O que é papel timbrado da empresa e como fazer

Você sabe o que é papel timbrado da empresa? Ele é um elemento muito importante para uma empresa, sobretudo para a identificação, promoção e posicionamento da marca no mercado. 

Embora, no contexto do mundo corporativo e da gestão de documentos, muito se fale sobre a necessidade de um papel timbrado com o logotipo da companhia, nem sempre há muita clareza sobre o que esse material, de fato, é, ou mesmo como deve ser elaborado.

Por isso, nós, da ZapSign, elaboramos este conteúdo sobre o assunto. Ao longo deste artigo, te explicaremos tudo o que você precisa saber sobre papel timbrado: desde o que é, passando por sua importância e dicas valiosas sobre como fazê-lo, até um passo-a-passo detalhado, para que você mesmo possa criá-lo.

Vamos lá?

    O que é papel timbrado?

    Trata-se, basicamente, de um impresso usado em contratos, cartas e outros documentos de uma empresa, contendo o nome, a logo e outras informações relevantes da companhia, de modo a representar o posicionamento da marca de uma forma gráfica, personalizada e arrojada.

    Existem várias maneiras diferentes de se fazer esse documento, variando paleta de cores, fontes, gramatura, tipo de papel e outras características. Entretanto, é um fato que, invariavelmente, há elementos considerados principais, e que um papel timbrado deve sempre conter. São eles: a logo, o nome da marca e o contato da empresa.

    Qual a importância do papel timbrado para as empresas?

    Sem sombra de dúvidas, o papel timbrado é uma das formas mais eficientes de se apresentar a identidade visual da sua empresa e de mostrar, logo de cara, a que ela veio

    Ao apresentar um documento com papel timbrado a um cliente, funcionário ou outro profissional, a impressão causada é, ao mesmo tempo, de impacto, arrojo, credibilidade e profissionalismo – sendo assim, um recurso ao mesmo tempo elegante e poderoso na execução de uma gestão documental de excelência.

    Porém, para além de causar uma boa impressão, o uso correto desse tipo de impresso se mostra essencial para identificar a marca a seus clientes, parceiros e relacionados de forma rápida, objetiva e direta, reforçando sua imagem e posição junto ao público e ao mercado, e aumentando sua competitividade.

    Tudo isso faz do papel timbrado um item totalmente indispensável para a papelaria corporativa de qualquer empreendimento, uma vez que sua utilização em todo o material impresso (e, até mesmo, digital) da empresa facilita a assimilação das principais informações a seu respeito e aponta em direção à construção robusta de uma imagem de confiança e solidez.

    O que deve ser levado em conta na hora de criar um papel timbrado?

    Ok, agora você compreende o que é papel timbrado e qual a sua importância, e chegou a hora de criar um para a sua empresa. 

    Para tanto, porém, é preciso saber exatamente o que deve ser levado em conta neste momento – quais são as informações a ser colocadas, qual tamanho a ser escolhido, qual o tipo do papel, fontes, cores etc. Por isso, acompanhe as dicas que daremos a seguir.

    Quais informações incluir no papel timbrado?

    Normalmente, costuma-se colocar um cabeçalho e um rodapé no papel timbrado de uma empresa, e tendo o cuidado para que em ambos sejam inseridas apenas as informações mais importantes sobre a marca.

    Isso se dá ao fato de que o excesso de informação pode deixar o documento visualmente confuso, e a pessoa que o tiver em mãos pode, no fim das contas, acabar não se atendo a nada do que estará ali. 

    Além do mais, é preciso que haja bastante espaço disponível no papel para o conteúdo objetivo do documento empresarial em questão (considerando que trata-se de uma carta, ofício, etc).

    As principais informações a se colocar no cabeçalho e no rodapé do seu papel timbrado são o logotipo/nome da empresa e algum contato (normalmente, telefone e/ou e-mail), mas também pode acontecer de constarem CNPJ, horário de funcionamento, slogan ou alguma outra informação em particular que, eventualmente, seja relevante.

    Qual deve ser o tamanho e o tipo do papel timbrado?

    A ABNT estabelece que, via de regra, ao criar papel timbrado, seja utilizado o tamanho A4, já que é o formato normalmente usado na maioria dos documentos, por oferecer um bom espaço e ser fácil de guardar.

    Porém, há casos e casos, e não há nada que te impeça de ser criativo e utilizar outros tamanhos. Inclusive, vale observar que, com a crescente difusão dos documentos digitais, outros formatos têm sido mais explorados, tendo em mente os formatos das telas dos dispositivos eletrônicos.

    Para timbrados impressos, o papel normalmente utilizado é o offset 75g.

    É importante respeitar a identidade visual da marca

    Por identidade visual, entende-se nada mais do que um conjunto de características visuais e gráficas que definem, de forma imagética, o conceito de uma marca.

    Observe como as principais companhias ao redor do mundo são fortemente ligadas a combinações específicas de cores, fontes e formas. Talvez um dos melhores exemplos seja a Coca-Cola, praticamente indissociável da combinação de vermelho com branco, e da tipografia, que lhes são tão características.

    Ao criar o seu papel timbrado, é muito importante seguir esses parâmetros, ou o documento não cumprirá seu principal objetivo, que é reforçar a imagem da marca para ao público e ao mercado.

    Por isso, não se pode esquecer que o papel timbrado deve conter os mesmos elementos que o restante do material da empresa: logo, cores, fontes, imagens, formas e demais devem ser os mesmos presentes nos cartões, crachás, site, redes sociais etc.

    Posicionando os elementos no papel timbrado

    Um papel timbrado elegante deve ter suas informações bem distribuídas, de forma a ficarem bem claras, ao mesmo tempo que não briguem com o conteúdo do documento. Priorize o cabeçalho e o rodapé. Em alguns casos, certos elementos podem ser inseridos ao fundo, como marca d’água.

    Cuidado com as fontes escolhidas

    É muito importante que as informações escritas do seu papel timbrado estejam perfeitamente legíveis – lembre-se de que elas estarão dispostas em áreas não muito grandes do impresso. 

    Portanto, vale a regra do “menos é mais”; esqueça tipografias muito rebuscadas, cheias de elementos e serifas, e priorize os modelos mais simples.

    ⚠️ Confira também estes artigos relacionados 👇

    ➡️ 13 dicas de como fazer uma boa gestão de documentos digitais
    ➡️ O que é arquivo corrente, intermediário e permanente no ciclo de vida dos documentos?
    ➡️ Saiba quais são as consequências da má gestão de documentos

    Passo a passo de como fazer papel timbrado no Word

    Apesar de tão importante e de sua elaboração demandar bastante cuidado, a boa notícia é que o papel timbrado da sua empresa pode, facilmente, ser feito pelo Word, mantendo a personalização e sem perder a credibilidade ou o profissionalismo.

    Basicamente, há dois caminhos possíveis para se criar um papel timbrado por meio do Word: o mais prático é utilizando um modelo pré-existente, mas também existe a possibilidade de se começar do zero, partindo de um arquivo em branco – o que, embora seja mais trabalhoso, confere maior grau de customização no processo de elaboração do documento.

    Veja, a seguir, como fazer o papel timbrado da sua marca no Word, de acordo com cada maneira.

    Como criar o papel timbrado da sua empresa no Word, partindo de um template pré-existente

    1. Abra o Word, vá até Novo, e selecione o seu modelo preferido dentre os disponíveis.
    2. Baixe o template pronto que você escolheu.
    3. Comece a customização do cabeçalho e do rodapé, inserindo as informações da sua empresa nos devidos lugares.
    4. Salve as alterações e pronto! Seu papel timbrado foi criado. Você também pode fazer uma cópia dele para poder editar posteriormente, caso julgue necessário.

    Como criar o papel timbrado da sua empresa a partir de um documento em branco

    1. Abra o Word e, em “Novo”, escolha a opção de criar um documento em branco.
    2. Clicando em “Inserir”, e em “Cabeçalho”, você criará o cabeçalho do seu papel timbrado. Insira as informações que preferir, tais como nome da empresa, telefone e/ou e-mail de contato etc.
    3. Adicione a logo da sua marca, clicando em “Inserir”, e, em seguida, em “Imagem” para escolher a imagem da logo entre os arquivos do seu computador.
    4. Após escolher a imagem da logo ajuste seu tamanho e sua posição no documento.
    5. É hora de adicionar um rodapé. Ao clicar em “Inserir” e em “Rodapé”, você poderá escolher um modelo e ajustar as informações conforme preferir.
    6. Você também pode adicionar outros elementos, como linhas e outras formas, para tornar o seu papel timbrado mais atraente. Basta clicar em “Inserir” e em “Formas” para escolher e editar as formas que deseja acrescentar ao seu documento. Mas lembre-se: não exagere!
    7. Salve as alterações e pronto! Você criou, totalmente do zero, o seu próprio papel timbrado. Assim como no exemplo anterior, você também pode fazer uma cópia dele para poder editar posteriormente, caso julgue necessário.

    Agora que você entende melhor sobre o que é papel timbrado, assim como seu papel para fazer com que a sua marca seja facilmente identificada pelo seu público e bem posicionada no mercado, você certamente está mais preparado para promover uma conexão real entre o seu cliente e a identidade visual da sua empresa.

    E, já que o assunto é gestão de documentos, que tal ler o nosso artigo sobre como fazer assinatura digital grátis no Word? Confira-o aqui e boa leitura!

    Deixe um comentário