Já faz um bom tempo que grandes transformações digitais têm influenciado significativamente a nossa sociedade e modificando toda a vivência humana até mesmo em seus aspectos mais simples, e transformando radicalmente nossa cultura, nossa comunicação e a nossa vida em geral, a ponto de vermos inteligência artificial nas empresas.
Afinal, no que se refere ao nosso modo de trabalho, não poderia ser diferente. No campo da gestão de empresas, percebemos que o cenário se encontra progressivamente tomado por plataformas virtuais, documentos eletrônicos e por toda a sorte de ferramentas tecnológicas.
Eles levam o processo laboral a um novo patamar de modernidade – sobretudo com a recente chegada do uso maciço de IA no ambiente corporativo.
A verdade que se revela é que quem não acompanhar essa tendência, certamente, ficará para trás.
Ao longo da leitura deste artigo, você poderá compreender tudo o que precisa sobre o uso de inteligência artificial nas empresas. Vamos lá?
E, afinal, o que é inteligência artificial?
Quando falamos em inteligência artificial, os termos Machine Learning e Deep Learning também surgem frequentemente – não sendo raro que se faça confusão entre seus significados. E, muito embora os três conceitos estejam intimamente relacionados, há algumas diferenças fundamentais entre suas definições.
Podemos definir a inteligência artificial, também chamada de IA ou AI, como um campo da ciência que serve ao propósito de estudar e desenvolver máquinas e sistemas inteligentes para o fim de realizar, com eficiência e autonomia própria, atividades humanas.
Na prática, percebemos que a inteligência artificial está inserida há tempos em nossas vidas: no campo da robótica, nas simulações de crédito nos aplicativos bancários, nos jogos de videogame, nas compras virtuais, pesquisas na web e muitos outros recursos digitais que utilizamos em nosso cotidiano.
Quando falamos em Machine Learning e Deep Learning, entretanto, entramos em campos específicos desse campo, que levam a nossa experiência com inteligência artificial a um novo patamar.
Machine Learning
Podemos definir o conceito de Machine Learning, ou aprendizado de máquina, como uma subcategoria da inteligência artificial que permite mais precisão nas aplicações de software.
Mais do que possibilitar que as máquinas realizem atividades como um ser humano, aqui elas são aprimoradas de maneira a aprender gradativamente, conforme as informações que lhes são apresentadas.
Sendo assim, o Machine Learning se baseia na criação de algoritmos inteligentes capazes de ler, compreender e interpretar dados, extraindo respostas diferentes por meio da realização de análises estatísticas.
Normalmente, o Machine Learning ocorre sob a supervisão de humanos, que alimentam as máquinas com as devidas informações e realizam o acompanhamento dos resultados.
Entretanto, há casos em que esses mecanismos funcionam de forma 100% autônoma, sem a supervisão humana. É aí que entra o conceito de Deep Learning.
Deep Learning
Deep Learning, ou aprendizado profundo, é um subtipo de Machine Learning que automatiza a análise preditiva, simulando a forma de aprendizado dos seres humanos por meio de mecanismos não lineares (diferente dos sistemas não-autônomos de Machine Learning) de compreensão de informações – o que possibilita análises mais complexas e subjetivas.
À medida que o sistema vai reunindo os dados em uma série de modelos estatísticos hierarquicamente encadeados, a compreensão dos mais diferentes contextos vai se tornando cada vez mais precisa e acurada.
Assim, podemos concluir que há uma relação hierárquica entre os três conceitos: enquanto inteligência artificial se refere ao uso da tecnologia para permitir que máquinas realizem atividades humanas de forma eficiente, Machine Learning se refere a toda e qualquer prática de aprimoramento da IA que envolva a utilização de algoritmos para fins de compreensão de dados.
Logo, Deep Learning é um tipo específico de Machine Learning que consiste nas práticas que envolvem apenas os algoritmos, sem o intermédio de qualquer espécie de agente humano.
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Como a inteligência artificial tem sido aplicada nas empresas?
No mundo dos negócios, a inteligência artificial vem sendo largamente utilizada como uma ferramenta estratégica no impulsionamento da produtividade e da obtenção de resultados, tanto pelas grandes corporações quanto por pequenos negócios.
A seguir, destacamos as principais aplicações de inteligência artificial utilizadas pelas empresas:
Chatbots
Chatbots são sistemas de comunicação inteligentes capazes de reconhecer informações a fim de conversar com seres humanos, reproduzindo seu comportamento e sua linguagem de forma ao mesmo tempo natural e pré-programada.
Esses sistemas são facilmente integráveis a banco de dados e outras ferramentas. Assim, processos administrativos simples envolvendo cadastro, consulta e atualização de informações são otimizados por meio da automação, garantindo uma experiência aprimorada para o cliente.
Mecanismos de segurança
A inteligência artificial representa uma poderosa ferramenta de segurança, e isso ocorre tanto em âmbito digital como no mundo físico.
Um bom exemplo desse tipo de aplicação em nível digital é o Internet Banking. Ao vincular a inteligência artificial aos servidores, as tentativas de ataques virtuais podem ser identificadas de forma muito mais rápida do que uma pessoa faria – isso sem contar com a eficiência da IA na análise das diferentes formas de ataque e na criação de formas de neutralizá-los.
Por outro lado, no âmbito físico, temos o exemplo das câmeras de trânsito inteligentes e dos serviços de reconhecimento facial, que se mostram extremamente úteis no rastreamento de criminosos e infratores.
Recrutamento Inteligente
A utilização da inteligência artificial no RH das empresas tem representado uma expressiva transformação nos processos de recrutamento. Isso porque a ferramenta é capaz de lidar com um grande volume de currículos e informações, filtrando os mais relevantes para a vaga em questão, de maneira a levar bem menos tempo para realizar uma contratação.
Ademais, a tecnologia permite a tomada de decisões totalmente alinhadas com os padrões da empresa, de modo que a impressão pessoal do recrutador passa a não possuir tanto relevância.
Assistentes virtuais
Assistentes virtuais são recursos extremamente versáteis por natureza, devido às suas diversas funcionalidades, que incluem reconhecimento de voz, compreensão de demandas e cumprimento de ordens.
Por esse motivo, várias empresas vêm implementando assistentes virtuais em suas atividades de rotina, uma vez que essas ferramentas operam como uma eficiente fusão entre agenda inteligente e secretária virtual.
Automatização de processos e otimização de softwares
A implementação da inteligência artificial nas empresas também vem se destacando no quesito da automação e otimização. Um bom exemplo se dá pelo aprimoramento dos já largamente utilizados ERP (Enterprise Resource Planning) por meio dos I-ERPs – nada mais que versões inteligentes dos conhecidos sistemas de gestão de recursos.
Capazes de aprender padrões operacionais e de comportamento conforme são usados, os I-ERPs funcionam como conselheiros virtuais totalmente alinhados com os dados da empresa e capazes de desenvolver soluções e respostas rapidamente.
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Como os benefícios da inteligência artificial impactam positivamente os negócios?
Como você já pode perceber, os benefícios da aplicação de inteligência artificial nos modelos de gestão das empresas representam uma série de impactos positivos sobre os negócios. A seguir, falaremos um pouco mais a respeito.
Automação e eficiência
A introdução da inteligência artificial nos processos laborais elevou os níveis de automação nas empresas, sobretudo nos setores de telecomunicações, transporte, bens de consumo e serviços.
Integrando a inteligência artificial ao sistema, os processos tornam-se mais eficientes e ágeis, de forma que as atividades redundantes são significativamente reduzidas – ou mesmo eliminadas.
Redução de custos
Dentro das empresas, para cada atividade há, naturalmente, um custo. Embora essa relação seja necessária, é fato que o investimento em inteligência artificial consegue reduzir bastante os gastos, principalmente os referentes às atividades repetitivas que são evitadas.
Com efeito, a inteligência artificial não apenas ajuda a reduzir custos operacionais, como favorece uma sólida economia de longo prazo que fortalecem a escalabilidade da empresa.
Melhores tomadas de decisão
A inteligência artificial é capaz de criar consistência de dados, organizando, interpretando e quantificando informações de modo a oferecer respostas rápidas e precisas, essenciais para solucionar problemas e realizar uma gestão de sucesso.
Equipe satisfeita
A inteligência artificial proporciona comodidade na rotina de trabalho. Enquanto a máquina realiza as tarefas mais morosas, a equipe fica livre para realizar atividades mais produtivas em nível estratégico – sendo, portanto, um fator essencial de produtividade e engajamento.
Alta personalização
O uso da inteligência artificial simplifica o processo de personalização do serviço. A própria IA se encarrega de analisar o perfil do cliente a fim de oferecer as melhores opções, como ofertas, ferramentas de pesquisa e outras soluções alinhadas com suas características e necessidades.
Redução de falhas
Uma vez que um robô não sente os efeitos da exaustão causada pela atividade laboral, o excesso de informação contínua não afeta seu desempenho – ao contrário do que ocorre com um ser humano. Portanto, o uso da inteligência artificial nas empresas representa uma ferramenta ímpar na redução de falhas operacionais.
Experiência do cliente
Quando a inteligência artificial é utilizada na empresa, não é apenas entre a sua equipe que os níveis de satisfação aumentam. Como todos os fatores acima mencionados representam melhorias na qualidade do serviço prestado, isso se reflete na opinião do cliente, bem como em sua percepção sobre a marca.
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