Como validar uma assinatura digital: aprenda agora

Tabela de Conteúdos

Resumo: Uma assinatura feita digitalmente precisa ser íntegra. Portanto, é preciso saber como validar uma assinatura digital. Neste artigo, mostramos um tutorial de como fazer essa verificação para que você tenha certeza de que seus documentos são válidos.Quando um documento é assinado fisicamente, é fácil comprovar a sua veracidade. Afinal, via de regra, as duas partes se encontram no mesmo local e firmam juntos. Mas, como validar uma assinatura digital?

Assinaturas feitas digitalmente têm a vantagem de serem feitas em qualquer lugar que tenha um computador ou celular conectado à internet. Mas, como saber se foi o verdadeiro signatário que assinou? Há como saber se a firma é válida?

Para responder essas e outras perguntas, elaboramos este artigo em que também apresentamos um passo a passo de como conferir a validade de uma assinatura digital. Vamos lá?

    O que é assinatura digital?

    A assinatura digital tem a finalidade de comprovar a identidade das pessoas que firmam o contrato. Para isso, faz uso de recursos criptográficos, certificado digital e chave virtual.

    O certificado digital, por sinal, é emitido por autoridades certificadoras que seguem os padrões da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil). Os tipos de certificado digital mais conhecidos são A1 e A3.

    Assinatura digital e assinatura eletrônica são a mesma coisa?

    Essa dúvida é frequente, por isso sempre tratamos de explicá-la. Elas não são a mesma coisa, embora a assinatura digital seja um tipo de assinatura eletrônica.

    Afinal, a assinatura eletrônica abrange outros tipos de identificação eletrônica como autenticação com login e senha, biometria, reconhecimento facial e tokens.

    Como funciona a assinatura digital?

    As assinaturas digitais seguem um protocolo chamado PKI (Public Key Infrastructure, “Infraestrutura de Chave Pública” em inglês) e faz os provedores gerarem chaves que podem ser privadas ou públicas.

    Dessa forma, quando uma pessoa assina um documento digitalmente, a firma é criada de maneira segura a partir da chave.

    Além disso, o algoritmo também cria o hash, isto é, um conjunto de dados correspondente ao arquivo assinado e que o criptografa com dia e horário.

    Por isso, as assinaturas não podem ser forjadas, pois somente o signatário é capaz de descriptografar a chave na plataforma, tornando a sua firma válida.

    Por que é importante validar a assinatura digital?

    Há diversas formas de fazer uma assinatura digital, inclusive gratuitamente pelo Word. Mas, as plataformas dedicadas a essa modalidade de firma contam com maneiras de validá-las e isso é muito importante.

    Primeiramente por conta da segurança, pois documentos online envolvem dados referentes à sua empresa, funcionários, colaboradores e clientes. Por isso, suas assinaturas devem ser feitas em um ambiente seguro.

    Outro ponto a ser considerado é a integridade dos signatários. Afinal, na maioria das vezes, os assinantes não estão presentes no mesmo ambiente físico. Por isso, existe a necessidade de que sua identidade seja validada e íntegra. 

    Por fim, a verificação de assinaturas digitais atende às regras estabelecidas pela ICP-Brasil, garantindo sua validade.

    Quais pontos devem ser considerados ao validar uma assinatura digital?

    Para fazer a validação, é necessário levar em consideração os pontos que apresentamos a seguir.

    Chave criptográfica

    Toda assinatura digital possui duas chaves criptográficas com finalidades distintas: enquanto uma decifra o documento e também é lida pelo destinatário, a outra a torna segura.

    Portanto, para saber se a assinatura de um documento é íntegra, basta fazer a comparação entre as duas chaves criptográficas.

    Processo de verificação

    Para saber se a assinatura de um documento é realmente íntegra, é preciso passar por um processo de verificação a partir de um validador de assinatura.

    Ele usa a chave pública do certificado digital do signatário e reverte o processo criptográfico. Quando os resumos são iguais, significa que a assinatura tem integridade. Caso isso não ocorra, quer dizer que a firma é inválida.

    Código de verificação

    Esse código se encontra presente em todos os documentos com assinatura digital e os verificadores tratam de conferir se arquivos com esse tipo de firma estão em conformidade com os padrões da ICP-Brasil.

    Mais adiante, mostraremos como usar esses validadores para saber se um documento assinado por meios digitais é íntegro.

    Definição de critérios

    Alguns critérios devem ser vistos ao assinar documentos digitais, o que inclui nome do assinante, código para verificação, carimbo de tempo e hash (ou resumo criptográfico).

    A verificação da assinatura digital é composta por esses critérios e também considera a sua conformidade, certificado digital, temporalidade e cadeia de certificação.

    Carimbo de tempo

    A confirmação de data e hora da assinatura é o que determina o seu carimbo do tempo. Portanto, ele é essencial para prevenir fraudes.

    Afinal, data e hora são dados que podem ser manipulados, pois basta mudar as configurações do dispositivo usado para assinar o documento, seja um computador ou smartphone.

    Contudo, o carimbo do tempo garante o dia e hora exatos em que o arquivo foi firmado digitalmente, o que impede qualquer tipo de contestação a respeito.

    Uso de uma plataforma especializada em assinaturas digitais

    Todos os pontos levantados acima não passam pelos seus cuidados e sim de uma plataforma voltada à assinatura digital de documentos.

    Elas permitem que as firmas sejam feitas de maneira segura e íntegra, além de contribuir com a gestão dos documentos uma vez que todos ficam armazenados na nuvem, o que facilita a coleta das assinaturas (que podem ser feitas em qualquer lugar do mundo) e tira a necessidade de espaço físico para guardá-los caso fossem físicos.

    ⚠️ Confira também estes artigos relacionados 👇

    ➡️ Saiba como fazer uma assinatura com certificado digital
    ➡️ Entenda para que serve um verificador de assinatura digital
    ➡️ O que é contrato digital e como adotar um para a sua empresa

    Como validar assinatura de forma digital?

    A ZapSign é uma plataforma de assinatura digital e eletrônica de documentos. Sua estrutura conta com um verificador de autenticidade que garante transparência, imutabilidade e irrevogabilidade das assinaturas feitas. Porém, você também pode validá-las no ITI e no Adobe Reader.

    Abaixo segue o passo a passo de como validar um documento nessas duas formas.

    Como validar assinatura digital no ITI

    O ITI (Instituto Nacional de Tecnologia da Informação) é a autarquia federal vinculada à Casa Civil da Presidência da República responsável por manter a ICP-Brasil.

    Seu verificador de conformidade é um modo simples de validar se um documento assinado na ZapSign não sofreu alterações, de maneira a não ter perdido a sua validade. Vejamos como fazer isso.

    1) Acesse a página oficial do verificador e clique em “selecionar assinatura”.

    validar assinatura digital

    2) Selecione o arquivo PDF que você baixou da plataforma da ZapSign após coletar todas as assinaturas e clique em “verificar conformidade”.

    validar assinatura digital

    3) O resultado mostrará o resultado, ou seja, se o arquivo é válido ou não de acordo com a MP 2.200-2/2001.

    validar assinatura digital

    Como validar assinatura digital no Adobe Reader

    Por padrão, o Adobe Reader não reconhece assinaturas feitas por certificados digitais A1 emitidos pela ICP-Brasil. Isso faz com que ele possa informar que a assinatura da ZapSign é inválida ou desconhecida.

    Para solucionar esse problema, é preciso importar a cadeia de certificados da Autoridade Certificadora SERPRORFBv5 (Serviço Federal de Processamento de Dados da Receita Federal do Brasil) e da Autoridade Certificadora Certisign Múltipla, além de definir como uma das fontes confiáveis do software.

    Vale lembrar que todas as assinaturas realizadas na plataforma ZapSign são íntegras. O passo a passo que ensinaremos a seguir para conferir sua validação no Adobe Reader é apenas um reforço.

    1) Caso o documento tenha sido criado até 04/12/2020, você deve fazer o download da cadeia de certificados da Autoridade Certificadora SERPRORFBv5 neste link

    Por outro lado, se o documento foi emitido depois de 05/12/2020, é preciso baixar a cadeia de certificados da Autoridade Certificadora Certisign Múltipla G7 clicando aqui.

    2) Em seguida, abra o Adobe Reader e importe o certificado. Clique em “Editar”, depois em “Preferências”. Em “Assinaturas”, acesse a seção “Certificados confiáveis e de identidade” e clique em “Mais”.

    validar assinatura digital

    No menu localizado na parte esquerda, clique em “Certificados confiáveis” e, depois, em “Importar”.

    validar assinatura digital

    Dentro de “Contatos”, clique em “Procurar” para selecionar o arquivo que você baixou conforme explicamos acima (cujo link de download para documentos gerados até 04/12/2020 e depois de 05/12/2020 são diferentes).

    validar assinatura digital

    Em “Contatos”, clique em “Autoridade Certificadora SERPRORFBv5” e, depois, em “Certificados”. Aparecerá um item com o nome “Autoridade Certificadora SERPRORFBv5”. Clique nele.

    validar assinatura digital

    Após clicar em “Confiar”, será exibida a tela abaixo em que você deve habilitar a opção “Utilizar esse certificado como uma raiz confiável”. Depois disso, clique em “OK”.

    validar assinatura digital

    Em seguida, clique em “Importar” e em “OK”. Feche todas as janelas, reinicie o Adobe Reader e abra um documento assinado na ZapSign.

    Agora seu Adobe Reader está pronto e configurado para validar os documentos com assinatura digital. A tela de confirmação dessa validação será como a do print abaixo.

    validar assinatura digital

    Ao seguir qualquer um desses dois tutoriais, você conseguirá validar a assinatura digital dos seus documentos que foram firmados pela ZapSign.

    Se você ainda não conta com uma solução de assinatura digital, que tal saber como a nossa plataforma poderá ajudar a sua empresa? Clique aqui para solicitar o contato de um dos nossos especialistas!

    Deixe um comentário

    Inicie seu teste gratuito hoje!

    Experimente nossa ferramenta de assinatura digital gratuitamente.
    Os 5 primeiros documentos
    são gratuitos!

    Compartilhar este artigo

    Você quer se manter informado?

    Inscreva-se em nosso blog

    Artigos relacionados