Como assinar contratos pelo WhatsApp eletronicamente

Tabela de Conteúdos

Nos últimos anos, o WhatsApp vem se destacando com novos recursos nativos, deixando de lado aquela simples ideia de troca de mensagens e arquivos multimídia como fotos, áudios e vídeos. Cada vez mais empresas começaram a se relacionar com seus clientes pelo WhatsApp, e aí na hora da contratação surge uma necessidade: como assinar eletronicamente contratos pelo WhatsApp?

Cada vez mais as empresas estão aproveitando todas as funcionalidades do WhatsApp para conseguirem atingir seus fins corporativos, isso porque além da praticidade que este app comporta, é ideal no momento de pandemia que vivemos, pois possibilita a troca de informações de maneira remota e com muita eficiência.

 Assim, usuários e empresas têm a opção de realizar a assinatura de contratos de todas as espécies por intermédio deste mensageiro altamente tecnológico e em conjunto com as funcionalidades da ZapSign, responsável por automatizar e gerenciar documentos no formato online.

Observação: a ZapSign não faz parte do WhatsApp, tratando-se de empresas independentes (inclusive é possível utilizar a ZapSign com outros apps de mensagem, como Messenger e Telegram, ou até mesmo e-mail).

Com a assinatura via WhatsApp, qualquer procedimento de contratação pode ser finalizado com apenas alguns cliques, estando as partes a quilômetros de distância.

Optando por essa modalidade de assinatura, o signatário (contratante que necessita assinar o contrato para que este seja válido juridicamente) recebe do prestador de serviços (contratado) um link, e um simples clique já valida a assinatura eletronicamente, sendo a ação concluída para satisfação do combinado pelas partes.

 A facilidade disponibilizada para o cliente e o profissional fazem do WhatsApp um ótimo recurso para assinatura, pois evita deslocamentos e a necessidade da impressão de um amontoado de papéis, que aos poucos são guardados nas gavetas e esquecidos, prejudicando a ideia de sustentabilidade ambiental do país.

O processo, quase que automático de criação de contratos, necessita tão somente do preenchimento de alguns campos para que o documento seja considerado completo, o que veremos posteriormente em nosso tutorial.

Desta maneira, as assinaturas online via WhatsApp disponibilizam ao mercado um meio de aumento significativo de produtividade e conversão de vendas, que podem ser aliadas às estratégias de marketing digital para que os clientes fechem negociações através deste canal de mensagens com muito mais rapidez.

Se comparado ao SMS ou e-mail, justamente pelo fato de ser tal aplicativo o messenger mais utilizado por usuários/consumidores do mundo inteiro, não afetando a continuidade de acordos diante da pandemia.

A seguir, veja o tutorial completo da ZapSign para assinatura de documentos eletronicamente via WhatsApp através de um processo simples disponível para Android e IOS, em arquivos Word ou PDF e que te permite o compartilhamento dos documentos assinados por link, trazendo a você comodidade para o fechamento de negociações.

    Como assinar um contrato por WhatsApp?

    “Como faço para assinar um contrato online usando o WhatsApp?” Caso você venha se fazendo essa pergunta, ensinamos o passo a passo a seguir.

    Passo 1: Acesse o site da ZapSign e realize o seu login. Caso não tenha registro, basta preencher os dados solicitados e efetuar a confirmação de seu e-mail para validação da conta e posterior visualização desta página inicial. Aqui, você consegue clicar nas abas “Novo”, “Documentos”, “Modelos” e “Configurações”. Leia a mensagem de boas vindas e clique no botão “+ NOVO”.

    assinar contratos pelo whatsapp

    Passo 2: Já na área “+NOVO”, haverá a seguinte pergunta: “Qual documento será assinado?”. Nesta etapa você precisa, obrigatoriamente, anexar um documento na versão PDF. Além da aba para anexo do arquivo a ser assinado, na versão PDF, você deverá responder à segunda pergunta: “Quem irá assinar?”, inserindo o nome do signatário em campo específico.

    assinar contratos pelo whatsapp

    Passo 3: Ao clicar em “SELECIONAR DOCUMENTO”, será aberta em seu smartphone ou computador a aba apropriada de armazenamento de pastas e arquivos, cabendo a você selecionar o documento em PDF correto para a assinatura eletrônica.

    assinar contratos pelo whatsapp

    Passo 4: Selecionado o arquivo em PDF correto para assinatura e preenchido o nome do signatário, observe se há necessidade de inserir mais um signatário, e se sim, clique no sinal “+”, ou então, pesquise um antigo cliente aproveitando seus dados após clicar sobre a imagem da “Lupa”.

    Lembre-se que você pode optar pela “Autenticação Avançada”, que solicita do signatário “Nome completo”, “Método de Autenticação”, “E-mail”, “Número de celular”, “Foto Selfie” e “Foto do documento pessoal”. Após isso, clique sobre o botão “CONTINUAR”.

    assinar contratos pelo whatsapp

    Passo 5: Em continuidade ao procedimento, será aberta a seguinte mensagem na sua tela de acesso: “Compartilhe os links de assinatura abaixo: você pode compartilhar por WhatsApp, e-mail ou qualquer outro canal que o signatário preferir”.

    Não se esqueça de perguntar a seu cliente, com antecedência, se aceita o WhatsApp como ferramenta apropriada ao compartilhamento do link para colheita de assinatura online. Copie o link de compartilhamento no ícone azul e finalize o procedimento na ZapSign.

    Envie o link para seu cliente e aguarde aviso de colheita de assinatura finalizada na plataforma.

    assinar contratos pelo whatsapp

    Passo 6: Concluídas as operações iniciais, você conseguirá ainda, em página própria, escolher o “Método de autenticação” da assinatura.

    assinar contratos pelo whatsapp

    Passo 7 (final): Você pode direcionar o espaço apropriado para assinatura, organizando ainda mais seu contrato.

    assinar contratos pelo whatsapp

    ⚠️ Confira também estes artigos relacionados 👇

    ➡️ Como funciona a validade jurídica da assinatura eletrônica?
    ➡️ Descubra como fazer assinatura eletrônica pelo celular
    ➡️ Assinatura online de documentos: o diferencial do seu negócio

    Facilitação de comunicação e oportunidade de rentabilidade

    Já sabemos que o recurso para a assinatura online de contratos corporativos pelo WhatsApp facilita negócios entre empresas diante da Pandemia, mantendo com respeito e profissionalismo a relação com clientes.

    Todavia, a conclusão da transação no aplicativo reúne um compilado de informações sobre clientes ou parceiros em formulários devidamente preenchidos através da rápida configuração de um modelo de documento compartilhado por link, cujo encaminhamento possa ser feito de maneira incontável para o mesmo cliente, funcionando como uma espécie de lembrete.

    Essa situação demonstra ainda mais a validade dos dados pessoais apresentados pelas partes, e ainda, a oportunidade de rentabilidade às empresas, que não necessitam paralisar suas atividades até que o Estado de Calamidade Pública instaurado no país seja controlado.

    Vale lembrar que a assinatura online, seja ela digital ou eletrônica, garante a segurança de dados no momento de assinatura de documentos, isso porque a ZapSign possui diversas formas de autenticação do cliente/consumidor, ora contratante, estas como nome, endereço de IP e e-mail.

    Além disso, contamos também com a adoção de documentos criptografados, ou seja, uma espécie de tranca eletrônica que garante a integridade dos documentos.

    Com relação ao público-alvo desta considerável ferramenta, podemos destacar, sobretudo, serviços de assinatura, empreendedores, seguradoras, bancos, escritórios de advocacia, contabilidade e afins. Todas essas pessoas visam aumentar a produtividade da equipe, especialmente àquela direcionada à prospecção de clientes e vendas de maneira ética pelo WhatsApp.

    Os negócios no Brasil e no mundo estão sendo revolucionados pela tecnologia, principalmente em virtude da alta proporção social que utiliza smartphones e acesso à internet todos os dias.

    Nesse fácil acesso, aplicativos específicos, que anteriormente eram apenas encontrados em computadores, agora estão nas palmas das mãos das corporativas, e junto a eles, as estratégias de marketing, que garantem campanhas padronizadas que alcancem elevados índices de publicidade voltados aos indivíduos.

    Neste sentido, convém destacar que ainda que haja necessidade de distanciamento social nas contratações, isso não exime a possibilidade de dispensar aos potenciais clientes tratamento único, pois é justamente isso que concretiza o fenômeno da fidelização de carteira.

    Sempre é aconselhável que o contratado mantenha uma relação saudável com seus contratantes, isto é, dispensando respeito e considerações mútuas. Essas práticas colaboram com a nova era digital do marketing, pois facilita a vida do consumidor e o faz sentir mais confortável nas suas relações de consumo.

    Ainda no WhatsApp é possível, além da assinatura online, já efetuar pagamentos, seja por cartão de crédito do cliente ou seu débito automático em conta corrente, ou ainda, um simples PIX.

    Logo, há notável atenção ao fato que as assinaturas online no WhatsApp detêm a mesma eficácia das assinaturas tradicionais, apenas sendo diferenciadas pelo avanço da tecnologia, que garante praticidade e segurança por documentos criptografados.

    A utilização do WhatsApp como ferramenta ampliativa de negócios

    O WhatsApp viralizou mundialmente, mantendo bilhões de usuários ativos diariamente, e no Brasil não existe uma métrica diferente, milhares de brasileiros acessam o aplicativo para smartphones, e ainda, na versão web.

    Fato é que através desta ferramenta há possibilidade de que pessoas se comuniquem por intermédio de mensagens de texto, chamadas de vídeo, chamadas de áudio, fotos ou até meros GIFs. Em todas as suas funcionalidades e maneiras de utilização, o WhatsApp se tornou uma poderosa plataforma de negócios.

    Muitas empresas consideram a hipótese de contratação de funcionários auxiliares apenas para deixarem organizadas as conversas do aplicativo, especialmente àquelas que tenham adotado um recurso diferenciado deste canal, o WhatsApp Business, uma funcionalidade direcionada especialmente aos pequenos negócios.

    Sendo um usuário ativo do WhatsApp Business você pode ter acesso a métricas de gestão de suas conversas e envios de mensagens automáticas, por exemplo, o que torna o canal muito mais atrativo por sua utilidade e eficácia nas negociações.

    Somadas a todas essas peculiaridades, a ZapSign dispõe da assinatura de documentos online pelo WhatsApp, potencializando ainda mais o seu negócio.

    ZapSign como ferramenta intermediadora de assinaturas online com praticidade, mobilidade, segurança e validade jurídica

    A ZapSign é uma ferramenta responsável por possibilitar a seus usuários a ampliação de negócios, automatizando a forma de fechamento de contratos.

    Para isso, basta o cliente preencher um curto formulário, ou se preferir, com maiores detalhes, e gerar o contrato para visualização do link, após isso, resta apenas compartilhar por WhatsApp para o cliente.

    A assinatura, que também é automatizada, pois feita de forma eletrônica, facilita a contratação de determinados serviços para consumidores ou fornecedores.

    Não há necessidade de deslocamentos para assinatura do contrato, sequer inúmeras impressões que mais tarde serão descartadas ou esquecidas.

    Além disso, um único contrato do fornecedor pode ter utilidade para vários consumidores, havendo necessidade, tão somente, de modificação dos dados do contratante.

    Fechar contratos pelo WhatsApp também é atitude sinônima de segurança, isso porque a ZapSign mantém um procedimento rígido de segurança em todos os seus processos, especialmente no controle de dados e monitoramento em tempo integral das relações contratuais incluídas em nossa plataforma de assinatura eletrônica.

    Basicamente, todas as transmissões e criptografias garantem aos usuários privacidade para que utilizem as assinaturas da plataforma em seus contratos por intermediação do WhatsApp.

    Ademais, a unificação de ideias para que no mesmo aplicativo adorado pelos brasileiros seja possível solucionar problemas relacionados a negócios, com a assinatura online de contratos, como discutido, respeita também os critérios de validade jurídica, uma vez que tal assinatura eletrônica detém amparo legal, como já expomos neste artigo (clique aqui).

    Resumidamente, não há desculpas para que você eleve a conversão de vendas e produtividade da sua empresa, disponibilizando para o cliente um meio extremamente acessível, simples e de baixíssimo custo para assinatura e

    letrônica.

    Considerações finais

    Para concluir nossas abordagens, não há comentários que distorçam a ideia de que a tecnologia foi proporcionada à sociedade com o intuito de facilitar a vida dos sujeitos.

    Para isso, novas ferramentas precisam ser criadas, promovidas e instauradas ao mercado adotando medidas práticas e seguras, justamente para que as partes envolvidas num contrato, como discutimos neste artigo, possam se sentir confiantes na contratação de determinado serviço.

    Pensando nisso, a ZapSign desenvolveu um novo formato de trabalho e novos trâmites administrativos rotineiros da população brasileira, permitindo a otimização do tempo de empresários, empreendedores e pessoas físicas que precisam balancear suas atividades a todo instante, em variados segmentos, e sabemos que são muitas.

    Com este modelo de negociação, você ainda não perca a oportunidade de economizar financeiramente com impressoras, correios e motoboys.

    A ZapSign é perfeita para quem utiliza aplicativos de mensagens, sendo de simples manuseio, uma vez que seja possível até mesmo a assinatura com o dedo. Além do mais, é totalmente compatível com WhatsApp e outros canais de comunicação, por exemplo, SMS, Telegram, e-mail e similares. Optar pela ZapSign é aumentar suas chances de vendas já nas primeiras 72 horas de contato com o cliente, pelo menos o que ocorre com 75% das vendas.

    No site da ZapSign você consegue testar gratuitamente os nossos serviços e integrar à solução para automatização de seus processos de assinatura clicando aqui.

    Deixe um comentário

    Inicie seu teste gratuito hoje!

    Experimente nossa ferramenta de assinatura digital gratuitamente.
    Os 5 primeiros documentos
    são gratuitos!

    Compartilhar este artigo

    Você quer se manter informado?

    Inscreva-se em nosso blog

    Artigos relacionados