Conheça os 10 principais tipos de software de vendas do mercado

Com o mercado cada vez mais dinâmico e competitivo, acompanhar com excelência todos os processos referentes a uma empresa pode ser um grande desafio para qualquer gestor. Em plena era tecnológica, um software de gestão de vendas torna-se um dos recursos indispensáveis para que a rotina gerencial de uma companhia seja conduzida de forma coesa e eficaz.

Afinal de contas, trata-se de um setor fundamental para qualquer empresa, uma vez que o processo de venda é o momento em que definem-se os finalmentes da relação comercial entre cliente e marca.

Por esse motivo, nós, da ZapSign, preparamos este conteúdo exclusivo, explicando tudo sobre software de gestão de vendas. 

Ao longo do artigo, você poderá conferir informações valiosas sobre o que é um software de gestão de vendas; as principais vantagens de se implementá-lo na sua empresa; e quais os tipos disponíveis no mercado. 

Portanto, fique conosco e boa leitura!

    Afinal, o que é software de gestão de vendas?

    Conceitualmente, podemos definir software de vendas como uma ferramenta digital de administração comercial. Suas funções tornam possível gerenciar os leads, prospectos e o processos de venda de uma empresa de maneira técnica e apurada, detectando as falhas e apontando soluções possíveis para a obtenção de melhores resultados. 

    Portanto, é correto dizer que um software de vendas constitui um instrumento de vital importância para garantir o perfeito andamento de todas as fases da venda dos produtos e serviços de um negócio.

    Ao armazenar dados, gerenciar leads e organizar o cadastro dos clientes da empresa de forma centralizada, a plataforma proporciona ao time de vendas controle, autonomia e acesso facilitado aos contatos da organização, otimizando o atendimento de forma estratégica e conduzindo os potenciais clientes a tomarem decisões favoráveis aos interesses da marca.

    Sendo assim, um bom software de gestão de vendas opera em direção à otimização e aprimoramento da qualidade do processo de atendimento e vendas, além de apontar para uma melhora significativa na comunicação interna da organização, uma vez que seu sistema integra as mais diversas funcionalidades e favorece o planejamento estratégico da empresa, bem como a execução das tarefas estabelecidas. 

    Isso é possível ao se obter um melhor controle sobre os prazos definidos, além da agilidade e objetividade ao armazenar, acessar e repassar mensagens.

    Não obstante, um software de gestão de vendas pode representar inúmeros benefícios ao seu negócio.

    A importância um software de gestão de vendas

    Um software de vendas se propõe a computar os processos de vendas e negociações de uma empresa, a fim de promover, de forma automatizada, uma análise completa de dados, métricas e fatores determinantes para a correção de falhas e a ampliação de resultados.

    Criando uma base de dados completa e acessível, tanto o trabalho do setor de vendas, como o do setor de marketing são facilitados, uma vez que os indicadores corretos favorecem as melhores ideias e as abordagens mais assertivas, de forma que as estratégias e o atendimento assumem um caráter personalizado, prático e otimizado.

    Com isso, o controle do gestor sobre o negócio aumenta, à medida em que a gestão dos dados acerca das atividades da empresa, do histórico dos clientes e do contexto do mercado como um todo torna-se mais eficaz. 

    Portanto, se faz notável que o uso de software de gestão de vendas representa uma prática essencial para bons desempenhos no que diz respeito não apenas às vendas, mas a elementos importantes da rotina administrativa da empresa, como estoque, contabilidade, recursos humanos, e todos os demais.

    Também não se pode ignorar que uma gestão comercial realizada por meio de software minimiza, de forma expressiva, a incidência de erros – não é raro, mesmo nos dias de hoje, que diversas empresas ainda realizem suas gestões de maneira manual. 

    A utilização competente de softwares de gestão de vendas vem de encontro à necessidade de remediar esse problema e evitar maiores danos e prejuízos à companhia.

    Por fim, esse tipo de solução revela-se, também, benéfico para o próprio ponto de venda, uma vez que muitos sistemas do tipo são integrados a sistemas de ERP, de forma que todos os processos são condensados na mesma database.

    Afinal de contas, é inegável que, ao integrar e automatizar os dados e os processos, obtém-se uma gestão comercial muito mais precisa e eficaz do que os antigos e já ultrapassados métodos estritamente analógicos. 

    A praticidade do uso desse tipo de sistema é evidente, uma vez que seu acesso se faz possível tanto pelo computador, como por dispositivos móveis, como tablets e smartphones.

    Sendo assim, fica evidente que o uso de software de gestão de vendas constitui um elemento fundamental para qualquer empresa, entregando inúmeros benefícios, tais como: 

    • mais eficiência nos processos; 
    • economia de tempo e custos operacionais; 
    • segurança contra fraudes e erros de logística; 
    • maior produtividade; 
    • otimização na gestão das informações; 
    • melhor controle financeiro; 
    • melhor orientação na tomada de decisões.

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    Os 10 softwares de gestão de vendas mais conhecidos do mercado

    Entre opções pagas e gratuitas, há uma infinidade de softwares de gestão de vendas disponíveis no mercado. A seguir, listamos os 10 mais populares, para que você possa escolher aquele que julgar mais adequado ao seu negócio:

    1 – Salesforce

    O Salesforce é, certamente, o mais popular software de gestão de vendas. Sendo a primeira ferramenta a ser desenvolvida com este propósito, o Salesforce atende, hoje, a mais de 100.000 empresas, o que corresponde a cerca de 15% do mercado mundial.

    Seus inúmeros recursos possibilitam que você encontre os melhores leads, além de promover uma comunicação ágil com os clientes. Sem falar que sua gama de opções via dispositivo móvel se destaca como a maior do mercado.

    O Salesforce é pago, mas oferece uma versão trial de 30 dias.

    2 – RD Station CRM

    Líder de mercado no Brasil, o RD Station CRM oferece um plano gratuito e um plano pago. Já na opção gratuita, é possível analisar o seu funil de vendas, enviar e-mails, salvar dados e emitir relatórios.

    A versão paga entrega outras funcionalidades, tais como telefone virtual integrado e uma plataforma exclusiva de integração com o WhatsApp.

    3 – SugarCRM

    Extremamente intuitivo, e com um serviço de suporte de notável qualidade, o SugarCRM é uma excelente opção de software de gestão de vendas, sobretudo para aqueles que ainda estão pouco familiarizados com esse tipo de plataforma.

    4 – Agendor

    O Agendor é um software de gestão de vendas 100% nacional, e uma excelente ferramenta de gerenciamento e análise de perfil do consumidor.

    5 – Insightly

    Além da integração a outras plataformas, um dos grandes diferenciais do Insightly está em sua versão gratuita, que permite que a empresa trabalhe com até 2.500 clientes. 

    Dessa forma, a ferramenta se apresenta como uma das mais indicadas para pequenas empresas e profissionais liberais. Mesmo assim, também é possível contratar uma versão paga do Insightly.

    6 – Ploomes

    O Ploomes é uma plataforma completa de gestão e operação comercial, repleta de integrações com ERPs e funcionalidades próprias. Uma fantástica ferramenta para realizar orçamentos, vendas, ligações, relatórios e muitas outras ações operacionais. Conta ainda com recursos sólidos de CRM, workflow e CPQ.

    7 – Pipedrive

    Uma das opções de maior destaque no mercado, o Pipedrive se mostra vantajoso para empresas dos mais diversos portes, devido à flexibilidade dos preços dos seus pacotes – incluindo uma versão gratuita.

    Pelo Pipedrive, é possível monitorar, de forma separada, os diferentes estágios de cada processo de venda. A ferramenta também dispõe de uma robusta infraestrutura de hospedagem e backups.

    8 – Zoho

    Este software indiano segue como referência no mercado há quase 20 anos. De fácil utilização e custo-benefício satisfatório, o Zoho entrega uma experiência completa e eficiente de gestão do ciclo de vendas, organização de documentos e integração com aplicações de e-mail.

    A ferramenta dá acesso a relatórios com informações importantes e você pode integrar o aplicativo com o Outlook, enviar emails e ter todos os documentos organizados.

    9 – Hubspot Sales

    Uma excelente opção de ferramenta de e-commerce, o Hubspot Sales dispensa habilidades de codificação, devido ao seu funcionamento inteligente, e voltado para soluções rápidas e focadas em automatizações aprimoradas.

    Lembretes e notificações não faltam, de forma que torna-se fácil acompanhar todos os processos internos, assim como cada passo dos clientes ao longo do processo de venda.

    Como não poderia deixar de ser, o Hubspot também oferece boas funcionalidades referentes à geração de relatórios, gestão de contatos e integração ao Outlook e GMail.

    A ferramenta está disponível tanto em 3 versões: trial, gratuita, e paga.

    10 – Spring Global

    Especialmente indicada para empresas de bens de consumo, esta ferramenta oferece excelentes soluções de otimização de processos de vendas e de feedback sobre investimento.

    Por ser, dentro do setor de bens de consumo, uma das poucas opções a suportar caracteres de 2 bytes, possibilita sua utilização em diversos idiomas, moedas e sistemas tributários, o que facilita enormemente operações internacionais.

    Destaca-se também por estar disponível tanto para iOS, quanto para Android, podendo ser acessado de quase qualquer dispositivo e sendo integrado a ERPs e CRMs.

    Agora que você está pronto para escolher o seu software de gestão de vendas, que tal falarmos sobre gestão de documentos? Confira aqui um artigo que preparamos sobre o assunto!

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