial, gerenciamento de estoque, emissão de contas e notas fiscais, e muito mais para descomplicar o fluxo de caixa, controle financeiro e de vendas.

    Isso fornecerá uma visão mais ampla de todas as partes do empreendimento, possibilitando a antecipação de problemas e resolução. Mantendo a saúde financeira da sua empresa, você pode aumentar o índice de sucesso do negócio.

    3. Omie

    A Omie atua desde o controle financeiro até a emissão de notas fiscais eletrônicas e contas. Tudo simples, intuitivo e eficiente.

    Em meio a um vasto ecossistema de produtos, esse software conta com a solução da G-Click que ajuda as firmas de contabilidade a serem mais produtivas, automatizando todas as tarefas cotidianas, gerenciando e canalizando toda a comunicação entre a equipe interna e os clientes.

    Possui ainda diversos processos que podem ser automatizados, como controle de limites de crédito de clientes, integração com a contabilidade, cálculo de comissões de vendas, análise de recebimentos, conciliação de contas e importação de extratos bancários.

    4. GestãoClick

    Para dominar os principais processos do seu negócio e concentrar todos os controles essenciais em um único lugar, a GestãoClick é uma boa opção.

    Ao otimizar a sua rotina com o ERP (enterprise resource planning), ele permite o controle financeiro eficiente, organização de estoque, controle das entradas e saídas, realização de vendas e envio de orçamentos de forma simplificada, emissão e controle das NF-e, NFC-e e NFS-e de forma automatizada, dentre outras funcionalidades.

    Além disso, você consegue acessá-lo de qualquer lugar, pois é 100% online. Em paralelo, também é possível reduzir custos tanto na contratação quanto na manutenção do sistema, com a segurança da criptografia (SSL) ponta-a-ponta, e aumentar seu faturamento.

    5. Sankhya

    Pioneira no lançamento do primeiro assistente virtual no mercado de ERP em 2017, a BIA, o Sankhya usa tecnologia de inteligência artificial (IA) altamente inovadora para ajudar os gerentes a prever o futuro e otimizar os processos de negócios.

    Com foco nos segmentos de serviços, varejo, atacado e distribuidor, indústria e agronegócio, as funções desse software vão de aquisição e controle de estoque, fluxo de caixa, controle de atrasos, a ciclo financeiro e operacional, NF-e / SAT, NFC-e / NFS-e, entre outros.

    Em 2019, a empresa também foi precursora ao anunciar uma plataforma de colaboração baseada no conceito de EIP (Enterprise Intelligence Platform), que conecta os dados dela com o mercado, realiza análises preditivas com base no comportamento do usuário, orquestra estratégias e direciona a base de gerenciamento em aplicativos.

    6. Meu Dinheiro

    O Meu Dinheiro traz um sistema para controle financeiro online, completo e fácil de usar, tanto para micro quanto para pequenas empresas. Seu gerenciador tem uma gama de recursos, como o que permite a projeção do fluxo de caixa e resultados futuros a partir das contas a pagar e receber ou das metas definidas.

    Ele também emite lembretes por e-mail do vencimento das contas, controlar os saldos por meio da movimentação bancária inteligente, além de definir metas de receitas e despesas, gerenciar os centros de custos da sua empresa para descobrir quais produtos, setores ou serviços estão afetando mais os resultados, dentre outros.

    Por fim, o software conta com logins e senhas de acesso individuais para todos os usuários e transações auditadas, mostrando quem, onde, quando cada operação foi realizada, integração contábil, emissão automática de recibos e mais.

    7. Senior

    Este é um sistema ERP indicado para pequenas e médias empresas por sua versatilidade que combina diferentes tipos de recursos para atender uma série de segmentos como, por exemplo: varejo, agronegócio, construção civil e pesada, logística, supermercado e mais!

    O Senior visa entregar eficiência à sua empresa para um gerenciamento mais ágil, assertivo e estratégico a fim de potencializar resultados, conferindo mais controle e produtividade na execução de processos, dando mais visibilidade para as operações, com o auxílio da inteligência artificial que possibilita interação através do Google Assistant. 

    Assim, ele promete proporcionar experiências melhores com os clientes a partir da gestão de recebíveis da wiipo que simplifica o processo de cobrança, assim como otimizar o planejamento dos serviços da sua empresa ao selecionar os recursos e insumos adequados de todas as etapas, automatizar processos, reduzir custos de armazenagem, facilitar os suprimentos e garantir a segurança e a integridade das informações.

    8. Nibo

    Na sequência, o Nibo se apresenta como uma empresa cujo propósito é simplificar a vida de outros negócios e contadores com ferramentas simples, intuitivas e organizadas. Nesse sentido, ele pode ajudá-lo a tomar decisões informadas, aumentar a precisão de suas previsões e o entendimento sobre o funcionamento do negócio para permitir a continuidade da expansão do mesmo.

    Isso faz dele uma boa opção para acompanhar o fluxo de caixa, organizar contas a pagar e receber e automatizar as cobranças da sua empresa. Afinal, ele permite tudo isso de forma integrada, além de dispor controle à saúde financeira empresarial com o Painel de Acompanhamento.

    O trabalho operacional também pode ser reduzido com a Importação Automática, enquanto a produtividade é expandida com a Central de Cobrança e a integração do software de gerenciamento financeiro do Nibo.

    Os contadores ainda conseguem contar com uma plataforma completa para relacionamento com clientes, controle de obrigações contábeis e controle de tarefas para empresas contábeis que buscam tranquilidade e segurança.

    9. TOTVS – Linha Protheus

    O último item da nossa lista é uma solução completa e robusta, capaz de atender às necessidades e potencializar os resultados de negócios de todos os segmentos, da agroindústria ao setor de serviços.

    A linha Protheus permite a contratação do sistema de gerenciamento completo, ou alguns módulos, como as funcionalidades ligadas a vendas e faturamento, compras e movimentações de estoque, contábil e fiscal

    Além de oferecer organização e inteligência para as finanças do seu negócio, o módulo financeiro conta com funções básicas como fluxo de caixa, automação bancária, contas a pagar e a receber, aplicações e empréstimos, tesouraria e muito mais.

    É uma solução que pode ser transformadora para a produtividade do setor financeiro da empresa e conta com módulos que automatizam processos administrativos e centralizam as informações operacionais, maximizando a eficiência da gestão.

    Esse artigo te ajudou a entender melhor sobre a importância de um software de gestão financeira na tomada de decisões e otimização da administração de negócios? Gostou das alternativas listadas para ampliar suas operações corporativas? Então não se esqueça de compartilhar esse conteúdo em suas redes sociais.

    Deixe um comentário

    Inicie seu teste gratuito hoje!

    Experimente nossa ferramenta de assinatura digital gratuitamente.
    Os 5 primeiros documentos
    são gratuitos!

    Compartilhar este artigo

    Você quer se manter informado?

    Inscreva-se em nosso blog

    Artigos relacionados