Chatbot para WhatsApp: quais são os 13 principais do mercado

Tabela de Conteúdos

O WhatsApp é, sem dúvidas, o mais popular aplicativo de troca de mensagens automáticas do planeta. Originalmente desenvolvido para uso privado, hoje a ferramenta apresenta constantes novidades que atraem a atenção tanto de usuários individuais como de empresas por todo o mundo.O chatbot de WhatsApp é uma delas.

O estopim do viés corporativo do app ocorreu em 2018, com a introdução inovadora de uma versão do WhatsApp voltada para o mundo corporativo: o WhatsApp Business, um recurso que o potencializou como uma promissora ferramenta de atendimento online.

Isso propiciou a difusão dos chatbots para o WhatsApp. Uma vez que as empresas contemplaram a possibilidade de estabelecer uma comunicação fácil e rápida por meio de uma plataforma digital popular, abraçar a nova tendência que se apresentava e aprimorar a experiência de atendimento tornou-se o caminho mais óbvio e estrategicamente vantajoso.

Mas o que exatamente é um chatbot? Quais são as vantagens de adotá-lo no WhatsApp? Quais as opções disponíveis no mercado? 

Pensando nessas perguntas, redigimos este artigo, com todas as respostas que você precisa para implementar esse importante recurso no seu negócio e otimizar o seu processo de atendimento e suporte ao cliente.

    O que é chatbot para WhatsApp?

    Para responder esta pergunta, é preciso, primeiramente, definir o conceito de chatbot. Trata-se de um tipo de assistente virtual, ou seja, um recurso desenvolvido para se integrar a uma plataforma e executar uma comunicação otimizada, melhorando a experiência do usuário por meio de respostas pré-programadas.

    Hoje, a evolução dos recursos de IA (inteligência artificial) e de outras áreas de TI proporcionaram um grande aprimoramento aos softwares de chatbot, integrando-os às mais diversas plataformas e consolidando seu uso por inúmeras empresas ao redor do planeta. 

    Com o WhatsApp não poderia ser diferente. Por se tratar de uma ferramenta de extenso alcance, utilizada no mundo todo por pessoas dos mais variados perfis, a integração entre o app de mensagens e os chatbots não poderia ser mais natural e eficaz.

    Qual é a importância do chatbot para WhatsApp?

    Existe uma série de fatores que fazem com que a introdução do chatbot para WhatsApp na comunicação entre empresa e público seja imprescindível, diante da competitividade do mercado e do alto nível de exigência do público. Seguem abaixo alguns exemplos.

    Rapidez no atendimento

    No mundo corporativo, é de consenso geral que o cliente busca uma experiência de atendimento que resolva seus problemas rapidamente. O atendimento automatizado torna a comunicação significativamente mais rápida, sobretudo em casos de dúvidas ou solicitações mais simples e recorrentes.

    Disponibilidade total

    Oferecer atendimento full-time pode ser um grande desafio, mesmo para as maiores empresas. Afinal, é preciso um grande investimento para disponibilizar atendentes por 24/7.

    Nesse quesito, os assistentes virtuais oferecem uma excelente alternativa, uma vez que a ferramenta independe da ação humana: chatbots são programados de forma a, ao receber uma determinada pergunta ou solicitação, reconhecer, combinar e interpretar essas informações, de modo a fornecer de volta ao usuário as respostas adequadas.

    Redução de custos operacionais

    Como apontado acima, a automação do atendimento possibilita a diminuição de gastos. Isso porque, uma vez que o chatbot cumpre com eficácia boa parte das demandas de um atendimento tradicional, há menor necessidade de um grande e dispendioso contingente de pessoal destinado a essas funções. 

    Desta forma, torna-se possível manter uma equipe mais enxuta, cujos membros possam ser direcionados a atividades estrategicamente mais relevantes.

    Integração flexível a outros sistemas

    Outra vantagem do chatbot para WhatsApp é que a aplicação pode ser facilmente integrada a outras plataformas, como sistemas CRM, contas bancárias, sites e outros. Desta maneira, ao apresentar soluções apropriadas multiplataforma, o recurso do assistente virtual se faz vital ao promover versatilidade e praticidade no atendimento.

    Predileção do público em geral pelo WhatsApp

    Como já foi dito, o WhatsApp se firmou como o aplicativo de mensagens instantâneas mais popular do mundo, contabilizando mais de 2 bilhões de usuários ao redor do globo. É natural, portanto, que a possibilidade de obter suporte pelo seu canal de comunicação favorito seja do gosto da maioria das pessoas.

    Nesse sentido, o chatbot representa um aprimoramento na já apreciada experiência proporcionada pelo atendimento por WhatsApp.

    Como criar um chatbot para WhatsApp?

    Ok, você compreendeu a importância de se adotar o chatbot para WhatsApp no seu atendimento online, mas não sabe por onde começar. Basta seguir os quatro passos abaixo e não haverá complicações:

    1. O primeiro passo é encontrar um provedor oficial do WhatsApp, a fim de obter uma conta comercial oficial no WhatsApp que lhe permita desfrutar de todas as funcionalidades do WhatsApp Business.
    2. Feito isso, é chegado o momento estratégico de definir os objetivos do seu bot: como o seu atendente virtual irá operar, de acordo com o perfil da sua empresa e dos seus clientes?
    3. O terceiro passo consiste em escolher a plataforma de chatbot que será utilizada. Existe uma série de boas alternativas disponíveis no mercado, e citaremos algumas das principais mais adiante.
    4. Em seguida, tenha atenção aos resultados produzidos, testando continuamente o desempenho do seu bot, corrigindo eventuais erros e aprimorando a experiência da sua empresa e dos seus clientes.

    ⚠️ Confira também estes artigos relacionados 👇

    ➡️ Saiba como fazer atendimento online no home office
    ➡️ Precisa de frases prontas para atendimento ao cliente? Confira 65 exemplos!
    ➡️ Conheça os principais erros no atendimento ao cliente que você deve evitar

    Conheça algumas ferramentas de chatbot para WhatsApp disponíveis no mercado

    Agora, só o que falta é escolher a ferramenta de chatbot para WhatsApp mais adequada para a sua empresa, certo? Listamos, a seguir, algumas das principais do mercado.

    1. Truora

    O Truora permite atender clientes e acelerar as vendas no WhatsApp a partir da criação de bots sem código e com alto nível de segurança e privacidade.

    Outra função interessante é a possibilidade de fornecer conversas humanas, automatizadas ou híbridas, a fim de melhorar a experiência do usuário.

    O Truora é uma ferramenta paga, mas é possível começar a usá-la fazendo um teste grátis.

    2. Agentbot

    O assistente virtual da Aivo conta com uma interface excepcional, e permite a construção de fluxos de conversa diferenciados.

    Sua IA age para aprimorar o desempenho do seu bot, baseando-se na análise do fluxo de interação com os clientes. O Agentbot também oferece boas opções de integração com outros aplicativos, além de relatórios completos sobre as interações realizadas.

    3. Botscrew

    Uma alternativa interessante por combinar as funcionalidades do chatbot a recursos de marketing, assim como o Agentbot, o Botscrew também permite o treinamento do chatbot por meio de IA. 

    Sua interface, contudo, é bem diferente, embora igualmente intuitiva. Oferece uma boa gama de opções de integração a outras plataformas.

    4. MessengerPeople

    Desenvolvido especialmente para médias e grandes empresas, o MessengerPeople se destaca por oferecer um recurso que permite compilar as principais características do usuário, conforme as interações vão ocorrendo. Relativamente fácil e intuitivo, é utilizado por empresas notáveis, como a BMW.

    5. Botsociety

    O Botsociety possui um alto nível de personalização e prototipagem. Aqui, é possível projetar prévias do chatbot antes de tomar a decisão final, além de testar os bots em tempo real, com usuários reais, o que é extremamente benéfico para a melhoria da experiência de uso.

    Por fim, os resultados do trabalho realizado podem ser exportados para uma vasta gama de formatos.

    6. Raphiwa

    Esta é uma solução para chatbot de comunicação em massa em nível corporativo. O Raphiwa apresenta boas opções de integração e gerenciamento de conversas, apesar de seus recursos em geral serem um pouco mais modestos do que a média.

    7. Gupshup

    Largamente usada pelo mundo afora, a plataforma da Gupshup, empresa do Vale do Silício, é integrada aos principais aplicativos de mensagem e redes sociais. Extremamente personalizável, destaca-se por sua ferramenta de script, que permite que os chatbots criados realizem uma vasta gama de interações.

    8. Yalochat

    Focando especialmente na integração entre IA e CRM, essa solução oferece aprimoramentos constantes nas experiências de chatbots. forte foco em IA. O Yalochat é a plataforma utilizada por gigantes como Amazon e American Express.

    9. LivePerson

    A LivePerson é uma ferramenta que tem como diferencial a capacidade de analisar a intenção do cliente a fim de ajustar as mensagens – tudo em tempo real. Também possui potentes recursos de monitoração de desempenho.

    10. ChatCompose

    Uma robusta capacidade de processamento de linguagem natural por meio de IA é o que diferencia o ChatCompose de outras concorrentes. Ferramentas de correção, reconhecimento de fala e integrações inteligentes completam o software e o tornam mais uma excelente alternativa.

    11. Landbot

    Utilizado por grandes nomes como Uber, LG e L’Oreal, o Landbot apresenta o diferencial do rich media, ou seja, a possibilidade de integrar vídeos, imagens e outros formatos às suas interações. Outra característica interessante: paralelamente ao atendimento automatizado, a plataforma também oferece a possibilidade de intervenção humana.

    12. Morph.ai

    Morph.ai é uma ferramenta completa com inúmeros recursos de comunicação, vendas, segurança, personalização, feedback e aprimoramento. Usada por empresas, como o HSBC, oferece ainda integração de API e código personalizado para funcionalidades exclusivas para diferentes marcas.

    13. Engati

    Fechando a nossa lista, temos o Engati, uma das principais ferramentas de chatbot da atualidade. Destacando-se por ser tão simples quanto completa, esta plataforma omnichannel oferece um chatbot com uma vasta gama de funcionalidades diferentes, incluindo suporte para diversos idiomas e bot de voz.

    Como se pode perceber, utilizar um chatbot para WhatsApp oferece inúmeras vantagens a um negócio. 

    Entretanto, não esqueçamos que este recurso ainda apresenta suas limitações: o cliente pode apresentar questões mais complexas, que demandem um grau maior de sensibilidade, subjetividade, empatia e humanidade que um computador seria incapaz de emular.

    Ignorar esse fator constitui um dos mais recorrentes erros cometidos no atendimento online. O ideal, portanto, é sempre equilibrar, oferecendo atendimento automatizado ao tratar das questões mais objetivas, e direcionando os casos mais subjetivos à equipe.

    E, já que estamos falando em usar o WhatsApp para melhorar o desempenho do seu negócio, você sabia que ele também pode ser usado na assinatura de contratos? Pois, não deixe de conferir este conteúdo que preparamos explicando tudo a respeito!

    Deixe um comentário

    Inicie seu teste gratuito hoje!

    Experimente nossa ferramenta de assinatura digital gratuitamente.
    Os 5 primeiros documentos
    são gratuitos!

    Compartilhar este artigo

    Você quer se manter informado?

    Inscreva-se em nosso blog

    Artigos relacionados