O que é atendimento humanizado ao cliente e confira 7 dicas de como fazê-lo

Se considerarmos o cenário atual do mercado, torna-se fácil perceber a importância de promover uma experiência para o consumidor, o que nos leva ao tema deste artigo: atendimento humanizado ao cliente.

Diante do alto grau de competitividade entre as empresas, sai na vantagem aquela que desenvolver uma boa comunicação com o cliente, de forma que se crie um sólido vínculo entre ambos. Ferramentas tecnológicas de atendimento online podem ser de grande ajuda, porém, se mal utilizadas, o tiro pode sair pela culatra.

Dito isso, torna-se imprescindível haver esforços em direção à humanização do atendimento ao cliente. 

Por isso, nós, da ZapSign, preparamos esse artigo com tudo o que você precisa saber sobre o assunto. Ao longo da leitura, falaremos sobre o conceito, as vantagens de sua aplicação e apresentaremos sete dicas valiosas de como implementá-lo na sua empresa. Boa leitura!

    O que é atendimento humanizado ao cliente?

    O conceito de atendimento humanizado ao cliente, basicamente, fala sobre estabelecer uma comunicação direta, atenciosa e empática com o cliente – totalmente oposto ao cada vez mais frequente padrão de atendimento robotizado adotado por inúmeras empresas.

    Organizações que adotam um atendimento humanizado ao cliente compreendem que uma comunicação mecânica e impessoal é tremendamente prejudicial para o consumidor.

    Afinal, quando o cliente frequentemente acaba frustrado por não conseguir resolver seus problemas, isso é ruim para a empresa que afasta o próprio público de si, por não tratar suas necessidades como relevantes ou importantes.

    Portanto, o atendimento humanizado ao cliente vai na contramão dessas práticas engessadas e limitadas, partindo da compreensão de que as questões dos consumidores podem conter subjetividades que os algoritmos de um computador dificilmente poderiam contemplar.

    Ao oferecer uma escuta empática e cuidadosa, a empresa melhora o atendimento ao cliente ao tratá-lo como uma pessoa relevante, e não apenas mais um número. E, no fim das contas, qualquer bom gestor sabe que o que o cliente mais deseja é ser tratado como alguém especial – algo essencial para criar uma relação de confiança, fortalecendo o vínculo entre o consumidor e a marca.

    A importância e os benefícios do atendimento humanizado ao cliente

    Certamente, todas as pessoas já passaram pelo desgosto de tentar entrar em contato com uma determinada empresa, a fim de fazer algum tipo de reclamação, solicitar suporte ou tirar alguma dúvida, e simplesmente não conseguir ser atendidas de forma satisfatória.

    Uma das principais razões para isso acontecer está em atendimentos robotizados e pouco eficientes – seja pelo uso excessivo de bots, em detrimento de atendentes reais; pelos longos tempos de espera entre ligações e transferências de ramal; ou mesmo por atendimentos realizados por pessoas treinadas para desempenhar suas funções de forma mecânica e sem empatia, flexibilidade ou criatividade.

    Para termos uma idéia, estima-se que 67% dos clientes, ao se depararem com um atendimento realizado por bots, simplesmente desistam e desliguem o telefone. E, como já se poderia esperar, boa parte desses clientes migram para algum concorrente que disponibilize um ser humano para ouvi-los.

    Evidentemente, há de se compreender que a era digital nos trouxe inúmeras transformações e recursos tecnológicos para nos ajudar a resolver nossos problemas de forma rápida e prática. Certamente, aplicativos, FAQs, sistemas inteligentes, atendimento por WhatsApp, e outras soluções são recursos importantes e válidos.

    Entretanto, há circunstâncias em que essas alternativas não poderão oferecer as respostas necessárias, e, nessas situações, ao cliente restará recorrer ao bom e velho telefone. Daí a importância de se implantar nos call centers um atendimento humanizado ao cliente, com foco no diálogo, na compreensão, na personalização e na empatia.

    Conversar com o consumidor de forma aberta e direta, como se vocês estivessem de frente um para o outro, aumenta a confiança do cliente em relação à marca. 

    Ao basear o atendimento mais no diálogo, na escuta e na compreensão, e menos em scripts engessados e em perguntas e respostas pré-programadas, o cliente sente que a empresa não é sua inimiga e que os problemas dele também são seus.

    Desta forma, o consumidor, normalmente, agirá de acordo com o atendimento, e toda a conversa acontecerá com paciência, compreensão e leveza, respeitando igualmente os procedimentos da empresa e as necessidades do cliente, e rumando em direção à melhor solução para cada problema apresentado.

    Por outro lado, um atendimento extremamente mecanizado, mesmo que desempenhado por profissionais de carne e osso, pode ter efeitos desastrosos sobre a percepção do cliente sobre a marca, não apenas afastando-o, como transformando-o em um verdadeiro inimigo. 

    Por último (mas, não menos importante), jamais se deve subestimar o potencial negativo de um – ou vários – clientes insatisfeitos.

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    7 dicas de como implantar o atendimento humanizado ao cliente na sua empresa

    Agora que a importância de uma comunicação apropriada, baseada em conceitos de cordialidade, respeito e empatia, está bem clara, chegou a hora de colocar esses fundamentos em prática. 

    A seguir, apresentaremos uma lista elencando as principais dicas de como implementar um atendimento humanizado ao cliente na sua empresa.

    Empatia com o cliente

    Já dissemos que a empatia é fundamental para um bom atendimento humanizado ao cliente, e agora vamos elaborar melhor esse conceito tão importante.

    Empatia nada mais é que a habilidade de se colocar no lugar do próximo. Portanto, uma qualidade essencial ao lidar com os desejos e necessidades de outra pessoa, principalmente se pensarmos que apenas 8% dos consumidores se declaram satisfeitos em suas experiências de comunicação com as mais variadas empresas.

    Ao empreender esforços para observar e compreender o cliente, a marca faz com que ele sinta-se especial e acolhido, tornando-se também especial para ele, e fazendo com que ele retorne mais vezes.

    Personalização da experiência

    Em consonância com o item anterior, ao compreender os desejos e necessidades do cliente, é preciso também aprofundar a prática de aproximação com ele.

    Pode parecer redundante à primeira vista, mas humanizar o atendimento significa compreender que os clientes são seres humanos, portanto, indivíduos diferentes, com realidades e expectativas diferentes, ainda que possam estar inseridos dentro de um mesmo perfil.

    Por isso, é importante que a conversa entre a empresa e o consumidor seja menos mecânica e mais personalizada, identificando em que contexto se encaixam o cliente e seus problemas.

    Também é essencial elevar a qualidade do diálogo em prol de uma experiência que priorize um tratamento exclusivo e soluções de acordo com as expectativas do cliente enquanto indivíduo.

    Invista na sua equipe

    É simplesmente impossível pensar em promover um atendimento humanizado ao cliente sem compreender que a humanização começa com a sua própria equipe.

    Investir em um bom treinamento, visando a proatividade e o aperfeiçoamento constante da experiência de atendimento é tão importante como conhecer o seu pessoal, mantendo-se atento às necessidades e desejos de seus clientes. 

    Tenha um bom diálogo com seus funcionários, pois a satisfação no ambiente interno de trabalho é essencial para que todos desempenhem suas funções plenamente e com altos níveis de desempenho.

    Feedbacks constantes

    Mostre-se sempre aberto ao feedback dos clientes. Pesquisas de satisfação, espaço para sugestões e outras medidas neste sentido mostram que a empresa se importa com o que seu público pensa ou sente em relação a seus serviços. 

    O feedback do cliente é uma das formas mais claras e expressivas de se avaliar a relação entre o consumidor e a marca.

    Atenção à jornada de compra

    Saber em qual estágio da jornada de compra o seu cliente se situa no momento é essencial para o processo de atendimento humanizado. Isso evita que a experiência se torne cansativa e redundante, tanto para o consumidor, quanto para o atendente. 

    Afinal, tudo flui de forma mais objetiva e agradável quando as mesmas perguntas não precisam ser repetidas diversas vezes.

    Atendimento omnichannel

    Este é um conceito simplesmente indispensável para a boa implementação do atendimento humanizado ao cliente. Oferecer atendimento omnichannel significa garantir que todos os canais de atendimento sejam bem integrados, retendo informações e agilizando as soluções.

    Não adianta você oferecer suporte em vários canais diferentes (chat pelo site, WhatsApp, telefone, Zoom, redes sociais etc.), se não for possível analisar o seu histórico de relacionamento com o cliente. 

    O atendimento omnichannel se apresenta como uma boa solução nesse sentido, uma vez que, com ele, é possível mapear todas as solicitações, perguntas e reclamações do cliente ao longo do tempo em que ele vem se comunicando com a empresa, o que torna a comunicação mais próxima, rápida e objetiva – e a resolução dos problemas, muito mais eficiente.

    Respeitar o tempo do cliente

    Como já apontamos acima, ao se deparar com um atendimento engessado e demorado, boa parte dos clientes simplesmente desiste no meio do caminho. 

    Nos dias de hoje, o tempo vale ouro, e isso não é diferente para o consumidor, que tem mais o que fazer do que ficar horas no telefone à mercê de esperas intermináveis e sucessivas transferências entre um ramal e outro.

    Por isso, todas as práticas destacadas anteriormente são essenciais para garantir um atendimento que priorize o bom uso do tempo do cliente e que não o faça se sentir desrespeitado. Lembre-se que, ao se sentir ultrajado pela empresa, o cliente não pensará duas vezes antes de ir embora.

    Agora que você compreende a importância de um atendimento humanizado ao cliente, lhe convidamos a se aprofundar um pouco mais no tema. Confira aqui um artigo que preparamos apontando os principais erros cometidos pelas empresas durante o processo de atendimento!

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