ZapSign Blog

Como fazer assinatura digital no celular em 5 etapas

Conforme as inovações tecnológicas avançam, a necessidade de adaptação torna-se flagrante para empresas de todo o mundo. O novo cenário vem causando uma verdadeira revolução nas práticas e estratégias de gestão, modificando as dinâmicas de todos os setores corporativos, o que inclui saber como fazer assinatura digital no celular.

Afinal, hoje, a assinatura digital se estabelece como uma tecnologia essencial para a operação de todo tipo de negócio, gradativamente substituindo a tradicional assinatura em papel.

Entretanto, muitas pessoas ainda possuem dúvidas sobre como utilizar esse recurso, sendo “como fazer assinatura digital no celular” uma das mais recorrentes. Se considerarmos que, no Brasil, mais da metade das pessoas com acesso à Internet a utilizam pelo celular, torna-se evidente a importância de esclarecer esse ponto.

Pensando nisso, preparamos este artigo sobre o assunto. Seguindo o passo a passo que preparamos, você não terá dificuldades para fechar seus contratos digitais pelo celular. Vamos lá?

O que é assinatura digital?

A assinatura digital é um tipo de assinatura eletrônica cujo conceito está ligado à utilização de qualquer mecanismo eletrônico ou digital para validação de autoria de um ato. 

Em outras palavras, trata-se de um recurso que comprova a identidade dos seus signatários de maneira segura, a partir de criptografia, chave virtual e certificado digital

Esses certificados digitais são emitidos por uma autoridade certificadora brasileira, seguindo os padrões estabelecidos pela Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil). Conforme suas características, os certificados são divididos em diferentes categorias, como o A1 e o A3. Alguns exemplos de certificados digitais são o e-CNPJ e o token da OAB utilizado por advogados.

A assinatura digital, portanto, assume a mesma validade jurídica de uma assinatura de próprio punho em documentos de papel – conforme definido pelo artigo 10, § 2º, da Medida Provisória nº 2.200-2/2001 e pela Medida Provisória nº 983 de 2020.

💡 Dica! Precisa de assinatura digital gratuita? Clique aqui e crie a sua agora!

Como fazer assinatura digital no celular: passo a passo

A realização de uma assinatura digital em celulares, seja em dispositivos Android ou iOS, pode ser efetuada de maneira prática e eficiente.

A seguir, mostraremos o passo a passo de como utilizar um aplicativo específico para assinar documentos digitalmente. Através de um processo intuitivo e acessível, destacaremos a facilidade do procedimento, exemplificado com o uso da assinatura digital da ZapSign.

Passo 1: faça o cadastro na plataforma

Primeiramente, é preciso efetuar o seu cadastro na plataforma da ZapSign para conseguir fazer a assinatura digital do seu contrato. Ela conta com três planos especiais destinados a empresas: o plano profissional, o plano equipe e o plano completo:

Plano Profissional

Indicado para pequenas empresas, com um baixo fluxo de documentos mensais, este plano permite assinar até 20 contratos por mês. O plano profissional permite também a inclusão de até 6 usuários, com preço a partir de R$29,90 por mês;

Plano Equipe

Este plano intermediário contempla a assinatura de até 75 documentos por mês. O plano equipe permite também a inclusão de até 8 usuários, custando partir de R$79,90 por mês;

Plano Completo

Voltado para empresas com um grande fluxo de documentos, o plano completo garante uma quantidade ilimitada de assinatura mensais, além da inclusão de até 11 usuários, custando a partir de R$99 mensais.

Vale lembrar que, se você ainda não está certo sobre qual dentre os três planos representa a opção mais apropriada para o seu negócio, ou se simplesmente deseja experimentar a ferramenta antes de fazer a aquisição, há também o plano essencial.

Com o plano essencial, você pode enviar até 5 documentos por mês de forma gratuita. Considerando que pode ser a sua primeira vez utilizando a ZapSign, usaremos o plano essencial como base para este tutorial.

Ao acessar a página inicial da ZapSign pelo seu celular, toque em “Testar grátis”.

como fazer assinatura digital no celular

Logo em seguida, será exibida a tela de cadastro. Aqui, você deverá inserir o seu e-mail, além de uma senha de, pelo menos, 6 caracteres, que será usada no seu login quando o registro estiver concluído. Após inserir esses dados, toque em “Criar Conta”.

Em apenas dois passos, o seu cadastro na ZapSign está concluído com sucesso e você está com tudo pronto para o próximo passo.

Passo 2: suba o documento na plataforma

O arquivo para assinatura deve estar em .PDF – portanto, é preciso que você tenha o documento salvo nesse formato. Se o arquivo estiver no Google Drive, basta ir em “Arquivo / Fazer o download / Documento PDF”. Caso se trate de um arquivo .doc, há aplicativos como este que podem realizar a conversão para você.

Em seguida, tal como diz o print acima, clique no botão “+” para subir o documento a ser firmado na plataforma. Ao fazer isso, você será apresentado à seguinte tela.

Agora, toque em “Selecionar Documento”, e você será levado a escolher o arquivo PDF que você tem no seu celular. 

Passo 3: determine os signatários

Após o carregamento do arquivo estar concluído, você deve apontar quais são os respectivos nomes dos signatários do contrato.

Vale destacar que existe a opção de “Autenticação avançada” voltada para a inserção de mais dados das pessoas que assinam, tais como: e-mail, número de telefone, função, selfie e foto de algum documento de identificação. Para seguir, toque em “Continuar”.

Na sequência, você pode posicionar em que parte do documento a assinatura deverá ser feita. Em contratos físicos, é comum que o campo da firma se localize no final e ela seja inserida numa linha presente acima do nome do signatário. Como muitas pessoas ainda estão habituadas com esse formato, o adequamos no ZapSign para uma melhor identificação do público tradicional.

Caso você não veja essa função como necessária, basta tocar em “Continuar sem posicionar”. Mas, se tiver feito o posicionamento, toque em “Salvar e continuar”.

Passo 4: envie o link de assinatura

Na tela seguinte, você será solicitado a coletar as assinaturas. Há três formas diferentes de fazer isso.

A primeira forma consiste em copiar o link do documento ao tocar no ícone azul. Com o link na sua área de transferência, ele poderá ser enviado por qualquer canal de mensagem de sua preferência.

Por falar nisso, se você estiver falando com os signatários pelo WhatsApp, há um ícone especial para que você envie o documento diretamente pelo aplicativo. Esta é a segunda forma de envio.

Por fim, há a terceira forma. Para ativá-la, você pode tocar no botão que diz “Desejo que a ZapSign envie os links de assinatura aos signatários” que exibirá a seguinte tela.

Se você quiser, aqui é possível colocar o e-mail e uma mensagem personalizada para o seu signatário. Para concluir, toque em “Enviar e finalizar” e pronto – o documento foi enviado para assinatura.

Passo 5 – a assinatura do signatário

Depois que você enviar o documento, a pessoa que assina deverá tocar no link recebido, a fim de visualizar o documento e o botão de assinatura.

Após o toque, a pessoa será convidada a inserir seu nome completo, e-mail e telefone de contato. Depois de inserir essas informações, deverá tocar em “Continuar”.

A próxima tela apresenta uma funcionalidade muito interessante da ZapSign: a pessoa pode assinar o documento com o dedo, tal como faz ao firmar arquivos físicos com uma caneta. Provavelmente, a assinatura não ficará idêntica ao documento de identidade, mas isso não tem importância. Depois de assinar, é só tocar em “Finalizar”. 

Pronto! Depois de seguir esses passos, a assinatura digital é concluída com sucesso. A tela abaixo é exibida e um e-mail de confirmação também é enviado pela plataforma para as duas partes.

⚠️ Confira também estes artigos relacionados 👇

➡️ Saiba como fazer uma assinatura com certificado digital
➡️ Entenda para que serve um verificador de assinatura digital
➡️ O que é contrato digital e como adotar um para a sua empresa

As principais vantagens de adotar a assinatura digital pelo celular

A assinatura digital pelo celular oferece uma série de vantagens práticas, mas podemos destacar três como sendo as principais: mobilidade, rapidez e simplicidade.

Mobilidade

Assinar digitalmente pelo celular permite que os contratos sejam firmados de qualquer lugar. Mesmo que você e seu cliente estejam muito ocupados com suas tarefas de rotina e seja difícil conciliar seus respectivos horários para se encontrarem e realizar a firma, desta forma, isso não será um problema. 

Fora isso, mesmo quando ambas as partes já aderiram à assinatura digital, a assinatura pelo celular é de grande utilidade para que não seja necessário um computador para fechar o contrato digital. Mesmo que uma das partes esteja longe do escritório, basta pegar o celular e assinar rapidamente, conforme mostramos acima.

Rapidez

A agilidade é outra grande vantagem da assinatura digital no celular. Isso porque a velocidade de carregamento dos sites costuma ser mais rápida em dispositivos móveis do que em dispositivos em computadores: de acordo com o Google, o tempo médio de carregamento de um site pelo celular é de apenas 3 segundos, o que, definitivamente, torna o processo mais ágil. 

Maior alcance

Segundo dados divulgados pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), 74% da população brasileira possui acesso à Internet. Dentre essas pessoas, 58% têm o celular como único meio de acesso à rede. Com base nessa informação, a maioria das lojas virtuais se viu obrigada a otimizar as versões mobile de seus sites como forma de atender a uma fatia tão significativa do público.

Agora que você já sabe como fazer assinatura digital pelo celular e quais as vantagens dessa prática, que tal conhecer a solução de assinatura digital da ZapSign? Basta clicar aqui para conferir!

Sair da versão mobile