Conheça as 9 melhores práticas de atendimento ao cliente com ChatGPT e WhatsApp

Tabela de Conteúdos

O ChatGPT é, sem dúvidas, o grande assunto do momento. Trata-se de um modelo de inteligência artificial desenvolvido pela OpenAI, que vem revolucionando os mundos da tecnologia e dos negócios – isso graças à sua fantástica capacidade de gerar textos inteligentes, utilizando de um modelo de linguagem muito semelhante ao humano. Isso tem feito muitas empresas considerarem o uso simultâneo de ChatGPT no atendimento ao cliente com WhatsApp.

Para se ter uma idéia de sua popularidade, apenas 5 dias após seu lançamento, a ferramenta atingiu a incrível marca de 1 milhão de usuários. Contando atualmente com 1,16 bilhão de usuários, o ChatGPT tem sido cada vez mais utilizado para otimizar os mais diversos setores de atividade do mercado, conquistando um papel importante no operacional das empresas, sobretudo no que diz respeito ao atendimento online.

Na carona desse fenômeno, resolvemos produzir este conteúdo especial sobre o uso do ChatGPT integrado ao WhatsApp: além de 9 dicas de ouro para você maximizar o desempenho do atendimento do seu call center, apresentaremos também uma formidável ferramenta capaz de integrar ambas as aplicações. Vamos lá?

9 dicas para você usar o ChatGPT no atendimento ao cliente com WhatsApp

Existe uma infinidade de aplicações práticas do ChatGPT para proporcionar um aprimoramento otimizado ao seu atendimento online. A seguir, selecionamos as principais funcionalidades possíveis ao integrar as duas ferramentas como forma de promover as mais modernas técnicas de atendimento na sua empresa:

1. Responder reclamações, consultas e avaliações

Fornecer respostas claras e objetivas ao cliente é um dos principais objetivos do processo de atendimento. Nesse sentido, o ChatGPT se faz uma ferramenta bastante estratégica, uma vez que com ele é possível gerar rascunhos de respostas iniciais e até mesmo respostas prontas concisas para as questões mais recorrentes dos clientes.

Considerando a dinâmica dos ambientes de call center, em que os agentes constantemente se vêem às voltas com uma grande demanda de diferentes reclamações e dúvidas em vários canais simultâneos (e-mail, mídias sociais, sites de avaliação e muitos outros), a IA cai como uma luva para ajudar na rápida formulação de respostas apropriadas.

Concluindo, o ChatGPT também pode ser usado em situações de avaliações negativas dos clientes em mídias sociais ou plataformas de avaliação de produtos e serviços. A ferramenta pode redigir respostas apropriadas dentro dos limites de caracteres, se o usuário especificar o comprimento do texto desejado, o que é ideal para economizar tempo e esforço na elaboração de respostas e oferecer ao cliente um feedback apropriado.

Vale lembrar, entretanto, que é importante não esquecer que a supervisão humana e a personalização seguem como fatores cruciais para a garantia de uma resposta final dentro dos padrões de atendimento da empresa.

2. Traduzir perguntas e respostas de clientes estrangeiros

Considerando o processo avançado de globalização do mundo nos dias de hoje, cada vez mais empresas têm atendido a clientes de vários países diferentes, de modo que a prestação de serviços em diversos idiomas se mostra uma necessidade flagrante.

Nesse sentido, há duas maneiras de se utilizar o ChatGPT para que a equipe de atendimento atue em diferentes línguas:

Mitigação da barreira de idioma

Os recursos de tradução do ChatGPT podem ser aproveitados para que os membros da equipe de atendimento insiram a consulta do cliente em qualquer idioma, e a partir dessa ação, uma versão traduzida seja gerada. Essa manobra possibilita que a solicitação do cliente seja sempre compreendida, independente da barreira linguística.

Tradução em tempo real

O ChatGPT também pode ser utilizado para facilitar conversas contínuas, traduzindo tanto as consultas dos clientes quanto as respostas dos usuários em tempo real. Trata-se, portanto, de um recurso fundamental para que se estabeleça uma comunicação fluida entre ambas as partes.

Flexibilidade de idioma

O ChatGPT pode ser treinado para lidar com vários idiomas, de modo a suportar diferentes contextos linguísticos e garantir um processo de atendimento com suporte a uma base de clientes verdadeiramente diversificada.

3. Escrever scripts de atendimento

Script de chamada é como chamamos o documento capaz de descrever o fluxo de uma conversa telefônica. Muito utilizado como guia por agentes de atendimento, ele serve para garantir a cobertura total de cada tópico relevante da conversa, a fim de gerar informações precisas e consistentes aos clientes.

Mais uma vez, o ChatGPT oferece facilidades para a geração desses scripts, mediante o cumprimento de quatro etapas:

  • Passo 1: Para criar um script de chamada é necessário, primeiramente, que as dúvidas comuns dos clientes sejam identificadas. Normalmente, isso é feito pela coleta dos registros de chamadas anteriores, assim como por pesquisas e feedbacks dos consumidores.
  • Passo 2: Após a identificação, é necessário criar um esboço do fluxo de chamadas, contendo uma saudação inicial; uma breve introdução; o objetivo principal da visita e uma declaração de encerramento.
  • Passo 3: A partir desse esboço, é escrito um roteiro contendo todas as informações necessárias, frases-chave e, não menos importante, respostas alternativas que considerem as diferentes circunstâncias e objeções que, eventualmente, possam ser levantadas pelo cliente.
  • Passo 4: Após a elaboração do roteiro, é chegado o momento de testá-lo com diferentes agentes e, com base no feedback obtido, aprimorá-lo até que ele se torne tão fácil de seguir quanto relevante para as necessidades do cliente.

4. Gerar respostas para e-mail

A inteligência artificial do ChatGPT também serve para tornar automatizado o processo de geração de respostas de e-mail, para que o usuário possa elaborar e enviar respostas ao cliente de forma rápida e otimizada e consiga atender a uma grande demanda de consultas por e-mail.

Também é possível treinar o ChatGPT em modelos de e-mail predefinidos por padrões de cenários comuns e perguntas recorrentes. Esses modelos padronizados são de grande valia para conferir coerência e arrojamento ao estilo de comunicação da marca.

5. Resumir as consultas dos clientes

Pelas vias tradicionais, resumir as consultas dos clientes pode ser um processo longo e exaustivo, mas o ChatGPT pode facilitar muito esse trabalho. A ferramenta é capaz de extrair os detalhes mais relevantes e condensá-los de forma resumida e objetiva, dispensando que os atendentes precisem ler extensas mensagens ou ouvir gravações muito demoradas para compreender os principais pontos da questão do cliente.

Isso é de grande valor para ambos os lados, pois economiza o tempo tanto da equipe de atendimento quanto do cliente, garantindo uma interação rápida e eficaz.

6. Gerar respostas de perguntas frequentes

Por meio da página de perguntas frequentes e da base de conhecimento da empresa como um todo, o ChatGPT pode ser treinado no reconhecimento e abordagem eficaz das dúvidas recorrentes dos clientes do seu negócio.

A cada consulta enviada, a ferramenta realiza uma análise afiada da mensagem, a fim de gerar uma resposta que contemple a questão de forma direta, ou, em alguns casos, direcionar o cliente aos recursos adequados.

Essa é uma dica valiosa, pois explorar essa funcionalidade permite à empresa simplificar suas operações de atendimento sem comprometer a robustez e a confiabilidade do suporte, potencializando os níveis de satisfação no contexto da experiência do cliente.

7. Humanizar o suporte automatizado ao cliente

Algo cuja importância é sempre ressaltada em nossos artigos é a importância de um atendimento ao cliente humanizado. Isso significa criar uma experiência de cliente mais empática e compassiva.

Para tal, o ChatGPT também representa um forte aliado, pois a ferramenta foi projetada com uma avançada tecnologia de processamento de linguagem natural, o que lhe possibilita interpretar, compreender e responder as interações dos clientes de maneira conversacional, reproduzindo as interações humanas e fornecer as sensações de segurança e empatia necessárias.

8. Fornecer recomendações de produtos

Após analisar dados como preferências, histórico de compra e comportamento de navegação, o ChatGPT pode processar todas essas informações e gerar recomendações personalizadas em total conformidade aos interesses individuais do cliente.

Imagine, por exemplo, um cliente que comprou um console de videogame. A partir dessa e de outras informações, o ChatGPT pode sugerir produtos relacionados, como jogos específicos, controles e outros acessórios pertinentes.

Esse recurso oferece um grande diferencial para a experiência de compra do cliente, além de aumentar exponencialmente os potenciais de vendas cruzadas adicionais.

9. Ajudar no onboarding dos clientes

Finalizando nossa lista, apontamos que o ChatGPT representa uma ferramenta poderosa para o aprimoramento do onboarding dos clientes, uma vez que sua capacidade de compreensão e geração de linguagem natural para um atendimento otimizado fortalece a interação entre o cliente e a marca, criando uma experiência acolhedora desde o início do processo.

Após ler este artigo, você deve estar mais do que motivado a integrar o ChatGPT ao seu atendimento online via WhatsApp, não é mesmo?

Pois a ZapSign possui o seu próprio assistente pessoal inteligente: o Gepeto. Com uma interface amigável e uma compreensão avançada de linguagem natural, ele dispõe de uma ampla gama de habilidades: ele pode agendar e gerenciar os seus compromissos, responder perguntas e até mesmo auxiliar na assinatura de documentos com facilidade e segurança.

Trata-se, portanto, da solução ideal para você, que deseja aprimorar os seus processos de atendimento por meio de uma integração completa entre o ChatGPT e o WhatsApp. Portanto, se você quiser saber mais sobre o Gepeto e criar um para o seu negócio, basta clicar aqui!

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