O desenvolvimento dos processos de uma empresa já representa, por si só, um grande desafio para qualquer gestor. Com o mercado cada vez mais dinâmico e competitivo, aquele que não estiver alinhado às práticas mais arrojadas de gestão certamente ficará para trás. Em plena era tecnológica, uma das principais dentre essas práticas é a implementação de programas de gestão especializados – como um software de automação de marketing.
Afinal, seus recursos são indispensáveis para aprimorar e otimizar a rotina gerencial de uma companhia. No marketing, essa necessidade se faz mais evidente, já que o processo de compra e venda é, efetivamente, o momento-chave para consolidar a relação entre o cliente e a marca.
Por esse motivo, apontamos aqui os principais softwares de marketing do mercado. Continue a leitura para conferir!
Automação de marketing: o que é, afinal?
Podemos definir automação de marketing como uma função desempenhada por um software para automatizar tarefas mecânicas e repetitivas referentes ao processo de vendas. Embora as ferramentas disponíveis variem, a maioria dessas plataformas oferece recursos como:
- criação e manutenção de um banco de dados com informações individuais dos clientes;
- automação de tarefas repetitivas, incluindo o envio de e-mails de boas-vindas;
- segmentação de diferentes públicos;
- envio de mensagens personalizadas para diferentes segmentos;
- geração de relatórios de desempenho.
💡 Dica! Precisa de uma solução de assinatura digital na sua gestão? Clique aqui e crie a sua agora!
Por que a automação de marketing é tão importante na estratégia de marketing das empresas?
Como você já deve estar percebendo, a implementação de um software de automação de marketing promete uma série de vantagens às empresas que optam por investir nesse tipo de solução. Essas vantagens se refletem principalmente no melhor aproveitamento da equipe e no aprimoramento das estratégias de gestão de vendas. A seguir, enumeramos os principais benefícios obtidos após a utilização robusta desse tipo de ferramenta:
- gestão do tempo otimizada;
- maior eficiência durante o processo do funil de vendas
- melhor desempenho em vendas;
- mais qualidade na comunicação com o cliente
- atração de novos leads;
- conversão de leads em clientes;
- redução de gastos.
⚠️ Confira também estes artigos relacionados 👇
➡️ Descubra qual o melhor software de gestão empresarial para pequenas empresas
➡️ Conheça os 5 principais tipos de software de gestão contábil do mercado
➡️ Veja os principais tipos de software de gestão de documentos do mercado
Os melhores softwares de automação de marketing
A esta altura, você com certeza já está convencido da importância de se adotar um software de automação de marketing, mas talvez ainda esteja em dúvida sobre qual escolher para o seu negócio. Para te ajudar, preparamos uma lista com as 21 melhores soluções.
1. RD Station
Líder no Brasil, o RD Station Marketing é desenvolvido pela Resultados Digitais, uma das grandes referências em marketing digital na América Latina.
Trata-se de uma ferramenta extremamente versátil, cujas funções variam entre envio de e-mails agendados; criação de páginas de landing; gestão de redes sociais e SEO; análise de leads; gestão de contatos e muitas outras. O RD Station também pode ser integrado a várias outras ferramentas.
O software é pago, mas há outros pacotes, com funções extras, disponíveis.
2. LAHAR
Aqui temos um software tão eficiente, que por duas vezes já foi eleito pela ABCOMM (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico) como o melhor software de marketing digital.
De fato, trata-se de uma ferramenta bastante completa em suas funcionalidades. Com recursos robustos de CRM, gestão de leads e mensagem, o LAHAR tem, ainda, a vantagem de poder ser totalmente customizado, conforme as necessidades do gestor e do negócio.
3. ActiveCampaign
O ActiveCampaign se destaca por ser atraente, de fácil utilização e totalmente focado na experiência do cliente – o que, sem dúvidas, representa um forte diferencial competitivo.
Sua funcionalidade de marketing geográfico é capaz de identificar a localização do lead, o que é de grande importância para a análise de resultados.
O ActiveCampaign também possui excelentes funções de automatização de e-mail, segmentação de leads, gestão de contatos, personalização de conteúdos e integração.
4. E-goi
A E-goi possui um software excelente para empresas que desejam focar em uma comunicação fluida e eficiente.
Além de diversas funções de marketing e notificações por e-mail e SMS; notificações web push e push mobile; e-mail e SMS transacionais; e anúncios, a ferramenta também se mostra bastante eficaz no que diz respeito à geração, tráfego e conversão de leads e experiência do usuário.
O E-goi está disponível em um plano gratuito e vários planos pagos.
5. Mailbiz
A Mailbiz oferece um software baseado, principalmente, em critérios como usabilidade e funcionalidade em um suporte de qualidade.
A ferramenta conta com recursos de automação de e-mails; teste A/B; formulários; landing; listas; editor drag and drop; e templates gratuitos.
O Mailbiz está disponível por assinatura, cujos valores vão a partir de R$329,00 ao mês.
6. Sharpspring
Largamente utilizado por agências de todo o mundo, o Sharpspring oferece o próprio CRM, além de diversas funções de integração, avaliação de campanhas, criação de personas, gestão de leads, landing pages e automação de processos.
7. Wishpond
O Wishpond se propõe a otimizar a experiência do usuário por meio de uma interface simples e de alta usabilidade. Nutrição e segmentação de leads; personalização de e-mails; relatórios em tempo real; e a criação de formulários e sorteios estão entre suas principais funcionalidades.
8. Mailchimp
O Mailchimp oferece diversos recursos inteligentes para e-mail marketing, integração com redes sociais, gestão de contatos e anúncios pagos. Você pode optar pelo plano grátis ou por um dos três pacotes pagos.
9. LeadLovers
A LeadLovers desenvolveu essa ferramenta visando reforçar as relações entre as marcas e seus clientes.
A ferramenta oferece funções diferenciadas, como diversos modelos prontos de páginas e de máquinas de vendas, hospedagem ilimitada de domínios e alta integração com outras plataformas.
10. Snov.io
Aqui na Snov.io, o foco está no Outreach de vendas – em outras palavras, no uso de ligações e mensagens por e-mail ou rede social para a captação de leads e recuperação de clientes.
11. Salesforce Pardot
Salesforce Pardot, esse robusto software de automação de marketing integra CRM, e-mail marketing, gestão de leads, relatórios ROI, landing pages e testes A/B com extrema eficiência, sendo indicado para grandes empresas.
12. Sendinblue
Aqui temos uma ferramenta bastante completa e que vem sendo bastante usada por empresas européias, O Sendinblue reúne uma vasta gama de funcionalidades, como, por exemplo: automação de marketing por e-mail, SMS e chat; CRM; webformulários; landing pages; retargeting; e anúncios de Facebook.
13. SendPulse
O SendPulse visa, principalmente, humanizar e simplificar os processos, a fim de engajar os leads da empresa. Integrado a diversas ferramentas de vendas e oferecendo o próprio sistema de CRM, ele proporciona um e-mail marketing automatizado e facilita a criação de landing pages e a mensuração do ROI.
Além do plano gratuito, há os pacotes pagos, com valores mensais bem generosos.
14. Infusionsoft
Ideal para pequenas empresas, esse software de automação de marketing se mostra bastante eficiente.
Dentre outras funções, os grandes diferenciais do Infusionsoft são a automação dos processos financeiros, como cobranças e pagamentos, e as ferramentas que possibilitam o acompanhamento do comportamento do usuário.
15. Dinamize
A solução da Dinamize tem como foco a geração de resultados consistentes. Seus recursos são fortemente voltados para o desenvolvimento de ações efetivas em vendas e fidelização de leads e clientes.
Está disponível nos planos Starter, Pro e Advanced.
16. Fleeg
A plataforma da Fleeg é mais uma cuja proposta está na simplificação e na humanização de seus processos. Contando com um sistema de CRM próprio, o Fleeg é facilmente integrado a outras aplicações de vendas.
O software oferece um plano gratuito e três planos pagos.
17. Mautic
O software da Mautic oferece uma vasta gama de funcionalidades, como: gestão de leads e contatos; campanhas de marketing; monitoramento de redes sociais; funil de vendas e muitas outras opções.
Mas o seu grande diferencial é ser um software open source, o que permite que os usuários o aprimorem por si mesmos.
18. Marketo
Apresentamos aqui um software muito bem avaliado e que se destaca por rodar direto da nuvem. Além disso, o Marketo possui funções competentes de gestão de leads e automação de marketing (e-mail e mobile).
19. Oracle
Veterana no mercado, a Oracle possibilita que sua empresa opere por diversos canais, e de forma personalizada. Uma excelente opção para a geração e a gestão dos seus leads.
20. AdRoll
O AdRoll é bastante usado no e-commerce para a criação de anúncios (tradicionais e em mídia social), além do engajamento de clientes por e-mail.
A plataforma também possui um app para lojistas Shopify, que oferece plano gratuito e versão trial por um mês.
21. Hubspot
A Hubspot, gigante do marketing digital, oferece essa ferramenta completa de automação de marketing.
Com excelentes funcionalidades de gerenciamento de leads, gestão de mídias sociais, análise de jornada do cliente, SEO e blog, a Hubspot Marketing Hub destaca-se das demais por sua capacidade de converter em ativos os leads inativos.
E já que fechamos com a Hubspot, você sabia que essa ferramenta pode ser perfeitamente integrada à plataforma da ZapSign? Clique aqui para saber mais!