Como fazer Canvas: o passo a passo para implantar esse Business Model

Tabela de Conteúdos

Os grandes desafios ao se iniciar um novo empreendimento se apresentam logo no começo. Por isso, é preciso método e seriedade ao apresentar o seu novo negócio, tanto para o seu público-alvo, quanto para o mercado – mas também para você mesmo. Isso inclui saber como fazer Canvas.

Afinal, para que a gestão ocorra de maneira apropriada, é preciso focar em estabelecer estruturas firmes para o projeto, o que implica no uso de ferramentas especiais, como ERPs, organizadores de tarefas, dentre várias outras.

E foi justamente com este fim que foi desenvolvido o Canvas – uma ferramenta de organização de projetos que facilita a apresentação do negócio e a condução de suas atividades.

Por isso, preparamos este conteúdo sobre o assunto. Aqui, explicaremos tudo sobre essa metodologia de estruturação de modelo de negócios. Vamos lá?

    O que é o Canvas?

    Embora existam diversas metodologias de modelo de negócio, o Canvas, reconhecidamente, se destaca por tornar todo esse processo particularmente mais intuitivo e fluido.

    Relativamente recente, o Canvas surgiu na primeira década do século XXI, resultado de uma tese de Alex Osterwalder, que, ao lançar o livro Business Model Generation: Inovação em Modelos de Negócios, apresentou o Canvas ao resto do mundo e revolucionou o conceito de direcionamento estratégico de modelos de negócio.

    Em outras palavras, podemos definir o Canvas como uma ferramenta objetiva de suporte de gestão e organização de tarefas, capaz de proporcionar ao gestor uma visão ampla de sua organização

    Além disso, ele consegue definir todos os seus pontos relevantes, como objetivos, ações e estratégias, dentro dos seu respectivo segmento. É esse panorama aguçado que permite que o empreendedor avalie o que é e o que não é viável em sua proposta, e, assim, possa se organizar antes de iniciar seus trabalhos.

    Quais são os blocos que o compõem o Canvas?

    A estrutura do Canvas é bastante simples, é justamente isso que o torna uma ferramenta tão útil para que todos os membros da equipe consigam visualizar o projeto de forma prática, objetiva e funcional – sendo, por isso, vital para a gestão do tempo.

    Esse modelo de planejamento prioriza a descentralização dos quadros e a uma dinâmica de participação ativa por parte de todos na empresa. Essa abordagem menos linear é o que possibilita a aplicação de práticas criativas, intuitivas e inovadoras.

    Ainda nesse sentido da praticidade, ao falar sobre como fazer o Canvas, há diversas maneiras possíveis: desde uma simples folha de papel, passando por quadros e até mesmo arquivos digitais editáveis em um PC ou smartphone

    Aqui, o que importa mesmo é a sua composição, formada por 9 grandes blocos: 

    • segmento de clientes; 
    • proposta de valor; 
    • canais de comunicação; 
    • relacionamento com clientes; 
    • fontes de receita; 
    • recursos principais; 
    • atividades-chave; 
    • parceiros principais; 
    • estrutura de custos.

    Como fazer o Canvas para o seu negócio: passo a passo

    Ok, agora você compreende o que é e para que serve este modelo de negócios. Mas, na prática, como fazer o Canvas?

    Como dissemos, o Canvas é um quadro gráfico dividido em 9 blocos. A seguir, mostraremos em detalhes o que deve ser considerado ao elaborar o conteúdo de cada bloco.

    Uma boa dica inicial é dividir os 9 blocos do seu Canvas em 4 grupos, a fim de visualizar melhor como cada um deles se relaciona com o outro. Você pode separá-los por cores diferentes. Tomando como exemplo, vamos usar azul, amarelo, vermelho e verde:

    • segmento de clientes, relacionamento com clientes e canais de comunicação são os blocos que definem quem é seu cliente e como você vai chegar até ele, vamos marcá-los de azul;
    • proposta de valor determina o que você oferece ao cliente, e o motivo que vai fazer com que os clientes escolham seu produto, vamos marcá-lo de amarelo;
    • parceiros principais e atividades-chave definem a sua metodologia de produção, vamos marcá-los de vermelho;
    • estrutura de custos e fontes de receita são referentes à sua entrada e saída de dinheiro, ao seu controle financeiro, vamos marcá-los de verde.

    Dito isso, vamos em frente.

    1. Segmento de clientes

    Primeiramente, ao fazer o seu Canvas, você deve observar atentamente o lugar que sua empresa ocupará no mercado: a qual nicho pertencerá, como é o perfil do seu público-alvo e por aí vai. É imprescindível que você saiba definir esses fatores, visto que há toda uma sorte de tipos diferentes de segmentos de público.

    Se você não conhecer bem o perfil do cliente a quem você deseja vender o seu produto ou serviço, será difícil atingir níveis satisfatórios de qualidade no seu trabalho final. 

    Para tanto, é importante definir claramente para quem você está se propondo a criar valor; o que esse consumidor, de fato, precisa; e como proceder para atendê-lo bem e proporcionar a ele a melhor experiência possível com a sua marca.

    A partir desses apontamentos, será bem mais fácil dividir a segmentação da sua base de clientes.

    2. Proposta de valor

    Esta é uma etapa muito importante, por se tratar da maneira como a sua empresa irá, efetivamente, operar. A proposta de valor é a responsável pelo cliente escolher você e não o seu concorrente. 

    Aqui, todo o seu método de operação, atendimento e resolução de problemas será traçado. Independente dessas práticas serem tradicionais ou extremamente inovadoras, o que importa neste bloco é garantir que o seu serviço oferecerá com perfeição as soluções que o seu cliente busca, atendendo – ou mesmo superando – suas expectativas.

    Nesta etapa, destaque os seguintes pontos: qual o valor entregue ao cliente; quais problemas a marca ajuda a resolver; e quais produtos ou serviços específicos são oferecidos a cada segmento de seu público.

    3. Canais de comunicação

    Os caminhos pelos quais a empresa chega ao cliente são traçados neste bloco. Trata-se de um ponto estratégico, no qual você definirá os meios de comunicação e relacionamento entre o consumidor e a sua marca. 

    Analise quais canais você tem disponíveis, como eles se integram e através de quais deles o seu público pode ser alcançado com mais sucesso.

    4. Relacionamento com clientes

    Aqui, você tratará da manutenção do relacionamento com o cliente. Esse relacionamento precisa ser cultivado o tempo todo – ao contrário do que acredita o mau gestor, o momento da compra não é decisivo para preservar essa relação. 

    Pondere sobre o tipo de relação que o seu segmento de público espera de uma marca, o quanto essa relação já foi estabelecida e os custos para aprimorá-la. Esses são fatores vitais para a fidelização do seu cliente.

    ⚠️ Confira também estes artigos relacionados 👇

    ➡️ Aprenda como organizar tarefas de trabalho em 14 dicas práticas
    ➡️ Confira 18 tipos de organizador de tarefas para iPhone
    ➡️ Saiba agora como usar o organizador de tarefas do Google

    5. Fontes de receita

    Neste bloco, você irá avaliar o quanto seus clientes estarão dispostos a pagar pelo seu produto ou serviço. 

    É muito importante saber qual preço o consumidor considera, de fato, justo pagar; os meios de pagamento disponíveis; e por quais meios o cliente preferiria pagar.

    6. Proposta de Valor

    Este é o bloco no qual as propostas de valores são elaboradas. Analise suas propostas de valor para identificar quais recursos elas exigem; quais canais de distribuição você possui; qual a relação concreta entre o seu público e as fontes de receita. 

    Logo, este bloco é muito importante, pois integra todos os anteriores, a fim de que suas estratégias possam ser aplicadas com sucesso.

    7. Atividades-chave

    Este é o espaço para considerar os seus fatores de qualidade relativos à produção, à solução de problemas e ao gerenciamento de estrutura. 

    Pondere sobre quais atividades-chave sua proposta de valor exige; quais são aplicadas às relações com os clientes; e quais delas estão relacionadas às suas fontes de receita, e você estará apto para identificar as tomadas de ação adequadas.

    8. Parceiros principais

    É preciso reconhecer o valor das parcerias corretas nos negócios. Para trabalhar esse aspecto de forma a obter melhorias expressivas nas suas operações e nos seus custos, atente-se a quem são os seus principais parceiros e fornecedores; que recursos a empresa adquire deles; e quais atividades-chave eles realizam.

    9. Estrutura de custos

    Não podemos esquecer que todos os blocos destacados correspondem a algum custo. Todo o gasto necessário para que o empreendimento aconteça será detalhado neste bloco. 

    É aqui que você deverá analisar quais os custos mais importantes do seu negócio; quais recursos principais e atividades-chave são mais dispendiosos; e quais desses custos são regulares e quais são variáveis.

    Ferramentas que utilizam o Canvas

    Embora, como já citamos, o Canvas possa ser feito de inúmeras formas, incluindo em folhas de papel e em quadros na parede, não custa lembrar que as tecnologias digitais representam um grande diferencial dentro das práticas de uma empresa. A Internet reúne uma infinidade de boas ferramentas voltadas para o desenvolvimento do seu Canvas.

    Essas plataformas permitem, dentre uma série de outras vantagens, a possibilidade de flexibilizar e customizar o seu Canvas; a colaboração e a integração entre os diversos membros do seu time; o compartilhamento de informações via e-mail e links; além de segurança reforçada, por meio de backups e armazenamento em nuvem.

    Entre as ferramentas mais competentes para o desenvolvimento de Canvas, destacamos:

    Gostou deste artigo? Acredita que ele será útil a outras pessoas que também podem ter interesse em como fazer Canvas? Então, compartilhe-o nas suas redes sociais!

    Deixe um comentário

    Inicie seu teste gratuito hoje!

    Experimente nossa ferramenta de assinatura digital gratuitamente.
    Os 5 primeiros documentos
    são gratuitos!

    Compartilhar este artigo

    Você quer se manter informado?

    Inscreva-se em nosso blog

    Artigos relacionados