Técnica Pomodoro: como funciona e quantas fazer por dia?

Tabela de Conteúdos

Quando a rotina laboral é muito intensa, não é nada raro ficar aquela sensação de que o tempo nunca é o suficiente para dar conta de todas as demandas, que, por sua vez, parecem não parar de aumentar. Diversas vezes, esse cenário nos leva a considerar o uso de métodos de gestão do tempo como a técnica Pomodoro.

Sobretudo após o período da pandemia, quando muitas atividades profissionais passaram a ser desenvolvidas em casa, observa-se uma grande dificuldade em relação à gestão do tempo – algo natural de acontecer, uma vez que realizar todas as diversas tarefas do dia-a-dia pode mesmo ser um desafio à concentração e à produtividade.

Diante dessa realidade, torna-se vital a busca por formas diferenciadas e eficazes de gerenciar os nossos esforços e otimizar o tempo gasto com as tantas atividades que precisamos desempenhar. 

A fim de suprir essa necessidade e evitar problemas como burnout, procrastinação e as más consequências do descumprimento de compromissos essenciais, várias ferramentas de organização de tarefas vêm sendo adotadas. Dentre essas ferramentas, destaca-se a chamada Técnica Pomodoro.

Aqui, você saberá tudo o que precisa sobre essa metodologia estratégica de gestão de tempo e trabalho, para jamais perder o foco nas suas principais tarefas e conseguir se manter em dia com todas elas, sem se prejudicar. 

Continue a leitura!

O que é a Técnica Pomodoro?

Desenvolvida em 1988 pelo consultor italiano Francesco Cirillo, a Técnica Pomodoro é uma metodologia de gestão de tempo cuja aplicação é de grande valor estratégico para as mais diversas demandas do cotidiano – desde os estudos até o trabalho.

Em seu livro, “The Pomodoro Technique”, Cirillo define que o tempo deve ser utilizado como um poderoso aliado para que não apenas realizemos o que queremos realizar, mas também da forma que queremos. Para tal, o método se baseia principalmente na premissa de que a agilidade mental pode ser estimulada por meio de pausas regulares.

Trata-se de um método que nos permite visualizar claramente a natureza, a quantidade e a qualidade das atividades propostas, assim como os principais fatores de dificuldade para sua execução. Sendo assim, a Técnica Pomodoro também se mostra um instrumento valioso para a melhoria contínua dos processos trabalhados.

Como funciona a Técnica Pomodoro ?

O nome da Técnica Pomodoro, cuja origem deriva da palavra italiana para tomate, alude como referência a um tradicional cronômetro usado na gastronomia, cujo formato alude ao fruto vermelho. 

Pelo método, o tomate serve para medir o tempo em que você realizará uma determinada tarefa, de forma que cada pomodoro é dividido em quatro partes. Cada parte equivale a 30 minutos.

Dito isso, para fazer uso da Técnica Pomodoro, você precisará apenas de duas coisas: um despertador ou timer e um lugar para tomar nota das suas atividades (seja um papel, um bloco ou algum dispositivo como computador ou celular).

Basicamente, o que o método faz é prever um ciclo de trabalho de duas horas, dividido em quatro etapas de 25 minutos cada. Após gastar 25 minutos realizando uma determinada atividade, você descansa por 5 minutos, para, então, retomar o trabalho – e assim vai seguindo sucessivamente, até que o ciclo de duas horas esteja completo. 

Após o final desse ciclo, você terá 30 minutos de descanso, e, em seguida, deverá repetir o processo.

Há, ainda, dois pontos adicionais a se considerar durante a execução do método:

Descansos

É importante utilizar o tempo de descanso da maneira adequada, evitando qualquer atividade que envolva esforço mental. Isso se deve ao fato de que o propósito desse intervalo é justamente reorganizar a mente, absorvendo tudo o que você fez até então. Portanto, se a pausa não for usada para realmente dar uma trégua para a sua mente, ela não será de muita serventia.

Recomenda-se utilizar esse tempo para fazer um lanche, beber água, ouvir uma música, se alongar ou simplesmente (e por que não?) relaxar, sem fazer absolutamente nada.

Interrupções

Outro ponto bastante característico da técnica Pomodoro é a recomendação de, toda vez que uma determinada atividade for interrompida, marcá-la com uma apóstrofe para cada interrupção. Toda e qualquer interrupção, não importa o motivo, deve ser registrada: desde uma simples ida ao banheiro ou uma ligação telefônica, por exemplo.

Essa medida é importante para que você possa avaliar as interrupções ocorridas e determina quais são realmente necessárias e quais podem ser facilmente evitadas.

Quais são as vantagens da Técnica Pomodoro?

Como você já deve ter percebido, a Técnica Pomodoro é uma ferramenta de organização que proporciona uma série de vantagens ao seu processo de trabalho. Os principais benefícios observados são:

[Banner] Validade jurídica das assinaturas digitais e eletrônicas: guia definitivo com análises de especialistas
  • diminuição dos níveis de ansiedade;
  • aumento do foco e da concentração;
  • controle e redução de interrupções desnecessárias;
  • aumento da motivação e da determinação;
  • redução da estafa;
  • otimização do processo de trabalho;
  • maior clareza e eficiência ao lidar com situações de grande complexidade.

💡 Dica! Precisa de assinatura digital na organização das suas tarefas? Clique aqui e crie a sua agora!

Como colocar a Técnica Pomodoro em prática

Não é preciso muito para colocar a Técnica em prática – basta seguir cada passo de forma aplicada e responsável:

  • faça uma lista com todas as tarefas do dia;
  • tome nota da duração estimada de cada tarefa, considerando quantos pomodoros serão necessários para sua execução;
  • estipule a ordem de execução das tarefas, você pode começar da mais urgente para a menos importante, ou da mais rápida para a mais longa;
  • ao final de cada ciclo de 25 minutos, registre as tarefas que terminou durante esse período, se houver alguma tarefa ainda não concluída, você pode anotar a porcentagem do trabalho realizado;
  • uma dica interessante é utilizar os dois últimos pomodoros do dia para revisar o que você já fez – isso é especialmente útil se você estiver estudando.

⚠️ Confira também estes artigos relacionados 👇

➡️ Saiba como fazer atendimento online no home office
➡️ Precisa de frases prontas para atendimento ao cliente? Confira 65 exemplos!
➡️ Conheça os principais erros no atendimento ao cliente que você deve evitar

Quais são os principais apps voltados à Técnica Pomodoro?

Se antes dependíamos de alarmes de cozinha para executar a Técnica Pomodoro, hoje, graças aos aplicativos de gestão de tarefas, a aplicação do método de Cirillo está ainda mais fácil. A seguir, apresentaremos as melhores ferramentas digitais para te auxiliar a aderir a essa metodologia na sua rotina de trabalho:

Tomato Timer

Começamos a nossa lista com o Tomato Timer. Totalmente gratuito, esse aplicativo específico para a utilização da Técnica Pomodoro possui recursos interessantes, como opções de contagem regressiva e a configuração de pausas curtas e longas.

O Tomato Timer é ideal para usar no seu desktop ou notebook, pois ele roda direto de um site – assim, você pode deixá-lo aberto em uma aba, enquanto realiza as suas tarefas, e o alarme irá soar cada vez que o tempo de um ciclo ou de uma pausa se encerrar.

Forest

O segundo de nossa lista é o Forest. Trata-se de um aplicativo de gestão de tempo disponível tanto para Android e iOS quanto pelo próprio navegador, e que apresenta um interessante diferencial: você pode configurar o bloqueio do seu celular ou de determinados sites, a fim de evitar distrações indesejadas. 

Apesar de não ser específico para a Técnica Pomodoro, ele é perfeito para esse fim, devido ao seu timer de 25 minutos e ao fato de evitar dispersões.

Noisli

Para aqueles que possuem dificuldade de concentração, o Noisli é uma excelente pedida. Isso porque ele possui a opção de configurar sons de fundo, o que pode ser útil para ajudar o usuário a relaxar ao longo da execução das tarefas.

Focus Booster

Se você precisa de um recurso com funções mais completas, o Focus Booster pode ser a melhor opção. Disponível para macOS e Windows, a ferramenta possui tanto a funcionalidade da Técnica Pomodoro, quanto um dashboard que fornece gráficos e relatórios, para ajudar o usuário a administrar sua produtividade.

Pomello

O Pomello merece destaque por integrar a metodologia de Cirillo com o Trello – o que é especialmente interessante, dada a predileção de muitos por essa ferramenta.

Oferecendo uma versão gratuita e outra paga, esse recurso está disponível para Google Chrome, macOS, Windows e até mesmo para o Linux.

Tide

Outro aplicativo que não foi desenvolvido especificamente para a Técnica Pomodoro, mas que se mostra perfeitamente aplicável, é o Tide

Originalmente destinado à meditação e relaxamento, ele possui um timer próprio, com sons ambientes bastante agradáveis – o que favorece que o usuário se mantenha tranquilo ao longo do processo.

Relógio do celular

Por último, e não menos importante, não podemos esquecer do básico. Na falta de um aplicativo específico, o próprio app de relógio do seu celular pode ser utilizado sem problemas para aplicar a Técnica Pomodoro. 

Afinal, tudo o que você precisa é marcar o tempo em um timer e se manter atento aos ciclos e pausas que o método estabelece, não é mesmo? O importante, no fim das contas, é não se desvirtuar do seu objetivo principal.

Como você pode ver, a Técnica Pomodoro consiste em um dos métodos mais diretos, simples e eficazes no que diz respeito a contornar distrações e a manter o foco no trabalho de uma forma fluida e livre de estresse. 

Não é à toa que a popularidade do método vem crescendo constantemente em todo tipo de ambiente profissional.

Agora que você já sabe tudo sobre a Técnica Pomodoro, que tal compartilhar este artigo nas suas redes sociais?

Deixe um comentário

Inicie seu teste gratuito hoje!

Experimente nossa ferramenta de assinatura digital gratuitamente.
Os 5 primeiros documentos
são gratuitos!

Compartilhar este artigo

Você quer se manter informado?

Inscreva-se em nosso blog

Artigos relacionados

Contrato verbal
Autor convidado

Contrato verbal é válido? Saiba a resposta agora

Contratos verbais são válidos no Brasil, desde que atendam requisitos legais, mas enfrentam limitações na comprovação de termos e execução judicial.