Quais são as 13 principais tendências tecnológicas para 2023?

Tabela de Conteúdos

Quando falamos em gestão de empresas, é essencial manter-se atento ao papel fundamental desempenhado pelas tendências tecnológicas nos mais diversos setores do mercado.

Por isso, nós, da ZapSign, preparamos este artigo completo, antecipando as principais para o ano de 2023. 

Continue a leitura para conferir!

A importância de acompanhar as tendências tecnológicas e colocá-las em prática na sua empresa

O impacto da transformação digital na sociedade é gigantesco, e isso facilmente é refletido no mundo dos negócios. Quando observamos este fenômeno no âmbito corporativo, podemos facilmente constatar que os resultados são reais e robustos para as organizações que já aderiram à essa nova realidade.

Uma das primeiras grandes corporações a perceber essa tendência foi a Microsoft: após cinco anos de processo de transformação digital, a gigante fundada por Bill Gates e Paul Allen viu suas ações crescerem em nada menos do que 258%, conforme apontado pela Forbes, em 2019.

Hoje, consequentemente, nota-se que os gestores mais espertos já estão cientes da necessidade de se aderir à Era Digital, conforme apontam os dados mostrados pela Gartner, que revelam que 94% dos CEOs estão dispostos a analisar as tecnologias mais relevantes para o momento e seus respectivos impactos sobre a qualidade de suas operações.

Assim, eles tratam de manter ou até mesmo acelerar os recentes processos de transformação digital que, em grande parte, desencadearam-se no decorrer da pandemia do Covid-19.

As 13 maiores tendências tecnológicas para 2023

Como dissemos, os líderes mais perspicazes do mercado já estão bastante atentos a quais tecnologias estão ganhando mais força e prometem vir com tudo em 2023. Apuramos as 13 principais.

  1. Ampliação da IA

A Inteligência Artificial (IA) já vem ganhando notoriedade e tudo indica que, em 2023, sua utilização estratégica se tornará uma constante entre as empresas.

O alto grau de automatização favorece a autonomia das transações comerciais e a criação de produtos e serviços cada vez mais inteligentes – os algoritmos usados no e-commerce e nas redes sociais como forma de recomendação de produtos e conteúdos evidenciam essa tendência.

  1. Metaverso

Graças ao que temos chamado de metaverso, a Internet tem se tornado palco de experiências cada vez mais imersivas, transformando a maneira como trabalhamos, jogamos e socializamos. No âmbito profissional, não param de surgir ambientes virtuais propícios ao debate e a à criação coletiva, assim como à integração e ao treinamento de equipes.

Desde já, o metaverso afeta exponencialmente os números da economia, e tudo indica que o ano de 2023 definirá as direções dessa tendência pelas próximas décadas – tanto que gigantes como a Microsoft, a Nvidia e a Accenture já se encontram envolvidas no desenvolvimento de plataformas de metaverso para a realização de seus projetos.

A tecnologia de avatar – ou seja, a nossa própria presença projetada nas interações virtuais do metaverso – também vem evoluindo rapidamente, graças ao aprimoramento da captura de movimentos e da programação de avatares autônomos, aptos a nos representar quando não estivermos conectados.

  1. Progresso quântico

O desenvolvimento em larga escala da computação é, hoje, uma das maiores preocupações do mercado. De fato, neste sentido, há uma verdadeira corrida em curso.

Isso porque a computação quântica representa um salto tecnológico que promete um aumento exponencial na velocidade de operação dos computadores, uma vez que se utiliza de partículas subatômicas ao criar novos meios de processamento e armazenamento de dados.

Economias gigantes, como EUA, Reino Unido, China e Rússia são as líderes nessas pesquisas, investindo pesado no desenvolvimento de tecnologia de computação quântica – o que não é para menos, visto que essa tendência pode simplesmente inutilizar as atuais práticas de criptografia. Sendo assim, o domínio sobre essa tecnologia por uma nação pode colocá-la em situação de larga vantagem estratégica sobre as demais.

  1. Robôs mais humanos

O ano de 2023 promete robôs cujas capacidades se aproximem cada vez mais do ser humano. Estima-se que esses robôs sejam utilizados para uma vasta gama de serviços, como em eventos, restaurantes e até mesmo na área da saúde. Mas, a grande expectativa é que eles desempenhem funções complexas nas indústrias, trabalhando lado a lado com os humanos.

Vale lembrar que, ainda em 2022, Elon Musk revelou dois protótipos robôs humanóides de uso doméstico, com a promessa de que, em até 5 anos, esses mordomos cibernéticos já circulem pelo mercado.

  1. Progresso em tecnologia verde

A crise ambiental e climática constitui um dos maiores desafios  enfrentados pela humanidade na atualidade.

Considerando esta grave questão, observa-se uma busca por um progresso contínuo no uso do hidrogênio verde, uma fonte de energia limpa capaz de reduzir massivamente as emissões de gases com efeito estufa. Grandes empresas do ramo de energia buscam usar usinas eólicas para criar um gigantesco oleoduto verde.

Outra grande tendência nesse sentido é a geração de energia em redes elétricas descentralizadas: um sistema de pequenos geradores de energia e armazenamento localizados em comunidades ou casas individuais, que democratize o acesso de energia e contenha as emissões de carbono.

⚠️ Confira também estes artigos relacionados 👇

➡️ Entenda o que é gestão de qualidade nas empresas e 5 dicas de como aplicá-la
➡️ Conheça 11 exemplos de gestão do conhecimento aplicados nas empresas
➡️ Quais são os principais tipos de modelo de gestão de empresa

  1. Tecnologia mais sustentável

Nos tempos atuais, dispositivos eletrônicos tornaram-se ítens de primeira necessidade, e já não há como voltar atrás. Entretanto, a origem dos componentes desses equipamentos tem sido cada vez mais ponderada, assim como os gastos astronômicos de energia decorrentes dos  centros de dados por trás dos grandes serviços em nuvem e plataformas de streaming.

Por isso, a tendência para 2023 é um esforço constante e crescente no que diz respeito à transparência e ao cumprimento dos parâmetros de sustentabilidade nas cadeias de suprimentos.

  1. Cruzamento entre o mundo digital e o mundo físico

Cada vez mais, emerge uma ponte entre os mundos físico e digital, em grande parte graças à tecnologia digital gêmea – nada mais que simulações de processos e produtos do mundo real que ocorrem em ambiente digital, a fim de testar idéias com segurança.

Gêmeos digitais vêm sendo largamente utilizados para replicar objetos físicos dentro de espaços virtuais, possibilitando que inúmeros testes sejam realizados nas mais variadas condições, e dispensando os altos custos e riscos que esses experimentos demandam na vida real.

No ano que se inicia, esses testes prometem tomar conta dos mais diversos setores produtivos.

  1. Superapps

O conceito de superapp combina e aprimora, em um único software, os diferentes recursos tecnológicos de um aplicativo, de uma plataforma e de um ecossistema. Com efeito, o superapp não apenas apresenta um conjunto próprio de funcionalidades, como também proporciona um ambiente virtual perfeito para que, a partir dele, os usuários também desenvolvam e publiquem seus próprios aplicativos. 

2023 promete grande expansão dos superapps, de modo que, em pouco tempo, uma parcela significativa da sociedade faça uso constante do recurso.

  1. Soluções sem fio

É notável que as soluções sem fio representam enormes benefícios práticos nos mais diversos aspectos das nossas vidas.

No campo corporativo, não é de hoje que podemos observar que a exploração desses recursos se encontra entre as prioridades de pequenas e grandes empresas. Wi-fi, bluetooth, conectividade via rádio e alternativas de baixo consumo de energia estão entre as preferidas, e estima-se que esse leque de opções só aumente em 2023, visto que as novidades neste sentido não param de surgir.

  1. Imunidade digital

Sistemas de imunidade digital são uma ferramenta poderosa na criação de uma experiência aprimorada em proteção de dados. Os sistemas mais resilientes operam com foco em padrões rigorosos de observabilidade, automação e design, combinando diferentes estratégias de engenharia de software e reforçando a segurança dos dados do usuário. 

Os gestores mais atentos já percebem que, em meio à revolução digital que vivemos, não é mais possível se dar ao luxo de se descuidar deste fator.

  1. Engenharia de plataforma

No cenário ultratecnológico que se desenha, é essencial que a experiência do desenvolvedor seja otimizada, visando tanto sua produtividade quanto a entrega de valor aos clientes. 

Uma combinação afiada de ferramentas e processos que sejam afirmativos nesse sentido, além do mais se considerarmos todos os avanços tecnológicos prometidos para 2023 – e é justamente aí que entra a importância da engenharia de plataformas.

  1. Progresso na Web3

Para 2023, também é previsto um avanço expressivo na tecnologia blockchain, já que as empresas oferecem produtos e serviços cada vez mais descentralizados.

Essa descentralização de dados e sua criptografia via blockchain não apenas confere mais segurança às nossas informações, como também proporciona a oportunidade de acessá-las e utilizá-las de maneiras inovadoras.

O ano que se inicia tornará os tokens não fungíveis (NFTs) consideravelmente mais utilizáveis ​​e práticos, transformando a maneira como interagimos com os produtos e serviços digitais que adquirimos.

  1. Internet das coisas (IoT)

O conceito de IoT (Internet of Things, ou Internet das Coisas considera a hiperconectividade dos dias de hoje, em que uma série de ítens do cotidiano – desde um telefone celular até peças de roupa – pode nos oferecer acesso à Internet. 

Fica clara, portanto, a importância de se explorar essa questão e promover experiências marcadas por altos níveis de integração, segurança e inovação.

Agora que você está por dentro de todas as principais tendências tecnológicas que apontam o caminho para 2023, que tal conferir como uma tecnologia – a assinatura eletrônica – pode beneficiar a sua gestão de documentos? Para isso, clique aqui e conheça a ZapSign!

Deixe um comentário

Inicie seu teste gratuito hoje!

Experimente nossa ferramenta de assinatura digital gratuitamente.
Os 5 primeiros documentos
são gratuitos!

Compartilhar este artigo

Você quer se manter informado?

Inscreva-se em nosso blog

Artigos relacionados