Confira 13 ideias para redução de custos na empresa

Tabela de Conteúdos

A busca por uma gestão empresarial eficiente e ideias para redução de custos na empresa é uma preocupação constante para organizações de todos os portes e setores. 

Em um cenário marcado por uma competitividade acirrada e grandes desafios econômicos,a redução de custos torna-se uma estratégia indispensável para um gerenciamento financeiro que garanta a sustentabilidade e o crescimento dos negócios.

Por isso, neste artigo, apresentaremos 13 ideias para redução de custos no seu negócio que farão total diferença nas suas estratégias de gestão financeira. Continue a leitura para saber tomar as melhores decisões para cortar os gastos da sua empresa, sem comprometer a eficiência das suas operações e a qualidade dos seus produtos e serviços.

A importância de reduzir custos na empresa

A redução de custos nas empresas desempenha um papel fundamental na busca pela eficiência operacional e sustentabilidade financeira. 

A busca por uma gestão de recursos eficiente e o corte de gastos são, portanto, aspectos cruciais para que as empresas alcancem sucesso, crescimento e se mantenham competitivas no mercado, permitindo que enfrentem desafios e aproveitem oportunidades com maior solidez e segurança.

Isso se traduz facilmente nos benefícios alcançados ao otimizar os recursos disponíveis. A seguir, destacamos os principais.

Melhoria da competitividade

A redução de custos é um fator determinante para aumentar a competitividade de um negócio. Afinal, empresas com gastos mais baixos têm a capacidade de oferecer preços menores, o que pode atrair mais clientes e aumentar sua participação de mercado.

Aumento da lucratividade

Ao reduzir custos operacionais, a margem de lucro das empresas pode aumentar significativamente, gerando mais receitas disponíveis para investimentos e, consequentemente, favorecendo seu crescimento.

Promoção da inovação

O corte de gastos permite que os recursos financeiros sejam redirecionados para outros investimentos, como, por exemplo, em pesquisa e desenvolvimento, possibilitando a criação de produtos e serviços inovadores.

Sobrevivência em períodos desafiadores

Em momentos de instabilidade econômica, as empresas com menor custo operacional se vêem mais preparadas para enfrentar crises e se manterem no mercado.

Fortalecimento do fluxo de caixa

Reduzir custos contribui para um melhor gerenciamento do fluxo de caixa, o que pode ajudar a evitar problemas financeiros e proporcionar uma base sólida para o crescimento do negócio.

Aumento da eficiência operacional

Ao eliminar desperdícios e otimizar processos, a empresa ganha eficiência, uma vez que o tempo e os recursos necessários para produzir bens ou oferecer serviços é reduzido.

Valorização da imagem da empresa

Empresas que demonstram compromisso com a gestão financeira responsável e a redução de custos podem ganhar a confiança e o respeito de clientes, parceiros e investidores.

Estímulo à sustentabilidade

A redução de custos muitas vezes está associada à utilização mais consciente de recursos naturais e à adoção de práticas sustentáveis, contribuindo para o bem-estar do meio ambiente.

⚠️ Confira também estes artigos relacionados 👇

➡️ Entenda o que é gestão de qualidade nas empresas e 5 dicas de como aplicá-la
➡️ Conheça 11 exemplos de gestão do conhecimento aplicados nas empresas
➡️ Quais são os principais tipos de modelo de gestão de empresa

13 dicas que ajudem a diminuir os gastos na empresa

A redução de custos operacionais exige que o gestor esteja atento a diversos pontos, uma vez que os gastos excessivos podem possuir várias origens.

Sendo assim, não existe uma causa específica para, sendo necessário um foco especial em diversas variáveis. A seguir, elencamos 13 dicas para você não se perder nesse processo.

1. Analisar os processos empresariais

O mapeamento dos processos da empresa é o primeiro passo para implantar uma política de redução de custos eficiente. Embora seja uma tarefa complexa, essa continua sendo a melhor tática para detectar gargalos na sua gestão financeira.

2. Identificar os custos estratégicos

Custos estratégicos são os gastos que realmente oferecem boas contrapartidas para a empresa. Como exemplo, podemos citar investimentos em marketing ou tecnologia. Entretanto, há gastos que, embora sejam importantes, não são considerados estratégicos, pois não agregam valor objetivo às operações da companhia. 

Impostos e contas se encaixam nesta categoria. A identificação de quais gastos se enquadram em qual classificação é essencial para que o gestor possua controle financeiro da empresa.

3. Cortar gastos que não são estratégicos

Uma vez determinados quais custos são ou não estratégicos, analise os que não são. Você perceberá que, embora alguns deles sejam inevitáveis, muitos podem, sim, ser eliminados ou, ao menos, reduzidos, conforme a necessidade do negócio.

Nesse momento, é indispensável conversar com um bom contador para avaliar corretamente a situação – sobretudo ao avaliar o regime tributário no qual a companhia se encontra.

4. Estabelecer um teto de gastos

Estipular um teto de gastos é uma medida simples e eficaz para evitar o descontrole financeiro dentro de uma empresa. 

Os gestores devem se reunir com o setor financeiro e as lideranças dos demais setores, a fim de fazer uma avaliação detalhada dos últimos gastos mensais, para, a partir daí, orientar os futuros gastos e investimentos de acordo com um limite orçamentário: normalmente, resultados expressivos já são alcançados reduzindo os gastos em algo entre 5% a 10%.

5. Reduzir o uso de papel

Embora muitas empresas ainda tenham o papel como um de seus principais insumos, é preciso lembrar que os tempos são outros, e que, hoje, praticamente todo tipo de documento pode ser digitalizado – medida esta que elimina um enorme custo com material, além de promover grande otimização e segurança dos processos nos negócios que a adotam.

Nesse sentido, um dos maiores aliados das empresas que implementam uma gestão eletrônica de documentos é a assinatura eletrônica, que permite que contratos sejam firmados em âmbito digital, desburocratizando os fluxos de trabalho e dispensando de vez a tradicional papelada que antes parecia não ter fim.

6. Renegociar com fornecedores

Pode acontecer das condições de um fornecedor que antes se mostrava o mais vantajoso acabarem mudando com o tempo, além do mais se considerarmos a volatilidade do mercado.

Sim, pode ser necessário migrar para uma outra opção, mas isso nem sempre é necessário. Analise o contrato cuidadosamente e avalie as possibilidades de renegociação, pois, em muitos casos, alguns ítens subutilizados podem ser removidos das renovações sem que haja quaisquer prejuízos internos.

7. Considerar o formato híbrido ou home office

O trabalho remoto tem crescido exponencialmente, sobretudo após as limitações impostas pela pandemia do Covid-19. Com a retomada da economia, boa parte das empresas optou por manter a modalidade, principalmente por se tratar de uma forma efetiva de reduzir diversos custos referentes a materiais, energia, telefone, mobiliário e espaço.

Por fim, observa-se que, de modo geral, os profissionais em home office costumam trabalhar mais motivados.

8. Fazer uso da economia colaborativa

Nos dias de hoje, existem inúmeras plataformas de integração de profissionais que prestam todo tipo de serviço a empresas e pessoas físicas. Esse formato é chamado de crowdsourcing, ou economia colaborativa.

Utilizando essas plataformas, a empresa pode reduzir expressivamente seus custos operacionais em diversos serviços, como TI, publicidade, limpeza, transporte, entregas e vários outros. Apenas citando alguns exemplos mais conhecidos, temos: Uber (transporte); GetNinjas (serviços gerais); Encontre Um Nerd (suporte em TI); e Blumpa (limpeza).

9. Investir em softwares que otimizem a gestão financeira e do tempo

As ferramentas tecnológicas especializadas automatizam diversos processos, de modo que os profissionais foquem em atividades estratégicas, favorecendo a produtividade e os resultados financeiros.

Assim, as empresas podem identificar oportunidades de redução de custos, ajustar suas operações de forma inteligente e, assim, alcançar uma base financeira mais sólida para enfrentar os desafios do mercado competitivo.

Nesse sentido, organizadores de tarefas, ERPs e plataformas de assinatura eletrônica, como a ZapSign, são perfeitos exemplos de softwares que devem ser considerados.

10. Ajustar as contas fixas da empresa

Ajustar suas contas fixas, certificando-se de que todos os pagamentos ocorrerão em dia, é uma medida essencial para obter o controle financeiro na sua empresa. Afinal de contas, o atraso nas faturas pode acarretar penalidades, como multas e taxas extras. É importante lembrar que, com efeito, eventuais empréstimos e dívidas devem ser igualmente considerados contas fixas, a fim de evitar juros e outras complicações.

Vale destacar também que o pagamento realizado com antecedência também pode ser vantajoso, pois há muitos casos em que os fornecedores oferecem descontos nas faturas para aqueles que se adiantam.

11. Ter um planejamento de custos

Um planejamento rigoroso no seu orçamento mensal é indispensável para promover a redução de custos na sua empresa – afinal, esse será seu principal guia ao identificar os seus gastos e seus respectivos graus de relevância.

12. Tirar proveito das equipes, sem necessariamente precisar aumentá-la

Para extrair o máximo desempenho da sua equipe, é indispensável investir na capacitação dos profissionais que a compõem. 

Considere que esse investimento sai muito mais em conta que a contratação de um grande número de novos funcionários, e você ainda terá pessoal realmente apto a desempenhar novas atividades de maneira competente.

13. Considerar o uso de um programa de gestão

Um programa de gestão, também chamado de ERP (Enterprise Resource Planning), integra e centraliza todas as informações e processos operacionais em um único sistema, permitindo uma visão completa e em tempo real das atividades da organização. 

Com acesso a dados precisos e atualizados, os gestores podem tomar decisões mais embasadas, identificar ineficiências operacionais e eliminar redundâncias, otimizando assim os processos e recursos – fatores que, sem dúvidas, fazem desse tipo de ferramenta um instrumento essencial para a redução de custos e melhoria da competitividade da empresa no mercado.

Se você gostou das sugestões apresentadas neste artigo, que tal compartilhá-lo com as suas conexões em suas redes sociais?

Deixe um comentário

Inicie seu teste gratuito hoje!

Experimente nossa ferramenta de assinatura digital gratuitamente.
Os 5 primeiros documentos
são gratuitos!

Compartilhar este artigo

Você quer se manter informado?

Inscreva-se em nosso blog

Artigos relacionados