Saiba como funciona a gestão de pessoas nas pequenas empresas

Tabela de Conteúdos

Diversos tipos de negócios vêm, cada vez mais, dedicando mais atenção à área de recursos humanos, o que inclui gestão de pessoas nas pequenas empresas

Isso se dá pela crescente conscientização da importância e necessidade de uma gestão de pessoas alinhada com uma cultura empresarial sintonizada com impacto das constantes transformações da sociedade como um todo dentro do contexto empresarial.

Hoje, há de se reconhecer que as pessoas detém diferentes saberes e potencialidades – sendo assim, torna-se impossível não atrelar uma boa gestão de empresas a uma gestão de pessoas diferenciada. 

O investimento em inovação, tecnologia e inteligência anda de mãos dadas com o valor dos produtos e serviços oferecidos. É justamente por isso que os esforços da empresa devem caminhar em direção a condições adequadas para que os profissionais sejam capazes de desenvolver e aplicar plenamente suas respectivas habilidades e competências.

O estímulo à criatividade, à liberdade e à capacidade de inovação dos funcionários constitui um fator estratégico para o fortalecimento da cultura interna da empresa, e é essencial para o estabelecimento de diferenciais no enfrentamento da concorrência.

Por isso, preparamos este conteúdo sobre gestão de pessoas nas pequenas empresas. Aqui, explicaremos tudo sobre a importância do desenvolvimento pessoal dos membros da sua equipe. Vamos lá?

O que é gestão de pessoas?

Primeiramente, é preciso que nos aprofundemos no conceito de gestão de pessoas. Trata-se da evolução natural do que antes era conhecido no mundo empresarial como administração de recursos humanos.

Remodelar o processo de administrar as pessoas envolvidas nas atividades de uma empresa revela que a colaboração entre os membros da equipe representa um aspecto fundamental para o alcance de objetivos individuais e coletivos no ambiente laboral.

Sendo assim, podemos afirmar que gestão de pessoas é o processo de gerenciamento dos interesses da organização e de seus funcionários. Ou seja, refere-se à função gerencial responsável pela cooperação entre as pessoas atuantes nas empresas em direção ao desenvolvimento pleno, tanto em nível organizacional quanto individual.

Trata-se de reunir diversos métodos, habilidades, técnicas, práticas e políticas a fim de gerenciar, de maneira adequada aos interesses das empresas e de seus empregados, os comportamentos internos daqueles que constituem seu capital humano para que suas funções sejam desempenhadas de maneira potencializada.

Qual é a importância da gestão de pessoas nas pequenas empresas?

A luta pelo crescimento é um desafio diário para toda e qualquer empresa. Dito isso, é vital que o bom desempenho da equipe seja constante, uma vez que é a performance de um time engajado que impulsiona um negócio para resultados consistentes, aumentando sua lucratividade e posicionando a marca de maneira sólida.

Neste sentido, a gestão de pessoas se mostra uma ferramenta de importância decisiva. Afinal, ela compete a responsabilidade de promover as ações corretas para que os profissionais desempenhem suas atividades com excelência, desenvolvendo suas potencialidades de maneira crescente e evoluindo tanto individualmente como em conjunto.

É indispensável que os membros do time possuam conhecimento, competência, motivação e satisfação, bem como as devidas condições técnicas, como equipamentos e infraestrutura.

Tudo isso é necessário para realizar as operações de forma plena e levar a organização a atingir os objetivos necessários para seu crescimento e também para a preservação de sua posição no mercado.

Sendo assim, podemos perceber o caráter estratégico da gestão de pessoas dentro de uma companhia. 

Afinal de contas, é por meio dela que os processos de recrutamento e desenvolvimento são elaborados e conduzidos, selecionando os mais adequados profissionais e refinando suas habilidades por meio de políticas de aperfeiçoamento e motivação.

Esse processo é feito sempre visando a humanização, focando mais na estratégia e menos na burocracia como meios de promover a satisfação e a produtividade dos funcionários (e, consequentemente, da empresa como um todo).

Tudo isso se faz especialmente importante em pequenas empresas, visto que, com limitações orçamentárias e equipes reduzidas, a união e a criatividade se tornam fatores determinantes para o sucesso.

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5 benefícios da gestão de pessoas nas pequenas empresas

Uma vez a gestão de pessoas estabelecida de modo eficiente em uma empresa, os benefícios não tardam a se revelar. 

Ao lançar um olhar cuidadoso sobre o negócio, facilmente pode ser percebida a relação direta entre o comportamento dos funcionários e os resultados alcançados pela companhia. 

A seguir, destacamos os principais benefícios observados entre as empresas que adotam práticas arrojadas de gestão de pessoas.

1. Satisfação interna

Se considerarmos que um funcionário, normalmente, gasta a maior parte de seu tempo útil no trabalho, fica evidente a importância de um ambiente agradável e emocionalmente saudável. 

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Afinal de contas, toda e qualquer pessoa trabalha melhor sob condições amistosas – fator essencial para que o profissional sinta-se seguro, satisfeito e inspirado a operar com qualidade, produtividade e criatividade.

2. Senso de pertencimento

O sentimento de pertencimento a um grupo é comum a todos os seres humanos. Uma gestão de pessoas bem implementada transmite a todos a sensação de estar inserido em um grupo familiar no qual todos são especiais. 

Uma boa gestão de pessoas faz com que cada profissional entenda que o seu papel é fundamental para um objetivo comum.

3. Desenvolvimento profissional

Qualquer profissional que deseja se destacar em sua área tem ciência de que é preciso um constante desenvolvimento de suas competências. Tendo esse fato em mente, os gestores devem, sempre que possível, promover capacitações bem planejadas.

 Para além da expansão de seus conhecimentos, o funcionário com acesso a esse tipo de oportunidade sente-se valorizado e estimulado a melhorar, reforçando o já mencionado senso de pertencimento.

Afinal, quando a empresa investe no profissional, é sinal de que este não é tratado como uma simples ferramenta, mas como uma peça importante do quebra-cabeças.

4. Engajamento

Quando os funcionários acreditam nos propósitos da empresa, a realização do trabalho deixa de ser uma mera obrigação – isso é engajamento. Investir nos seus profissionais aprimora a relação entre lideranças e funcionários. 

O resultado é claro: engajamento por parte equipe, que, estimulada pela ânsia de aprender, melhorar e ser bem recompensada, empenha-se em manter a produtividade e a performance em alta.

5. Retenção de talentos

Um trabalho de gestão de pessoas se presta a acompanhar de perto sua equipe e o andamento de suas atividades, conhecendo a fundo os membros que compõem o time a fim de desenvolver suas potencialidades certamente poderá identificar quais talentos entre todo o pessoal são excepcionalmente promissores. 

Normalmente, essas pessoas são aquelas que, mediante o acompanhamento correto e planos de carreira bem definidos, virão a desempenhar papéis decisivos para o sucesso da organização.

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7 dicas de gestão de pessoas nas pequenas empresas

Veja a seguir as orientações que separamos para colocar a gestão de pessoas em prática.

1. Atenção ao contratar

Ao contratar um novo profissional, é preciso que a escolha seja guiada por um rigoroso critério. 

Avalie bem o perfil do candidato à vaga, pois, além de disponibilidade para o cargo, é essencial que a pessoa esteja alinhada com os valores da empresa, além de possuir as devidas competências compatíveis com o trabalho a ser realizado.

2. Avaliação das competências

Para avaliar a competência do candidato, é necessário analisar tanto os conhecimentos e habilidades quanto suas atitudes. Embora os dois primeiros possam ser desenvolvidos ou aprimorados, as atitudes pedem por um olhar mais atento, pois nem sempre é possível conhecê-las explicitamente.

3. Benefícios

Um bom salário, que seja compatível com o mercado, é certamente um requisito básico para que um candidato se interesse por uma determinada vaga. Entretanto, apenas isto não basta – é necessário que a empresa ofereça benefícios adicionais. 

Comissões, bonificações extras e outros são válidos, mas também há a possibilidade destes benefícios não implicarem em custos adicionais para a empresa e, mesmo assim, serem interessantes para o profissional: flexibilidade de horário, participação nas decisões, dentre outros podem ser tão eficazes quanto qualquer remuneração.

4. Equipe integrada

Um trabalho bem executado pede por um bom trabalho em equipe. Para promover a afinidade entre o time, um bom começo é permitir que sua equipe, de alguma forma, participe do processo seletivo. Dê voz aos seus funcionários e estimule a parceria e o senso de cooperação entre o seu pessoal.

5. Feedback

A cultura do feedback é essencial para o desenvolvimento de qualquer negócio. Estimule os membros de sua equipe a dar e receber feedbacks regularmente, pois assim o desempenho da empresa será positivamente afetado, e a otimização da comunicação interna será fortemente favorecida.

6. Rodízio de funções

Rodízio de funções, ou job rotation, é uma iniciativa interessante por promover a visão sistêmica e a empatia por toda a equipe, uma vez que trata-se de uma prática que proporciona que cada proporcional experience o trabalho de seus colegas.

7. Capacitação

Combater a estagnação, estimulando a capacitação e o aprimoramento dos seus funcionários, é essencial para que todos descubram e desenvolvam seus saberes. A vantagem desse tipo de iniciativa é que esses movimentos podem ser realizados tanto em âmbito interno quanto externo, tornando uma opção viável até mesmo para pequenas empresas.

Como pode ver, é clara a importância na gestão de pessoas para o sucesso da gestão de uma empresa. Para levá-la ao alcance dos seus amigos e contatos que têm interesse no assunto, compartilhe este artigo nas suas redes sociais!

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