Saiba o que é gestão de marketing e como fazê-la na sua empresa

Tabela de Conteúdos

Toda empresa que deseja cuidar de sua marca, atrair mais consumidores e gerar vendas precisa ter um trabalho de gestão de Marketing. Ele é fundamental para encontrar as estratégias certas que levarão companhias aos resultados pretendidos nessa área.

O gestor, por sua vez, é peça-chave na rotina de Marketing, tomando decisões importantes e guiando o trabalho de todo o time. Para se desenvolver, empresas precisam estar em contato com seu público-alvo. Mais do que nunca, o relacionamento é fundamental para gerar engajamento e conversões.

Além disso, encontrar boas oportunidades de divulgação ajuda a elevar o status da companhia. Essas e outras estratégias passam pelas decisões e orientações referentes à gestão de Marketing.

Neste post, você entende melhor o que é esse trabalho e quais resultados ele pode trazer. O conteúdo abordará os seguintes tópicos:

    Continue a leitura e saiba mais!

    O que é a gestão de Marketing?

    A gestão de Marketing é o trabalho de definição de estratégias, identificação de oportunidades e direcionamentos de ações para fortalecer e divulgar marcas e empresas. Para que isso seja possível, essa atividade deve cuidar, também, dos processos, ainda que menores, da rotina do setor.

    Criação e gestão de fluxos de trabalho, aprovação e idealização de campanhas e pesquisas de mercado são algumas das demandas da gestão. Além disso, trabalhar com a equipe de Marketing no desenvolvimento de campanhas e outras rotinas é fundamental.

    De modo geral, a gestão cuida de todos as atividades desenvolvidas no Marketing, mas com uma perspectiva gerencial. Tudo passa pela gestão, que é quem toma as decisões, ou seja, alguém que concentra capacidades mais avançadas e vasta experiência.

    Direcionamento de acordo com marcas

    Marcas têm diferentes públicos, que dão origem a personas únicas. Esse é o ponto de partida para definir ações que vão realmente se comunicar de maneira efetiva com esses consumidores.

    Do contrário, é praticamente impossível ter estratégias que tragam resultados. É por essas razões que a gestão de Marketing se faz fundamental, direcionando marcas para que se adequem à persona.

    Identificação de tendências

    A gestão de Marketing precisa ser, antes de tudo, um setor que trabalha com dados e inteligência. Isso permitirá identificar estratégias, ações e conteúdos que mais têm alcançado bons números diante dos mais diferentes públicos.

    Logo, o papel do gestor é se manter atento, trabalhando de forma ativa para detectar tendências e oportunidades que funcionem bem para a marca.

    Definição de estratégias para alcançar objetivos

    A tomada de decisão é uma das partes mais importantes da gestão de Marketing. Decidir para onde investimentos e esforços serão direcionados não é algo fácil. Por isso, esse é um trabalho que deve ficar a cargo de pessoas experientes e qualificadas.

    As decisões ficam com o gestor, que faz isso sempre com base em relatórios, dados e informações seguras sobre empresa, mercado e público.

    Quais são os benefícios da gestão de Marketing?

    A gestão de Marketing proporciona alcançar benefícios fundamentais, tanto do ponto de vista operacional quanto em resultados. Ter uma área dedicada a direcionar o time de trabalho e analisar resultados facilita o trabalho de quem precisa somente executar. A seguir, entenda esses benefícios em maiores detalhes!

    Campanhas e estratégias muito mais eficazes

    Um dos mais importantes papéis da gestão de Marketing é identificar as melhores formas de conduzir campanhas e chegar a resultados. Para que isso seja possível, há muitos recursos à disposição, como definição de personas, análises de mercados, dados de resultados de ações, entre outros. Por isso, é preciso aliar expertise à informação.

    O trabalho de gestão de Marketing deve ser contínuo, e esse é o grande diferencial de empresas e agências que conseguem manter a qualidade em longo prazo. Mesmo para marcas que já têm público e estratégias mais eficazes conhecidas, é importante coletar novas informações o tempo todo. Atualmente, o consumidor está mais dinâmico, assim como suas preferências e hábitos.

    Foco em resultados precisos para as marcas

    A gestão de Marketing se concentra em garantir que tudo funcione adequadamente no setor. Por isso, desde processos e rotinas até a escolha de ações e campanhas, cada detalhe recebe muita atenção.

    Consequentemente, com uma dedicação tão ativa, a tendência é que os resultados sejam otimizados. Isso se torna uma prática comum e recorrente, gerando benefícios constantes.

    O Marketing tem a ver com relacionamento, ações precisas no alcance e também divulgação. Em meio a esses e outros pilares, o foco precisa ser em resultados.

    O trabalho de gestão direciona esforços para gerar conversões, engajamento e vendas. Assim, a partir do momento que esses resultados são detectados, fica fácil de entender que a gestão é qualificada e bem embasada.

    Segmentação correta ao captar e alcançar

    A segmentação de público é parte fundamental do Marketing, sendo um dos pilares desse trabalho. Portanto, se marcas não se comunicam com as pessoas certas, da maneira mais adequada, não há resultado. Sabendo disso, a gestão trabalha para identificar o público, estudá-lo e, a partir disso, gerar dados para basear a criação de personas detalhadas e altamente qualificadas.

    Esse perfil do consumidor médio da marca é importante tanto no trabalho de atração, nas estratégias Inbound, quanto nas ações ativas, em que a marca vai até o consumidor. Inclusive, saber mais sobre essa persona ajuda a entender qual das duas abordagens funciona melhor.

    Como colocar esse trabalho em prática?

    A gestão de Marketing precisa funcionar bem, sempre com base em algumas práticas e obrigações necessárias. Confira, a seguir, quais são os pilares importantes dessa atuação e como ele deve ser colocado em prática para gerar os resultados desejados.

    Crie processos e fluxos de trabalho importantes

    Bons resultados não dependem apenas de boas estratégias de mercado e sacadas incríveis de grandes mentes do Marketing. O trabalho operacional cotidiano é também fundamental.

    Para trabalhar bem, colaboradores precisam estar incluídos em fluxos e processos bem organizados. Isso ajuda a compor o ambiente perfeito para que colaboradores alcancem o máximo de potencial.

    Por isso, a gestão deve estar preocupada com os fluxos de tarefas dentro do time de Marketing, desde a criação de um briefing até a entrega de um trabalho. Criar padrões ajuda a manter a rotina acelerada e, principalmente, com menor incidência de erros.

    Providencie ferramentas de trabalho essenciais

    Independentemente se estamos falando de Marketing Digital ou offline, o momento atual exige ferramentas de trabalho como os softwares. Eles ajudam tanto a criar e monitorar campanhas quanto a desenvolver um ambiente de comunicação ao time de Marketing.

    A ideia é possibilitar um cotidiano de trabalho focado em resultados, dinamismo e diminuição da margem de erro. Essas ferramentas podem ser:

    Cabe à gestão de Marketing detalhar processos e tarefas e, a partir disso, selecionar as ferramentas que vão preencher essas necessidades. O setor também precisa providenciar a implantação dos softwares, sem deixar de oferecer treinamento aos colaboradores.

    Gerencie marcas e clientes

    Marcas e clientes precisam ter total atenção por parte do time de gestão. Se estamos falando de uma agência, cada cliente e sua respectiva marca devem receber atenção específica.

    Isso significa detalhamento de todas os objetivos, potencial de alcance, detalhes do público, entre outras informações. É a partir disso que as estratégias mais eficazes serão propostas.

    As empresas que têm seu time de Marketing interno também precisam atuar dessa forma. Logo, a gestão deve dedicar tempo a monitorar o mercado, como a marca está inserida nele e possíveis mudanças estruturais do negócio. Isso é fundamental pra continuar captando oportunidades e manter ações alinhadas com as reais necessidades da companhia.

    Como mensurar os resultados da gestão de Marketing?

    O trabalho de gestão de Marketing está diretamente ligado aos resultados conquistados. Afinal, o objetivo dessa área é, justamente, definir estratégias e ações que vão gerar retornos positivos. Por isso, a mensuração é parte importante para detectar se a gestão está trabalhando da maneira certa.

    Definição de KPIs estratégicos

    A gestão de Marketing deve definir os KPIs estratégicos que vão atestar se as ações e campanhas definidas estão funcionando. Esses indicadores permitirão um acompanhamento frequente e contínuo dos resultados de todo o trabalho dedicado às empresas. Por isso, quanto mais precisa for a escolha dos KPIs, mais fácil mensurar a eficácia do trabalho de gestão.

    Os gestores devem estar atentos, também, a possíveis resultados abaixo do esperado. A partir disso, é importante detectar se algo não foi realizado corretamente durante o processo. Em alguns momentos, problemas no fluxo de trabalho têm atrapalhado os bons resultados.

    Há sempre a possibilidade de a razão de eventuais resultados ruins ser uma gestão fraca. A autocrítica também é parte do trabalho e, se feita corretamente, é capaz de gerar otimização. O foco deve ser nos resultados das empresas e, por isso, todo ajuste necessário deve ser feito.

    A gestão de Marketing é parte fundamental de um bom trabalho. Afinal, profissionais precisam de direcionamento estratégico e organização para poder alcançar grandes resultados. Em paralelo, nomes experientes do mercado sabem como direcionar campanhas e ações precisas.

    Uma boa gestão deve saber, também, como lidar com possíveis gargalos no Marketing. Entenda mais sobre esse assunto, agora mesmo!

    Deixe um comentário

    Inicie seu teste gratuito hoje!

    Experimente nossa ferramenta de assinatura digital gratuitamente.
    Os 5 primeiros documentos
    são gratuitos!

    Compartilhar este artigo

    Você quer se manter informado?

    Inscreva-se em nosso blog

    Artigos relacionados