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Método GTD: o que é, quais são as etapas para começar a usar

As rotinas laborais modernas estão imersas em um ritmo frenético. Com tantas demandas a cumprir, é grande o risco de deixar passar algum detalhe e acabar não entregando os resultados da forma esperada. Por isso, criou-se um consenso geral sobre a importância da gestão de tarefas que deu origem ao método GTD.

Afinal, um dos principais desafios enfrentados em uma companhia é justamente adotar uma ferramenta de organização de tarefas eficiente. Porém, de nada adianta adotar as melhores ferramentas, se não houver base em uma metodologia sólida e bem estabelecida.

Ao longo deste artigo, você saberá tudo sobre o conceito, os benefícios e a aplicação correta desta reconhecida metodologia. Vamos lá?

O que, afinal, é o método GTD?

GTD é a sigla para Getting Things Done, ou Fazendo as Coisas – uma metodologia desenvolvida pelo consultor David Allen, em seu livro “A Arte de Fazer Acontecer”. 

Poderíamos resumir seu conceito como uma ferramenta metodológica criada para que as pessoas aprendam a ser mais produtivas, conseguindo realizar mais tarefas em um período reduzido de tempo. Porém, na prática, observamos mais do que isso.

O GTD proporciona controle total do indivíduo sobre as demandas apresentadas, o que inclui a diminuição dos níveis de estresse e ansiedade que são normalmente comuns a quem precisa lidar com um alto número de tarefas. 

Dessa forma, o método GTD constitui uma prática de excelência em vários níveis, tanto no que se refere à produtividade, quanto à qualidade de vida do profissional.

Na prática, o método GTD se baseia na premissa de que o cotidiano das pessoas engloba três tipos de atividade diferentes:

Segundo Allen, essa classificação das atividades serve para organizar todas as demandas da sua. Assim, caso novas tarefas apareçam, é possível reorganizar o planejamento sem prejuízos ou sobrecargas, mesmo que uma determinada tarefa precise ser remanejada para depois. 

Vale lembrar que, embora o foco aqui seja a organização das tarefas de trabalho, o método GTD também se mostra proveitoso para gerir as suas demandas pessoais.

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Os benefícios do método GTD

A aplicação do método GTD é capaz de oferecer incontáveis benefícios a aqueles que o adotam. A seguir, destacamos alguns dos mais importantes.

Gestão otimizada do tempo

Nos dias de hoje, se existe uma questão particularmente problemática para a esmagadora maioria das pessoas, é a falta de tempo para se fazer tudo o que precisamos e desejamos fazer. 

Administrar simultaneamente a imensa quantidade de projetos e tarefas que nos propusemos a realizar é um desafio constante, e diante do qual constantemente terminamos frustrados.

O que o método GTD nos ensina em relação a isso? Basicamente, a gerir o nosso tempo de maneira otimizada, respeitando nossos horários e separando nossas vidas pessoais e profissionais, de maneira que uma não engula a outra.

Equilíbrio e bem-estar

Uma das principais premissas do método GTD é que o estresse é inimigo do sucesso. 

Uma vez que não há uma produtividade real sem qualidade de vida, a metodologia de Allen foca em manter a saúde mental do indivíduo em dia. Portanto, ela dispensa preocupações inúteis e valoriza o descanso e o lazer tanto quanto o trabalho – afinal, uma mente tranquila e equilibrada é capaz de realizar as maiores proezas.

Foco no presente

O método GTD determina que suas ações são definidas de acordo com a situação atual, portanto é inútil querer dar cabo de todas as pendências de uma só vez. 

Aqui, o foco deve ser mantido na realização do que é possível realizar no momento presente, enquanto o depois fica para depois. Isso não significa, de forma alguma, procrastinação – apenas se refere ao uso de registros de tarefas com foco na atividade que está sendo realizada agora.

Liberdade de escolha

O método GTD preza fortemente pela liberdade de escolha ao longo do processo de cumprimento das tarefas. 

O método em si não impõe o que você deve fazer, tampouco quando – você é livre para determinar tudo, gerenciando seu tempo e seus afazeres conforme suas próprias regras, definindo suas prioridades de forma intuitiva e fluida.

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Criatividade

O método GTD considera a criatividade um fator primordial para o desenvolvimento de todo e qualquer projeto. 

Ao implementá-lo, tanto você quanto sua equipe terão liberdade para dar a cada tarefa sua devida prioridade, dando espaço para novas possibilidades. Como diz o próprio David Allen, “a mente deve ser usada para ter idéias, e não para armazená-las”.

Adaptabilidade

Todos pontos acima elencados revelam que o método GTD se mostra superior a outras metodologias por apresentar um alto nível de adaptabilidade diante das eventuais mudanças que se apresentam ao longo do caminho. 

Afinal de contas, são inúmeras e constantes as transformações radicais pelas quais o mundo vêm passando – assim sempre foi e assim sempre será. A flexibilidade e adaptabilidade proporcionadas por este método são parte importante do que o torna verdadeiramente revolucionário.

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O método GTD em cinco etapas

A esta altura, você deve estar se perguntando sobre como, afinal, aplicar o método GTD na sua rotina, não é mesmo? Pois chegou a hora de explicarmos, detalhadamente, sobre as cinco etapas que compõem essa fantástica metodologia. Vamos lá!

Passo 1: coletar

O primeiro passo para a aplicação do método GTD consiste em compilar todas as idéias que estão ocupando a sua mente. Embora isso se refira principalmente às tarefas, vale também para todo e qualquer pensamento que esteja tomando sua atenção durante aquele momento.

Para isso, você pode usar desde um caderno até algum aplicativo de organização. O que importa é colocar tudo ali.

Passo 2: processar

Uma vez reunidas todas essas informações, é chegado o momento de analisá-las com bastante calma e foco, separando os ítens entre os que requerem e os que não requerem atenção. Dividimos, então, esses ítens em 3 grupos:

Finalmente, observe quais atividades requerem ação. Separe as que podem ser realizadas em menos de dois minutos e resolva-as imediatamente, sem deixar para depois. 

Divida as restantes entre as que podem ser delegadas a terceiros; as que precisam ser agendadas para um dia e horário específico; e as que precisarão ser transformadas em um projeto.

Passo 3: organizar

Classifique suas tarefas conforme o devido contexto. Por exemplo, “trabalho”, “estudos”, “viagem”, “pessoal”, e por aí vai. Essa separação será extremamente útil conforme novas demandas forem surgindo.

Passo 4: revisar

Aqui, você deverá estabelecer uma revisão periódica de todas as suas listas, a fim de analisar os seus resultados, reavaliar suas prioridades e incluir novas ações. O ideal é que essa revisão ocorra, pelo menos, uma vez a cada semana.

Passo 5: fazer

Finalmente, a quinta etapa consiste em executar, de fato, todas as ações propostas. Aqui, é importante manter o foco em cada atividade, para que questões externas não representem nenhum impedimento.

Algumas ferramentas usadas para aplicar o GTD

Há muitas ferramentas de gestão de tarefas por aí que podem ser utilizadas para aprimorar a sua experiência utilizando o método GTD. Segue algumas dicas:

Evernote

Uma boa pedida para captar os pequenos insights que se apresentam de forma inusitada no dia-a-dia; o Evernote criar projetos e listas; salvar links para consultas posteriores e digitalizar documentos, colaborando diretamente com o seu fluxo de idéias.

Todoist

O Todoist é uma das ferramentas favoritas para aplicação do método GTD, graças à sua estrutura extremamente compatível com esse modelo de organização.

Google Tarefas

O organizador de tarefas do Google é uma excelente alternativa de aplicativo de produtividade. O fato da maioria das pessoas já estar familiarizada com as soluções do Google já representa uma vantagem em termos práticos, o que é fundamental dentro do contexto do método GTD.

Kanban

Kanban é uma ferramenta de gestão visual, que funciona com cartões coloridos (como post-its) em murais ou quadros de tarefas, descrevendo as atividades que precisam ser feitas, as que estão sendo feitas e as que estão concluídas. Largamente utilizado ao redor do mundo, o Kanban se mostra particularmente eficaz no método GTD.

Trello

Inspirado no Kanban, o Trello é uma consagrada ferramenta de organização de tarefas baseada em quadros personalizáveis, e com um template especial baseado no método GTD.

E, já que mencionamos o Trello, o que acha de conferir o nosso artigo exclusivo sobre essa que é uma das melhores ferramentas para colocar o GTD em prática? É só clicar aqui!

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