À medida em que o processo de transformação digital vem tomando conta do mundo corporativo, as empresas dispostas a se modernizar e crescer têm buscado cada vez mais as ferramentas apropriadas para a gestão de seus diferentes setores, uma delas é o sistema de gerenciamento para provedores.
Nesse sentido, os softwares de gestão têm se mostrado ferramentas excepcionais para a realização de um gerenciamento otimizado e produtivo. A todo momento, cresce a quantidade de organizações que optam por esse tipo de solução para administrar, controlar e mensurar as demandas de seus negócios.
Afinal de contas, os processos empresariais, que, por natureza, sempre envolveram rotinas corridas, torna-se cada vez mais intenso, diante das constantes transformações de um mercado cada vez mais competitivo – e, neste cenário, a tecnologia representa um aliado poderoso na garantia do rigor necessário para que o trabalho seja conduzido de forma coesa e eficaz.
Por isso, a implementação de sistemas de gestão é uma necessidade comum a todo tipo de companhia. Entretanto, diferentes ramos de atuação demandam diferentes necessidades, devido às suas próprias particularidades.
Neste artigo, resolvemos trazer um guia completo sobre sistema de gerenciamento para provedores de internet. Se você está a frente desse tipo de negócio, continue a leitura para saber como usar essas tecnologias a favor da sua empresa!
O que é um sistema de gerenciamento para provedores?
Podemos definir software de gestão como uma plataforma virtual de suporte às atividades gerenciais diárias de uma empresa. Trata-se de uma estrutura inteligente e automatizada, capaz de otimizar desde as mais simples operações até os procedimentos mais complexos, fornecendo dados assertivos e favorecendo as tomadas de decisões certeiras e eficazes.
Importante ressaltar que o uso pleno desse tipo de ferramenta está diretamente conectado a uma equipe bem capacitada, familiarizada com as informações, diretrizes e cultura interna da empresa.
A união dessas duas potências, invariavelmente, resulta em uma maciça redução de burocracia e na fluidez ao conduzir os processos de rotina da firma, o que é favorável ao alcance de resultados e ao crescimento corporativo.
Há expectativas que são comuns a qualquer tipo de negócio. Independente do porte ou segmento, qualquer perfil empresarial precisa estar sempre atento ao controle e segurança de seus processos; à integração entre seus setores e atividades; a uma produtividade otimizada; e à solidez na gestão de seus documentos e informações – e um bom sistema de gestão engloba todos esses fatores.
Entretanto, quando falamos de um segmento específico como o de provedores de internet, falamos também em necessidades muito particulares, de modo que a escolha do sistema deve estar alinhada a determinados módulos próprios à essa realidade, como:
- gestão financeira;
- mapeamento e monitoramento de cada equipamento do ativo da empresa;
- controle de velocidade, tecnologia e condições específicas referentes a cada plano;
- gestão das informações referentes a funcionários, fornecedores, POPs e assinantes;
- estrutura sólida de prospecção e controle de clientes e leads (CRM);
- administração geral de todas as áreas referentes aos processos da empresa como um todo.
Quais são os benefícios da contratação de um sistema de gerenciamento para provedores?
A implementação de um sistema de gerenciamento para provedores oferece uma série de benefícios às operações e aos resultados do negócio. Destacamos a seguir os principais.
Ferramentas automatizadas de monitoramento das atividades do provedor
Com um sistema de gestão de provedor, é possível acompanhar facilmente todas as atividades: status do sinal, CCQ, Ack, Noise, Tx, Rx e distância de todos os seus clientes.
A ferramenta também pode automatizar o gerenciamento de rede através da integração com roteadores, além de ser de grande serventia para identificar ajustes preventivos e ordenar dados da tabela a fim de identificar possíveis problemas na rede.
Geolocalização apurada
As funcionalidades de geolocalização possibilitam que coordenadas e status dos clientes sejam gravados – o que possibilita um suporte fluido e intuitivo e favorece a tomada de decisões estratégicas.
Mobilidade
O fator mobilidade também é um diferencial, visto que um bom sistema de gestão para provedores de internet permite que seus recursos sejam plenamente utilizados via dispositivo móvel – o que é uma extrema necessidade devido ao caráter desse tipo de negócio.
Agendamento de tarefas
Os processos são extremamente otimizados com a possibilidade de agendar as mais diversas tarefas, como backup, gerenciamento da rede, aviso de atraso para clientes inadimplentes, sincronização IPxMAC, monitoramento dos transmissores e tantas outras.
Visualização de indicadores do provedor
O dashboard personalizado permite uma visualização acelerada dos principais indicadores do provedor, proporcionando uma navegação rápida e otimizada a cada grupo de usuários.
Hotsite totalmente customizável
O módulo Hotsite customizável é extremamente vantajoso, por oferecer ao cliente uma experiência personalizada e capaz de facilitar seu acesso a faturas, abertura de tickets, módulos integrados, catálogos e toda uma série de informações e serviços.
💡 Dica! Precisa de uma solução de assinatura digital na sua gestão? Clique aqui e crie a sua agora!
O sistema de gestão para provedores da IXC – e sua integração com a ZapSign
Existe uma infinidade de sistemas de gestão para provedores de internet disponíveis no mercado. Nesse mar de opções, pode ser um tanto difícil encontrar a solução ideal para o seu negócio. Por isso, nós, da ZapSign, recomendamos a IXC: um ERP cujo foco é facilitar a gestão de provedores de internet.
Destacando-se por seu alto nível de personalização, o IXC unifica todas as ferramentas necessárias por meio de robustas funcionalidades de parametrização de funções, adequando o sistema à sua regra de negócio. O IXC conta também com um suporte muito bem estruturado, composto por diversos treinamentos, Wiki, cursos EAD e videotutoriais em seu canal do Youtube.
Outra vantagem do IXC é seu alto grau de integração com outras plataformas – inclusive com a ZapSign. A seguir, um passo-a-passo completo, explicando tudo sobre como essa integração funciona:
Criando a integração entre o IXC e a ZapSign
Vejamos agora quais são as etapas necessárias para integrar as duas ferramentas.
Passo 1 – Crie um token de acesso (API)
O primeiro passo para integrar o sistema de gestão para provedores do IXC com a ZapSign é criar o seu token de acesso (API). Para isso, acesse o IXC e toque em “Configurações do sistema” , depois em “Usuários” e, por fim, em “Novo”.
Em seguida, é preciso preencher os dados de usuário obrigatórios. Confira se o botão “Permite acesso ao webservice” está marcado. Caso não esteja, acione o botão.
Feito isso, basta clicar no botão “Salvar” e fechar a janela. Ao reabrir o perfil de usuário que você acabou de criar, você já será capaz de visualizar o token de acesso da sua conta IXC Soft.
Mas atenção: É importante lembrar que, para que o usuário webservice tenha total acesso ao sistema, é necessário estar em algum grupo administrador, pois as permissões e os logs de usuários para o webservice funcionam exatamente igual a um usuário logado no sistema.
Também vale ressaltar que os servidores da ZapSign possuem IP dinâmico – por isso, é necessário liberar o acesso deste usuário por qualquer IP.
Se houver alguma dúvida durante esta etapa, você pode consultar a Wiki da IXCSoft ou a relação de erros comuns.
Passo 2 – Contrate um plano API pela ZapSign
Em seguida, você deverá contratar um plano API pela ZapSign. Para isso, você apenas precisa preencher o formulário de contato no seguinte link: https://zapsign.com.br/ixcsoft, para que nosso time Comercial possa melhor atendê-lo prontamente!
Passo 3 – Contato com o financeiro da ZapSign
Nesta terceira etapa, você deverá enviar um e-mail para financeiro@zapsign.com.br contendo algumas informações:
- o token de acesso que você gerou durante o Passo 1;
- o host do seu IXC (ex. https://telecomnet.com.br);
se você deseja que o serviço de envio automático de links para o seu cliente se dê apenas por e-mail ou também por WhatsApp (a primeira opção não possui custo extra, enquanto a segunda possui um custo de R$0,50 por envio).
Envio automático de contratos para assinatura da ZapSign para o IXC
A integração entre o IXC e a ZapSign permite condensar as funcionalidades todas em uma única plataforma, garantindo um processo de gerenciamento centralizado. Na prática, isso funciona da seguinte forma:
- Uma vez que ambas as plataformas estejam devidamente integradas, a ZapSign realizará, a cada 5 minutos, uma busca no IXC por todos os contratos cujo “Status acesso” seja do tipo AA (Aguardando assinatura).
- Caso o documento não exista, o contrato é enviado, via API, com as seguintes definições:
Documento: O documento PDF disponível é automaticamente baixado em em “Imprimir>Contrato” e o nome do contrato é definido no campo “Descrição”;
Signatário: Tanto o nome, quanto o e-mail e o telefone celular são puxados do cliente. O link para assinatura do documento é automaticamente enviado por e-mail e/ou WhatsApp (decisão a critério da sua empresa) ao signatário.
- No IXC, uma linha é adicionada direto no campo “Obs” do cliente, conforme o exemplo abaixo:
- Após o cliente realizar a assinatura do contrato, a integração entre a ZapSign e o IXC imediatamente atualizará o“Status acesso” do contrato para A (Ativo).
Além disso, uma nova linha será adicionada ao campo “Obs” do cliente, confirmando a assinatura do documento pela ZapSign, e inserindo um link para download.
Se você gostou deste conteúdo e quer saber mais sobre como funciona a integração de sistemas da ZapSign, fique à vontade para clicar aqui e entrar em contato com um dos nossos especialistas!