O que é CRM de vendas e quais são os 9 melhores do mercado

Tabela de Conteúdos

É inegável que as novas tecnologias exercem uma influência cada vez maior sobre o mundo corporativo. Nos dias de hoje, percebemos cada vez mais a importância da adoção de softwares de gestão para toda e qualquer empresa que se mostre disposta a implementar corretamente as melhores estratégias de marketing digital. A partir desse consenso, destacamos a necessidade da inclusão dos melhores tipos de CRM de vendas nesses processos.

De fato, o CRM se mostra uma das mais importantes ferramentas para que as relações entre a marca e clientes (ou potenciais clientes) sejam corretamente geridas, graças à sua capacidade de centralizar todos os dados referentes aos clientes e leads da companhia em um único lugar, de forma que o processo de atendimento ocorra de forma otimizada e fluida.

Entretanto, é comumente observado que muitos gestores ainda enfrentam sérias dúvidas antes de escolher qual tipo de CRM adotar em seu processo de gestão de vendas – o que é natural, considerando a grande variedade de opções disponíveis pelo mercado.

Ao ler este artigo, você saberá tudo sobre a implementação de um CRM de vendas em uma empresa e conhecerá as opções mais reconhecidamente eficazes do mercado, a fim de escolher aquela que melhor irá se adequar às necessidades do seu negócio.

O que é um CRM de vendas?

Se você está se perguntando sobre o que, afinal de contas, é um CRM de vendas, não se preocupe, pois aqui explicaremos tudo detalhadamente.

Trata-se da sigla para Customer Relationship Management, ou, em Português, Gestão do Relacionamento com Clientes. A partir dessa nomenclatura, poderíamos então definir brevemente o CRM como um software cujo foco está no gerenciamento dos processos relativos às operações comerciais que uma empresa tem com os seus clientes – mas trata-se de mais do que isso.

Antigamente, era comum que todo o processo de marketing se centrasse excessivamente no quesito operacional, focando demasiadamente em apenas três fatores: a redução de custos, os atributos dos produtos e a qualidade dos seus serviços.

Porém, o cenário mudou. Hoje, as práticas modernas de CRM permitem que tanto as grandes quanto as pequenas empresas compreendam que, para além dos fatores supracitados, também existe uma extrema necessidade de priorizar uma estratégia de relacionamento que atenda às necessidades e desejos de seu público consumidor em um nível mais avançado.

A partir dessa compreensão e da implementação das práticas adequadas, a empresa se torna capaz de resolver seus problemas de maneira eficaz, transmitindo ao cliente todo o valor contido nas soluções oferecidas pela companhia, ao mesmo tempo que favorece os resultados do negócio.

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E quais os reais benefícios da implementação de um CRM de vendas?

Os benefícios trazidos pela implementação de um CRM de vendas nas rotinas comerciais de uma empresa são facilmente perceptíveis pela centralização das informações de clientes e leads e pela facilidade proporcionada à comunicação entre a marca e esses mesmos clientes e leads.

Também é relevante evidenciar sua importância na detecção de oportunidades de vendas e no contato assertivo com os clientes: o CRM é largamente utilizado para acompanhar todas as etapas do processo de vendas, o que se faz um fator determinante no que diz respeito à fidelização e ao serviço de atendimento e suporte.

Por fim, e não menos importante, o uso de um bom CRM nas práticas comerciais da sua empresa também é refletida na rotina interna da sua própria equipe, uma vez que, ao utilizar a ferramenta, o gestor pode avaliar regularmente a performance do time de marketing e vendas, conferindo o alcance de metas, o desempenho individual de cada funcionário e se os leads estavam, de fato, quentes para a equipe de vendas.

Assim, a instauração de um sistema CRM na sua empresa pode promover uma transformação completa em vários níveis dos seus mais diversos processos comerciais, oferecendo melhoras expressivas em diversos quesitos, tais como:

  • retenção de clientes;
  • aumento do faturamento;
  • percepção da marca;
  • análise de competitividade;
  • crescimento escalável;
  • desenvolvimento sustentável.

Hoje, a importância de se implementar um CRM entre as ferramentas elementares de uma empresa é tão reconhecida quanto o uso de um bom sistema ERP – e é justamente por isso que existem tantas opções diferentes de CRM.

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Os 9 melhores CRM de vendas do mercado

Em meio a tantas opções disponíveis, pode ser um pouco complicado escolher qual CRM de vendas será o mais adequado às operações do seu negócio. Por isso, nós, da ZapSign, preparamos o caminho para você fazer a melhor escolha a partir das 9 melhores alternativas nesse imenso mar de possibilidades:

  1. Agendor

Começamos a nossa lista com o Agendor. Trata-se de uma reconhecida ferramenta de gestão comercial e automatização do processo de vendas.

A plataforma é bastante versátil, oferecendo diversas funcionalidades, como gestão de vendas, suporte ao cliente, notificação de atividades,e monitoramento em tempo real de métricas e KPIs.

Disponível em versões trial, gratuita e pagas, o Agendor apresenta integração com outras ferramentas, sendo especialmente indicado para empresas com equipes de vendas mistas.

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Transformação digital na prática
  1. Fleeg

Em seguida, indicamos o Fleeg: uma plataforma de CRM especialmente indicada para a estruturação do processo comercial de pequenas e médias.

Esse eficaz CRM permite o gerenciamento dos contatos, e recursos para tarefas e marketing automatizados.

O Fleeg oferece um plano gratuito, com funcionalidades básicas, e 3 planos pagos distintos.

  1. Piperun

Outra boa indicação para equipes de pequeno e médio porte é o Piperun. A ferramenta se mostra bastante alinhada com a realidade das empresas brasileiras, sendo uma boa opção para promover as vendas da organização com um processo otimizado e de baixo custo operacional, com foco na construção do funil de vendas, na gestão de oportunidades e na análise de resultados.

Também possui muitos recursos de integração e assinatura eletrônica, além de um generoso período de teste de 14 dias – mais que o suficiente para que você escolha entre os quatro pacotes pagos oferecidos.

  1. Nectar CRM

Se o foco do seu negócio está na gestão de leads e no pipeline de oportunidades, o NectarCRM pode ser uma boa alternativa, graças às suas funcionalidades que possibilitam a implementação de metodologias de vendas próprias e a configuração dos principais frameworks de trabalho.

Ideal para médias e grandes empresas, essa plataforma de interface amigável também apresenta diversas ferramentas, incluindo gerador de propostas, agenda e formulários, gravação de ligações e uma timeline de feedbacks.

O NectarCRM está disponível em dois pacotes pagos.

  1. Zoho CRM

O próximo da lista é o Zoho CRM. Trata-se de um software de gestão de vendas online cujas funcionalidades englobam estratégia omnichannel, gestão automatizada do funil de vendas e um gerenciamento completo de leads.

O Zoho CRM destaca-se por oferecer suporte completo em Português, uma interface intuitiva e inteligente e mais de 500 integrações com outros aplicativos. São quatro os pacotes disponíveis, todos oferecendo um notável custo-benefício.

  1. Ploomes

Temos ainda o Ploomes, uma plataforma especialmente indicada para a gestão de vendas complexas.

Esse CRM de vendas abrange diversas ferramentas, como workflow de vendas B2B, gestão de documentos e cálculo de impostos para propostas comerciais, além de um alto nível de personalização.

É possível contratar um plano básico, mas a ferramenta disponibiliza módulos extras que podem aprimorar a experiência do usuário.

  1. Pipedrive

Outra das plataformas de CRM de vendas mais utilizadas do mercado, o Pipedrive se destaca por atender, de forma simplificada e intuitiva, aos mais diferentes perfis corporativos.

A plataforma disponibiliza um robusto banco de dados que permite o acesso a todos os contatos realizados, o rastreamento de ligações e o acesso a históricos de e-mail. Fora isso, suas funcionalidades de construção de funil de vendas se mostram acima da média.

  1. RD Station

O RD Station CRM é uma plataforma que oferece uma interface bastante amigável e eficaz, permitindo o controle do processo comercial com base em uma centralização sólida das informações que facilita bastante a gestão do funil de vendas e a personalização de campanhas.

Outro grande diferencial está em sua integração nativa com o RD Station Marketing, o que favorece muito o registro de informações e históricos.

Embora o plano gratuito, mesmo com suas limitações, já ofereça boas serventias, vale destacar que os dois planos pagos contam com uma boa relação custo-benefício.

  1. HubSpot Sales Hub CRM

Concluímos a nossa lista com o Sales Hub CRM, a ferramenta de gestão de vendas da HubSpot que se notabilizou como referência mundial no quesito gerenciamento de marketing e vendas.

A plataforma proporciona uma experiência única em gerenciamento de funil, graças às suas funcionalidades que permitem uma boa visualização dos compromissos e tarefas, além da classificação dos negócios ganhos e perdidos e de ferramentas robustas de avaliação de desempenho.

Sua interface dispõe todas as interações em uma linha do tempo, o que oferece ao usuário uma experiência de uso extremamente organizada. Também há uma vasta gama de integrações, que vão desde e-mail até chamadas telefônicas, redes sociais e outras plataformas.

E, já que mencionamos a HubSpot: você sabia que esse destacado CRM de vendas possui integração com a ZapSign? Se quiser conhecer todos os benefícios e a praticidade oferecidos por essa combinação, clique aqui e confira o material que produzimos a respeito!

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