No contexto atual, percebe-se facilmente o impacto dos avanços tecnológicos sobre os processos de gestão de empresas e os desafios da transformação digital nas mesmas. A fim de modernizar e melhorar a execução de seus serviços, a aquisição de ferramentas digitais, como plataformas de assinatura eletrônica e organizadores de tarefas, tem se mostrado cada vez mais um caminho inevitável para os gestores dos mais variados negócios.
Entretanto, ainda se trata de uma tendência recente, de modo que muitas empresas possuem uma visão um tanto restrita das reais implicações no mundo corporativo.
É comum que o tema seja associado principalmente ao advento do trabalho remoto e à ampliação das possibilidades de acesso às pessoas físicas – contudo, trata-se de um cenário muito mais complexo, e há muito o que se compreender sobre todo esse processo que revoluciona de maneira contínua e acelerada as nossas relações profissionais e pessoais.
Por isso, nós, da ZapSign, preparamos este artigo, com tudo o que você precisa saber sobre o impacto e os desafios da transformação digital. Continue a leitura e mantenha sua empresa alinhada às dinâmicas velozes de um mercado cada vez mais digitalizado!
Quais são os desafios da transformação digital nas empresas e por que elas são difíceis para algumas pessoas
Apesar da importância da aderência das empresas à transformação digital, é comum percebermos que alguns de seus aspectos representam desafios recorrentes, sobretudo entre os mais velhos, que buscam novas formas de organização de suas demandas.
1. Mudança cultural
Indiscutivelmente, o processo de transformação digital passa pela cultura interna da empresa. Grandes mudanças precisam estar intrinsecamente ligadas aos valores fundamentais de uma organização, e para isso, pode ser necessário revolucionar o DNA da companhia, promovendo uma cultura colaborativa, ancorada em valores de engajamento e capacitação das equipes.
2. Investimento em pessoas
Reforçando o ítem anterior, frisar a urgência deste ítem é de importância salutar. Para que uma nova cultura, que possibilite grandes transformações, seja implantada, o investimento nas pessoas que compõem o seu time e, posteriormente, nas ferramentas a serem utilizadas é de flagrante necessidade – do contrário, os profissionais não conseguirão se manter alinhados às reais expectativas do negócio.
3. Uso de dados
Um dos principais desafios da transformação digital nas empresas se deve à questão do armazenamento e utilização dos dados: o advento das plataformas de gestão eletrônica criaram a necessidade de novas diretrizes sobre segurança de dados, que se apresentam pela LGPD (Lei Geral de Proteção aos Dados).
A aquisição dos sistemas adequados de armazenamento e análise centralizada de dados representa uma forma totalmente nova de lidar com diversos aspectos gerenciais, documentais e contábeis – e, por isso mesmo, se revela um dos principais desafios para as empresas, no que tange à capacidade de adaptação e reorganização.
4. Automação de processos
Os níveis de produtividade de uma organização já se encontram intimamente ligados ao seu investimento nesse setor, que possibilita um aprimoramento expressivo nas experiências dos clientes e dos profissionais.
Conforme os processos vão se tornando cada vez mais automatizados, vai se tornando mais e mais claro que o valor digital das empresas desempenhará um papel de extrema importância nos próximos anos – sobretudo no que diz respeito à gestão do tempo.
De fato, a automação, que desde já se revela como um diferencial poderoso para a expansão de um negócio, em breve se configurará como um fator essencial para as operações de qualquer empresa.
5. Atendimento ao cliente
Os novos modelos de relacionamento entre público e marca trazidos pela transformação digital colocam os clientes em um papel fundamental.
Mais do que nunca, a comunicação entre ambos os lados se dá de forma estreita e direta, de modo que o poder do cliente alavancar ou condenar a imagem da empresa se torna mais expressivo a cada dia.
O investimento em um sistema de atendimento capaz de entregar uma experiência diferenciada representa uma parcela significativa dos desafios da transformação digital nas empresas.
6. Atenção aos concorrentes no mercado
A competitividade entre concorrentes sempre foi um fator preponderante na estratégia de toda e qualquer empresa. Com o advento da Internet, novas formas de apresentação dos próprios produtos e serviços surgiram, atiçando ainda mais esse cenário.
Com isso, as dinâmicas de relacionamento entre diferentes marcas se intensificaram de todas as formas possíveis: se, por um lado, a facilidade de comunicação entre as marcas e os consumidores acirrou rivalidades, por outro, concorrentes vorazes do passado conseguem estabelecer parcerias a partir dos diferentes valores oferecidos, ainda que seus produtos sejam semelhantes.
O fato é que a virtualização das estratégias comerciais obriga as mais variadas companhias a aguçar os sentidos em relação à concorrência e aos riscos e possibilidades resultantes deste novo e complexo cenário.
7. Foco em novas tecnologias
Em um cenário comandado pelo fator tecnológico, há três fileiras que rapidamente se tornaram o centro das atenções, tomando o mercado de assalto de forma tão veloz quanto expressiva:
A Big Data trata de uma tecnologia intrinsecamente relacionada ao armazenamento massivo e análise poderosa de dados, de modo a avaliar diferentes cenários e realizar investimentos assertivos e de baixo risco;
A realidade virtual, por sua vez, se desenvolve como uma ferramenta de visualização e emulação do âmbito físico por meio da tecnologia, e as possibilidades de suas aplicações se revelam cada vez mais variadas em quantidade e finalidade.
Por fim, a inteligência artificial vem para elevar o processo de automação dos mais diversos setores a um novo patamar nunca antes visto, apresentando um potencial leque de opções tão impressionante quanto assustador.
Naturalmente, a partir dessas tendências, já se pode perceber um aumento expressivo de demanda nos setores de TI, o que implica em uma busca incessante por aprimoramento das práticas da área, além de uma busca crescente por inovação.
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Como superar os desafios da transformação digital nas empresas
A esta altura da leitura, você já percebeu que para que a sua empresa se mantenha relevante no mercado, é crucial que as suas práticas se alinhem perfeitamente ao processo de transformação digital.
Nesse sentido, é extremamente importante a compreensão do valor de um planejamento estratégico de médio e longo prazo que permita que a companhia seja capaz de acompanhar as novas tecnologias que não param de surgir e revolucionar o mercado.
Esse trabalho de planejamento é indispensável para toda e qualquer empresa que se proponha a implementar e superar os desafios da transformação digital. Para tal, é necessário estar atento a uma infinidade de fatores mercadológicos, como veremos nos ítens a seguir.
Avaliação de processos
Para superar os desafios provenientes da transformação digital, é preciso, primeiramente, compreender como essa tendência pode afetar os seus processos, o que é impossível sem um conhecimento detalhado dos próprios processos em si.
Comece priorizando a adaptação dos setores mais estratégicos do seu negócio, como marketing, vendas e atendimento, pois uma atuação otimizada nesses departamentos trará maior retorno em curto e médio prazo, o que servirá de alavanca para a implementação da inovação nas demais áreas.
Cultura organizacional
Como já mencionado mais acima, a cultura da empresa é a base para toda e qualquer mudança operacional significativa a ser implementada. O conhecimento íntimo da natureza do seu negócio é fundamental para que se possa decidir e implantar novas e adequadas ferramentas, assim como para a capacitação dos seus profissionais na utilização dessas ferramentas.
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Este é o momento de refletir sobre os valores que a empresa carrega e sobre como a sua marca contribui com a sociedade. Também é hora de aproveitar para avaliar se os seus funcionários estão alinhados com esses valores e compromissos, pois uma cultura organizacional bem estabelecida se reflete diretamente na postura dos profissionais que compõem a sua equipe.
Engajamento da equipe
Obter o engajamento dos seus profissionais é de enorme valor estratégico para a empresa.
Cabe à gestão e às demais esferas de liderança da organização inspirar esses valores no time, pois apenas por meio do engajamento e da proatividade os objetivos serão claramente compreendidos e as atuações se darão com excelência. Uma equipe engajada é uma equipe integrada, e essas são prerrogativas imprescindíveis para que as práticas ideais se estabeleçam.
Por isso, para implementar grandes transformações no seu negócio, é indispensável promover a motivação e o alinhamento do time aos seus objetivos principais por meio de ações afirmativas.
Investimento em tecnologia
Uma vez que os passos anteriores tenham sido cumpridos, torna-se mais fácil partir para o que, de fato, interessa: o investimento nas ferramentas tecnológicas apropriadas para transformar o seu negócio e promover a digitalização das suas operações.
Aqui, as decisões devem ser tomadas a partir de todo o conhecimento obtido ao longo do planejamento e da análise dos processos e particularidades do negócio.
Em seguida, é importante garantir que o cliente esteja a par das mudanças realizadas nas funcionalidades do seu negócio. Em outras palavras, depois de engajar o time, é chegado o momento de engajar o público.
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