Cada vez mais, temos percebido a relevância da promoção da sustentabilidade nas atividades corporativas, o que nos leva à questão: por que é importante uma gestão sustentável nas empresas?
Em meio aos diversos problemas causados pela crise ambiental à sociedade, cresce a preocupação por um desenvolvimento sustentável das atividades econômicas em nível global.
De fato, estes são tempos em que as empresas desalinhadas com a necessidade de uma gestão sustentável estão fortemente sujeitas a ficar para trás. Se, por um lado, a implementação de políticas sustentáveis no campo da gestão de empresas pode ser um grande desafio, por outro, representa também uma flagrante obrigação social.
O que poucos percebem, entretanto, é o grande valor estratégico que essas práticas agregam a um negócio – afinal de contas, uma sólida cultura interna voltada à sustentabilidade pode favorecer o faturamento da companhia e a percepção da marca diante de um público cada vez mais atento aos procedimentos adotados pelas empresas.
Ao longo deste artigo, explicaremos por que é importante uma gestão sustentável nas empresas – garantindo boa reputação e um diferencial competitivo à sua empresa. Boa leitura!
O que é sustentabilidade empresarial?
O conceito de sustentabilidade empresarial está relacionado diretamente a uma gestão estratégica que compreenda a necessidade de um sólido e consciente alinhamento entre os processos da empresa e a preservação dos recursos naturais, de modo que seu crescimento econômico seja potencializado sem que se cause prejuízo ao meio ambiente.
Com efeito, a sustentabilidade visa estabelecer métodos capazes de suprir as principais necessidades (coletivas e individuais) de modo consciente, preservando e renovando os recursos utilizados, a fim de que as gerações posteriores possam também ter suas próprias demandas atendidas.
Ao valorizar a utilização de métodos sustentáveis para uma escalada em maior prazo, em vez de promover um crescimento maciço e ensandecido baseado em obter o máximo de lucro dentro de um curto prazo, essas práticas promovem uma reformulação significativa nos processos internos da empresa, implementando uma política de práticas baseada em critérios de âmbito social, ambiental e econômico.
E por que é importante uma gestão sustentável nas empresas?
Já faz tempo que a gestão sustentável nas empresas deixou de se tratar de um simples atrativo ou mero diferencial, mas de uma extrema necessidade sob todos os aspectos possíveis.
Primeiramente, é preciso destacar que, ao contrário do que muitos imaginam, o impacto de uma gestão sustentável sobre o desempenho e os resultados da empresa se dá de forma extremamente favorável.
As ações sustentáveis promovem o bem-estar dos funcionários; eliminam gastos com água, energia e outros recursos naturais; e reduzem o impacto ambiental. Todos esses fatores são estrategicamente decisivos para o estabelecimento de um real diferencial competitivo, além do aumento da produtividade e dos lucros.
Não é à toa que, já em 2016, estimava-se que a implementação da sustentabilidade nos modelos de negócio poderiam gerar até 380 milhões de empregos por ano, promovendo um crescimento exponencial na sociedade e na economia – inclusive em nível mundial.
Além disso, a adoção de práticas ambientalmente corretas tem um papel fundamental na conscientização da sociedade, uma vez que deixa exemplos positivos para funcionários, clientes e parceiros – disseminando, assim, a importância da sustentabilidade na vida de cada um.
Não esquecendo que, uma vez que a atividade corporativa movimenta uma parte significativa da economia e do desenvolvimento social do planeta, torna-se claro que a maneira como essa atividade é conduzida é de um valor decisivo para a preservação do planeta e dos seus recursos.
Hoje, as maiores organizações do planeta compreendem que a gestão sustentável é extremamente necessária – do contrário, não haverá atividade possível em um futuro não tão distante assim.
As demais camadas da sociedade também se mostram bem mais conscientes do que antes, de modo a cobrar um posicionamento ambiental afirmativo das principais marcas do mercado. Em outras palavras, o mundo está mudando e quem não acompanhar essa mudança não vai muito longe.
Reafirmando a relevância desses fatores, o conceito de ESG vem sendo cada vez mais aplicado na gestão de empresas pelo mundo todo. A sigla, que significa Environmental, Social and Governance (Ambiental, Social e Governança), abrange todo um conjunto de práticas e prerrogativas que compreendem a sustentabilidade de um negócio para muito além do aspecto financeiro. Como o nome sugere, o ESG é dividido em três pilares, considerados o tripé da sustentabilidade empresarial: Environmental, Social e Governance.
E – Environmental
Environmental nada mais é do que o critério ambiental, que abrange as diretrizes referentes à redução do impacto direto que as atividades desenvolvidas por uma determinada empresa podem causar sobre o meio ambiente, como, por exemplo: gestão de resíduos, gases e poluentes, plano de reciclagem e vários outros.
S – Social
O segundo pilar considera o impacto das atividades da companhia sobre as pessoas – desde funcionários e clientes até as comunidades locais. Aqui, a gestão é conduzida conforme princípios de ética, diversidade, direitos humanos, acessibilidade e igualdade de oportunidades.
G – Governance
O terceiro critério existe para gerir as atividades da empresa rumo a um crescimento econômico que respeite os parâmetros culturais, sociais e ambientais. Para tal, considera-se a importância de uma gestão responsável de recursos e de uma comunicação transparente e honesta com funcionários, público e sociedade em geral.
⚠️ Confira também estes artigos relacionados 👇
➡️ Entenda o que é gestão de qualidade nas empresas e 5 dicas de como aplicá-la
➡️ Conheça 11 exemplos de gestão do conhecimento aplicados nas empresas
➡️ Quais são os principais tipos de modelo de gestão de empresa
Quais os benefícios que uma gestão sustentável pode oferecer às empresas?
As práticas de gestão sustentável são capazes de entregar diversos benefícios às empresas que as adotarem. A seguir, destacamos as principais razões para implementar a sustentabilidade no seu negócio.
1. Redução dos custos de produção
Embora, muitas vezes, a migração das práticas para um modo sustentável possa demandar um certo investimento, em médio para longo prazo, os resultados financeiros são extremamente significativos. A introdução de fontes de energia e soluções operacionais sustentáveis podem reduzir significativamente o peso sobre o orçamento de uma organização, além de evitar problemas com multas e outras penalidades legais.
2. Gestão de crise
Uma gestão sustentável favorece o enfrentamento de eventuais crises, uma vez que a sustentabilidade ajuda a manter a economia estável e possibilita que a empresa se mantenha funcional.
3. Preservação do planeta
O principal objetivo de uma atitude sustentável é a manutenção da integridade do planeta. Ao reduzir os impactos ambientais, a qualidade de vida da sociedade como um todo é garantida, ao mesmo tempo que os recursos naturais são preservados e garantidos para um usufruto responsável e duradouro.
4. Fortalecimento da imagem do negócio
A sustentabilidade, aplicada às práticas corporativas, gera uma boa impressão sobre a organização. Clientes, parceiros e acionistas sentem-se motivados a tratar com uma empresa de valores firmes e éticos, que espelhem os seus próprios ideais.
Inclusive, estima-se que boa parte do público mostra-se disposta a pagar mais por um determinado produto ou serviço, quando a empresa responsável opera de forma sustentável.
Da mesma forma, companhias que investem em desenvolvimento sustentável também são percebidas de forma afirmativa pelo mercado, o que costuma se refletir na valorização de suas ações na Bolsa de Valores.
5. Satisfação da equipe
A sustentabilidade também é benéfica sob o ponto de vista da gestão de pessoas, uma vez que proporciona uma boa experiência laboral para os funcionários – o que é vital para promover a motivação, a produtividade e a retenção de funcionários.
Como aplicar uma gestão sustentável na minha empresa?
Práticas sustentáveis podem ser adotadas por qualquer empresa, desde grandes multinacionais até pequenos negócios. Segue algumas dicas valiosas para você, que quer implantar a sustentabilidade na sua gestão e ainda não sabe por onde começar.
Redução do consumo de descartáveis
Reduzir o acúmulo de lixo e a emissão de resíduos é uma atitude fundamental para uma prática sustentável na sua empresa.
Para tal, um bom começo é eliminar o uso de certos materiais, como plástico descartável, no dia-a-dia da sua companhia. Prefira copos, garrafas, pratos e talheres que possam ser lavados e reutilizados, pois o plástico descartável pode levar até algumas centenas de anos para se decompor.
Coleta seletiva
Estabelecer postos de recolhimento para a coleta seletiva do lixo garante um descarte correto dos seus resíduos. Separe o lixo em categorias e cores, para que cada um seja recolhido à destinação correta: azul para papel, vermelho para plástico, verde para vidro, amarelo para metal e marrom para resíduos orgânicos.
Uso consciente da água e da luz
Quando falamos em sustentabilidade, o desperdício de energia elétrica e de água é um dos maiores e mais frequentes problemas. Porém, existem pequenas medidas que, se difundidas corretamente, podem fazer uma grande diferença, como:
- utilização de lâmpadas de led;
- o hábito de desligar os equipamentos eletrônicos;
- o uso de torneiras automáticas;
- manter as luzes dos espaços apagadas, quando estes não estiverem em uso.
Documentação eletrônica
O gasto envolvido com impressão e cópia de documentos é gigantesco, não apenas do ponto de vista financeiro, como também sustentável. Com a documentação eletrônica, o volume de papel indo para o lixo irá reduzir significativamente. A natureza agradece – e o seu bolso também!
Agora que você já sabe por que é importante uma gestão sustentável nas empresas, que tal continuarmos o assunto com nosso artigo sobre como usar sistema de gestão ambiental nas empresas? Basta clicar aqui e boa leitura!