Você já se perguntou como fazer uma proposta comercial de vendas de sucesso? Quando elaborado corretamente, esse documento tem o potencial de chamar e prender a atenção de potenciais clientes e aumentar suas vendas.
No entanto, muitos vendedores ainda ignoram os benefícios dessa prática. Com isso, perdem oportunidades únicas de vendas, pois não sabem ao certo como “vender seu peixe”.
Você está inserido neste grupo? Então continue lendo, pois neste artigo trouxemos 5 dicas matadoras que te mostrarão como fazer uma proposta comercial de vendas eficaz e ainda explicamos quais são os principais objetivos desse documento. Confira!
Primeiro, o que é e qual o objetivo de uma proposta comercial de vendas?
Antes de aprender como fazer uma proposta comercial de vendas, é fundamental saber, exatamente, o que é e para que isso serve.
Basicamente, uma proposta comercial de vendas é um documento que deve ser enviado a um potencial cliente, com detalhes sobre os produtos ou serviços de uma empresa. Bem simples, não é?
Essa prática é muito usada por companhias do ramo B2B – Business to Business –, uma vez que elas costumam trabalhar com vendas mais complexas.
Logo, serve para facilitar e agilizar todo o processo, permitindo que o consumidor conheça e avalie a empresa fornecedora. Assim, o ajuda a fechar um negócio com mais confiança.
Quanto aos objetivos da proposta comercial de vendas, podemos citar:
- melhora do atendimento ao cliente;
- otimização da organização das tarefas;
- economia de tempo;
- redução de custos;
- dá segurança aos potenciais clientes;
- possibilidade de atingir novas oportunidades de mercado.
Como fazer uma proposta comercial de vendas: 5 dicas matadoras
Agora que você já sabe o que é e para que serve uma proposta comercial de vendas, confira 5 dicas de como elaborar uma de sucesso para alavancar seu negócio.
1. Conheça seu cliente
A primeira dica para aprender como fazer uma proposta comercial de vendas matadoras e chamar a atenção do público para sua marca é conhecer bem seu cliente. Para isso, tire um tempo para estudá-lo, antes de fazer o primeiro contato.
Esse passo é crucial, pois permite que você saiba quais são suas dores e o que ele deseja. Outra vantagem disso é pensar, antecipadamente, em respostas para as possíveis questões dele sobre o produto.
Assim, você não é pego desprevenido e ainda transmite confiança nas suas habilidades e na capacidade da empresa em atendê-lo.
2. Seja breve
Outra dica de ouro de como fazer uma proposta comercial de vendas é ser breve em sua apresentação. Em outros termos, no primeiro contato que fizer com o cliente.
Portanto, apresente-se e mostre sobre o que é seu negócio. Mas evite enviar um texto muito grande. Lembre-se, em uma rotina corrida, é raro que seu público tenha tempo para isso.
Por isso, uma proposta comercial que vá direto ao ponto possui mais chances de ser lida e considerada na decisão final.
Use o documento para deixar claro qual seu produto ou serviço, os valores dele e quaisquer outras informações que achar relevante.
Não esqueça de dar detalhes sobre a companhia, viu? Eles devem ir bem no início da apresentação e servem para que seu potencial cliente possa pesquisar mais e conhecer a empresa por conta própria, caso fique interessado.
3. Destaque os benefícios
A terceira dica de como fazer uma proposta comercial de vendas que encantará seus clientes é destacar quais vantagens o produto ou serviço que você oferece trará para o consumidor. Ou seja, o que ele receberá se resolver fechar negócio com você.
Esse processo ajuda a agregar valor à sua proposta. Isso porque o cliente poderá ter uma noção mais clara do porquê sua solução é a melhor para suprir os desejos dele.
4. Exponha seus diferenciais
Muitas outras companhias serão breves, saberão o que o cliente deseja obter e falarão maravilhas sobre os benefícios dos seus produtos. Então, como fazer com que sua proposta comercial de vendas se destaque no meio de tantas outras?
A resposta para isso é bem simples, exponha quais são seus diferenciais. Melhor dizendo, o que sua empresa possui de diferente das outras? O que ela entregará que as concorrentes não fazem?
Tudo isso servirá para chamar a atenção do potencial cliente, aumentando as chances dele escolher a sua proposta em detrimento das outras que pode ter recebido.
Contudo, lembre-se de ser verdadeiro, viu? Evite exageros na hora de descrever os diferenciais, pois terá que entregá-los depois, ou perderá a confiança que o consumidor depositou em você.
5. Não perca o timing
A última dica tem a ver com o timing. Em outras palavras, o tempo certo para fazer sua proposta comercial de vendas. É fundamental ficar atento para não ser rápido demais e acabar sendo descuidado, e nem lento demais e perder a venda para um concorrente.
Por esse motivo, é essencial colocar a primeira dica em prática. Afinal, ao conhecer seu potencial cliente, você poderá saber se ele está ou não pronto para receber sua proposta naquele momento ou se é melhor esperar mais um pouco.
E aí, aprendeu como fazer uma proposta comercial de vendas matadoras? Então coloque todas as nossas dicas em prática e conquiste cada vez mais clientes!
Este artigo foi escrito por Júlio Paulillo, Co-founder e CRO do Agendor, uma plataforma de CRM que atua como um assistente pessoal para equipes de vendas, dando visibilidade e controle na gestão desde o primeiro dia de uso.