Conheça os principais tipos de software de gestão gratuito do mercado

A administração eficiente é imprescindível para as empresas modernas e é acessível para todos que conhecem um bom software de gestão gratuito.

Coordenar um negócio é uma tarefa difícil, sobretudo em um cenário desafiador e competitivo. Sem o gerenciamento adequado das tarefas, os empreendedores deixam de acompanhar as metas e cumprir os prazos conforme a carga de trabalho aumenta e as tarefas diárias continuam sendo adicionadas.

Há, no entanto, soluções para facilitar o controle do inventário, a programação e as atividades do cotidiano. Com a tecnologia certa, o gerenciamento de processos da sua empresa pode ser otimizado e tornar- se mais produtivo, eficaz e lucrativo.

Para ajudá-lo a modernizar o seu negócio, listamos 10 softwares de gestão incríveis, dinâmicos e gratuitos. Continue lendo este artigo que um dos seus maiores aliados nessa nova etapa do seu empreendimento.

Por que o sistema de gestão integrado é vantajoso para sua empresa

Um ERP (Enterprise Resource Planning, ou sistema de gestão integrado) potencializa a gestão de informações e recursos de uma empresa, ao mesmo tempo que aprimora o fluxo de trabalho. Como resultado, há um aumento na produtividade, no desempenho da empresa como um todo e, consequentemente, nos resultados financeiros.

Em suma, essas ferramentas são capazes de automatizar diversos processos que, se executados manualmente, seriam complexos e morosos. Com um software de gestão gratuito eficiente, sua empresa aumentará o rendimento em demandas que levarão menos tempo – e, portanto, passarão a gerar mais lucro.

Processamento de texto, folha de pagamento, mais consistência no controle de estoque e contabilidade, redução da carga de trabalho, redução de erros humanos e muito mais; pense em uma tarefa e você provavelmente encontrará um software de gestão gratuito apropriado para o seu objetivo de automação das tarefas.

Principais benefícios de um software de gestão gratuito

Listamos abaixo as principais vantagens dessa aquisição:

  • rastreamento de tarefas com eficiência, em tempo real, a partir de qualquer lugar;
  • mais transparência e colaboração por parte dos usuários;
  • fácil localização/identificação das tarefas – gerando economia de tempo;
  • minimização de erros humanos no manuseio de documentos e nas operações de negócios;
  • mais tempo para concluir as demandas;
  • controle de prazos e recursos aprimorados baseado na segurança da informação;
  • aumento significativo da consistência, agilidade e transparência de seus negócios e usuários finais;
  • obtenção de insights baseados em dados para tomar decisões importantes e aumentar a produtividade;
  • organização das informações do negócio de forma acessível e amigável;
  • distribuição da carga de trabalho, menos barreiras para o trabalho remoto;
  • automatização dos processos de negócios e redução dos esforços manuais;
  • priorização de tarefas que ajuda no cumprimento dos prazos e melhora o foco na conclusão de tarefas importantes;
  • economia no custo do armazenamento externo de arquivos;
  • simplificação de tarefas que antes precisavam ser terceirizadas, substituição do procedimento moroso, funcionários mais autossuficientes, entre outras vantagens.

No geral, um ERP ajuda as empresas, independentemente do seu porte, a tomar decisões de negócios mais inteligentes, ser mais eficazes, assertivos, reduzir os custos operacionais e a aumentar a receita dos negócios. Parece caro demais pra ser tão simples, não é? 

Surpreendentemente, existem inúmeras ferramentas que podem auxiliá-lo nesse aprimoramento. 

Quais são os principais tipos de software de gestão gratuito?

Confira agora mesmo a lista de 10 softwares de gestão gratuitos que você poderá testar e implementar no seu negócio!

Manic Time

É um dos sistemas de gestão empresarial gratuitos que ajudam a melhorar a produtividade profissional e, por conseguinte, da empresa. Muitos empreendimentos dependem de pessoas que trabalham na frente de computadores. Nesse sentido, é importante reconhecermos que a Internet pode ser uma aliada ou uma distração.

Assim sendo, a produtividade pode ser comprometida no processo. O uso do software de gestão gratuito Manic Time armazena tudo o que é feito nos sites de computador visitados e programas usados. Ao final do dia, a ferramenta gera um relatório para entender o desempenho durante o expediente.

Dropbox

Baseado no conceito de “computação em nuvem”, o Dropbox é um serviço para armazenamento e partilha de arquivos muito conhecido por seu espaço de trabalho moderno. Projetado para reduzir a perda de tempo, você passa a se concentrar no que realmente importa. Prático e econômico, esse software de gestão gratuito é também sustentável.

FoxManager

Um dos mais completos softwares de gestão em nuvem para vendas (PDV, integração com estoque, financeiro, etc), serviços (contratos, taxas mensais, ajustes de preços, orçamentos e afins), finanças (contas a pagar, fluxo de caixa, parcelamentos), estoque (lotes, datas de validade, volume), contabilidade (balancete, consolidação, centro de custos), e muito mais, o FoxManager é gratuito.

Adequado para pequenas a médias empresas, possui módulos totalmente integrados, mas que podem ser usados de forma independente ou combinada e melhoram o desempenho geral da sua empresa. Com a promessa de ter sido feito para negócios que querem crescer rápido, o FoxManager evita retrabalho, melhora o tempo de dados de seus resultados e torna as informações mais rápidas e precisas.

Market Up

Desenvolvido para micro, pequenos e médios empreendedores – e reforçando que uma boa gestão é possível para todos -, o Market Up opera como um sistema de gerenciamento, administração financeira e controle de estoque.

Esse programa é usado por uma gama de segmentos de vendas, como, por exemplo, pizzarias, lanchonetes, mas também moda e cosméticos. Diante dessas vantagens, o software é apontado como uma das melhores plataformas gratuitas e sem qualquer limitação de uso do mercado.

ZeroPaper

O ZeroPaper é uma plataforma financeira em nuvem e direcionada para pequenas e médias empresas (PMEs). No geral, esse software de gestão gratuito pode ajudar os empreendimentos a fornecer fluxo de caixa, relatórios, controle de contas e muito mais.

Se antes tudo era feito por meio de planilhas ou contadores, agora todos os empresários podem gerenciar as finanças corporativas individualmente com , bem como os demais processos do negócio com profissionalismo.

SIGE Lite

O SIGE Lite é um sistema grátis que existe para facilitar o dia a dia do seu negócio, além de garantir mais praticidade e agilidade. Gratuito, assim como os demais softwares listados neste artigo, essa plataforma pode funcionar online e offline. Adequado para uma gama de segmentos de mercado, é um sistema compatível para pequenas companhias e muito versátil.

Com esse sistema, os dados inseridos serão organizados, processados e armazenados para dar o suporte que você precisa para atingir suas metas e objetivos. Os recibos de impostos, por exemplo, podem ser emitidos mesmo sem uma conexão com a Internet, para que você possa continuar a fazer pedidos ou emitir NFe. 

Outra vantagem é que o SIGE Lite é totalmente integrado ao Mercado Livre para atender às necessidades dos vendedores.

Agendor

O Agendor é um software CRM para times que não tem tempo nem dinheiro a perder. Dedicado para empresas que fazem vendas consultivas com vendedores internos e externos – fornecedores de serviços e produtos com longos ciclos de vendas -, essa ferramenta foi desenvolvida para criar e controlar métodos de negócios.

Voltado para apoiar o procedimento de decisões mais assertivas a partir de uma visão abrangente do processo comercial, esse software de gestão gratuito contempla um histórico do cliente centralizado para monitorar os serviços em andamento, facilitar a comunicação entre as equipes e relatórios detalhados para análise, entre outras vantagens.

OpenDrive

O OpenDrive é uma ferramenta de armazenamento de dados ótima para compartilhar, sincronizar e fazer backup online dos arquivos da sua empresa. O uso do nível gratuito é limitado, com capacidade de armazenamento de até 5GB, com possibilidade de adquirir um pacote empresarial com funções ilimitadas ou até mesmo personalizar um pacote conforme necessário.

Magento

Magento é um dos softwares livres líderes na área de e-commerce. O programa permite gerenciamento de catálogos e clientes, gestão de várias lojas, suporte para moedas cruzadas e relatórios e análises consistentes.

ERP Lite Free Plus

Por fim, chegamos ao décimo software de gestão gratuito da nossa lista: o RP Lite Free Plus que ajuda no crescimento de micro e pequenas empresas. 

Esse sistema de gestão completo, moderno e tecnologicamente avançado oferece serviços de vendas, estoque e finanças de forma integrada para os mais diversos segmentos. Também permite a integração entre os procedimentos operacionais do empreendimento.

Como usar um software de gestão gratuito para organizar as tarefas do trabalho?

Contar com um ERP é fundamental para o gerenciamento eficiente das tarefas de um negócio. O melhor de tudo é que, conforme destacado acima, até aquelas empresas sem orçamento – ou necessidade de muitos usuários – podem se beneficiar das inúmeras vantagens de um software de gestão gratuito.

No geral, essas plataformas reúnem as principais funções necessárias para profissionalizar a gestão do seu empreendimento, como o controle de várias atividades e prazos, facilidade de listagem e acompanhamento.

Vale ressaltar que essas ferramentas podem oferecer melhor controle sobre vários processos de negócios por contemplarem todos os aspectos da empresa. Além disso, oferecem controle completo sobre vários procedimentos.

Como empresário ou responsável pelos sistemas de uma empresa, você pode integrar a ferramenta de gerenciamento de demandas ao seu sistema, sair na frente e com um ROI mais alto.

Agora que você já possui uma lista de recursos de software de gestão gratuito, clique aqui para saber como organizar as tarefas do trabalho.

Deixe um comentário