O que é biometria, para que serve e quais são os tipos?

Tabela de Conteúdos

A biometria representa um dos métodos mais eficazes e sofisticados de identificação e segurança na era da assinatura digital

Graças à sua capacidade de autenticação baseada em características únicas e inerentes do indivíduo, o reconhecimento por biometria, em suas mais diversas modalidades, tem sido amplamente adotado em uma ampla gama de dispositivos e sistemas, que vão desde o uso pessoal em smartphones até os avançados sistemas de controle de acesso em ambientes corporativos.

A crescente preocupação com a segurança cibernética e a necessidade de proteger informações sensíveis impulsionaram a proliferação e o aprimoramento das tecnologias biométricas. 

O resultado é uma abordagem em constante evolução, capaz de oferecer camadas adicionais de proteção, que não podem ser facilmente replicadas ou comprometidas, tornando o processo de identificação altamente confiável e seguro.

Ao longo deste artigo, detalharemos o conceito de biometria, seu propósito fundamental e os diferentes tipos de tecnologias biométricas utilizadas atualmente. 

Desde impressões digitais até reconhecimento facial e análise de íris, cada modalidade oferece um conjunto único de vantagens próprias e desafios específicos, moldando o cenário da segurança e identificação no mundo moderno.

O que é biometria?

Em sua essência, a biometria refere-se a um tipo muito particular de assinatura eletrônica, baseado no uso de características físicas ou comportamentais exclusivas de um indivíduo para autenticação, identificação ou verificação de sua identidade. 

Essas características podem incluir impressões digitais, características faciais, padrões de voz e padrões de íris, dentre outros.

A história da biometria remonta a civilizações antigas, em que as impressões digitais eram usadas como marca distintiva para identificação. No entanto, foi apenas no século XX que os avanços tecnológicos permitiram a aplicação sistemática da biometria em contextos de segurança. 

Desde então, tem havido um rápido desenvolvimento e adoção dessas tecnologias em uma ampla gama de aplicações.

Uma das principais áreas de aplicabilidade da biometria é em sistemas de segurança da informação. Tradicionalmente, métodos de autenticação baseados em senhas têm sido amplamente utilizados para proteger sistemas e dados. No entanto, as senhas têm suas limitações, incluindo a possibilidade de esquecimento, roubo ou comprometimento. Assim, a biometria oferece uma alternativa robusta e confiável a esses métodos convencionais.

Ao contrário das senhas, que podem ser esquecidas ou compartilhadas, as características biométricas são intrinsecamente ligadas ao indivíduo e são extremamente difíceis de replicar ou falsificar – o que torna a autenticação biométrica muito mais segura e confiável, reduzindo significativamente o risco de acesso não autorizado a sistemas e informações sensíveis. 

Dessa maneira, a biometria oferece uma experiência de usuário mais conveniente e intuitiva.

A utilização da biometria nos mais diversos setores

A biometria é uma tecnologia versátil que encontra aplicação em diversos setores, oferecendo soluções de segurança, conveniência e eficiência. Abaixo, descrevemos como ela é utilizada em diferentes áreas.

Bancos e instituições financeiras

Nos bancos, a biometria é frequentemente utilizada como uma camada adicional de segurança em transações financeiras. Por exemplo, muitos caixas eletrônicos agora oferecem a opção de autenticação biométrica por meio de impressões digitais para permitir saques e outras operações.

De fato, a utilização desse tipo de reconhecimento pelo setor financeiro vai além: em sistemas de internet banking e aplicativos móveis bancários, a biometria é frequentemente empregada para autenticar os usuários, substituindo ou complementando a necessidade de senhas. 

Dessa forma, a segurança das transações é expressivamente fortalecida e os dados financeiros dos clientes recebem uma camada extra de proteção.

Smartphones e dispositivos móveis

Nos smartphones modernos, a biometria vem sendo amplamente utilizada para desbloquear o dispositivo e autenticar o usuário. Os métodos mais comuns incluem o reconhecimento de impressão digital e o reconhecimento facial.

Além de desbloquear o telefone, a biometria também vem sendo cada vez mais utilizada na autorização de pagamentos móveis, em aplicativos como o Apple Pay, o Google Pay e outras carteiras digitais. Isso proporciona uma experiência de pagamento rápida e segura, eliminando a necessidade de inserir senhas ou PINs.

Controle de acesso

A biometria é vastamente empregada em sistemas de controle de acesso em ambientes corporativos, governamentais e residenciais. Por exemplo, em empresas, os funcionários podem utilizar impressões digitais, reconhecimento facial ou até mesmo varreduras de íris para acessar áreas restritas, salas de servidores ou sistemas de computadores.

Adicionalmente, em espaços públicos de grande circulação, como aeroportos, estádios e edifícios governamentais, a utilização da biometria é ferramental para garantir a segurança e o controle de acesso. 

Por meio de scanners biométricos, os sistemas podem identificar rapidamente pessoas autorizadas e, caso necessário, restringir o acesso a áreas sensíveis.

⚠️ Confira também estes artigos relacionados 👇

➡️ Saiba como fazer uma assinatura com certificado digital
➡️ Entenda para que serve um verificador de assinatura digital
➡️ O que é contrato digital e como adotar um para a sua empresa

Principais tipos de biometria

Os principais tipos de biometria oferecem uma ampla gama de opções para autenticação e identificação, cada qual com suas próprias vantagens e desafios. Não se trata de um método ser, necessariamente, melhor do que o outro: a escolha de qual adotar vai depender das demandas específicas do sistema e das preocupações de privacidade. 

Entretanto, ao combinar várias modalidades biométricas, torna-se possível criar sistemas mais robustos e confiáveis de autenticação e identificação – medida essa que vem sendo adotada por diversas empresas e instituições.

Impressão digital

A biometria de impressão digital destaca-se por sua alta precisão e ampla adoção. Uma vez que as impressões digitais são únicas para cada indivíduo, a coleta e a comparação são facilitadas.

Contudo, há desafios a serem considerados: as impressões podem ser comprometidas por danos ou contaminações, e questões de privacidade podem surgir se os dados biométricos forem armazenados em bancos de dados acessíveis.

Reconhecimento facial

O reconhecimento facial é reconhecido por sua não invasividade e ampla aceitação. Sua capacidade de ser implementado em tempo real e em larga escala, como em sistemas de vigilância, representa uma vantagem significativa.

No entanto, essa forma de reconhecimento enfrenta alguns desafios em termos de precisão, especialmente em condições nas quais a iluminação do ambiente é inadequada ou mediante variações na aparência da pessoa em questão. 

Além do mais, preocupações sobre privacidade e possíveis riscos de vigilância em massa surgem como desafios importantes a serem abordados.

Íris

O reconhecimento pela íris ganha destaque por sua alta precisão e estabilidade ao longo da vida do indivíduo. Esta modalidade biométrica oferece uma opção extremamente segura devido à singularidade dos padrões de íris.

No entanto, sua implementação possui limitações, uma vez que requer equipamentos especializados para coleta e leitura. Outro fator negativo é que o processo pode ser mais lento e dispendioso em comparação com outras modalidades biométricas.

Voz

A biometria baseada na voz oferece várias vantagens, incluindo sua não intrusividade e capacidade de ser combinada com outros métodos biométricos para uma segurança adicional. Ademais, representa uma opção especialmente conveniente para aplicações em que o usuário está em movimento, proporcionando uma experiência de autenticação fluida.

Entretanto, essa modalidade apresenta obstáculos significativos, como a possibilidade de variações na precisão devido a fatores como mudanças na fala devido a doenças ou ambiente. 

Outro fator que pode comprometer o processo é que, uma vez que a captura de voz pode ser afetada por ruídos externos, a eficácia do sistema biométrico em ambientes ruidosos pode ser consideravelmente reduzida.

Retina

O reconhecimento da retina destaca-se por sua extrema precisão e alta segurança, sendo considerada uma das modalidades biométricas mais confiáveis disponíveis. Sua complexidade e singularidade tornam a falsificação praticamente impossível. 

Apesar dessas vantagens, esse pode ser um método de difícil implementação, uma vez que exige equipamentos especializados para a coleta e leitura dos dados biométricos. 

Também há de se considerar que o processo pode causar desconforto para os usuários devido à necessidade de contato próximo com o scanner de retina, o que pode afetar a aceitação e a adoção dessa tecnologia em determinados contextos.

Digitação

A biometria baseada na digitação oferece vantagens significativas, pois pode ser utilizada de forma contínua e não intrusiva, sendo capturada naturalmente durante a digitação habitual do usuário. Essa modalidade é especialmente conveniente em ambientes onde a autenticação contínua é necessária.

Porém, esse método apresenta uma forte limitação em termos de exclusividade, já que a maneira como uma pessoa digita pode não ser tão única quanto outras características biométricas, a exemplo das impressões digitais ou dos padrões de íris. 

Justamente por isso, a digitação pode ser mais suscetível a ataques de falsificação, uma vez que, para um impostor bem preparado, não seria impossível tentar replicar o padrão de digitação de um usuário legítimo.

Você sabia que a ZapSign possui a própria solução em biometria? Trata-se do Liveness, uma ferramenta inovadora com a qual é possível assinar documentos de forma segura e conveniente utilizando uma simples selfie.

O Liveness garante que a assinatura seja autêntica e legítima, evitando fraudes e garantindo a integridade do processo. Clique aqui para conhecê-lo e descobrir como essa tecnologia pode simplificar e tornar mais seguro o seu processo de assinatura de documentos.

Deixe um comentário

Inicie seu teste gratuito hoje!

Experimente nossa ferramenta de assinatura digital gratuitamente.
Os 5 primeiros documentos
são gratuitos!

Compartilhar este artigo

Você quer se manter informado?

Inscreva-se em nosso blog

Artigos relacionados