O WhatsApp é, sem dúvidas, o mais popular aplicativo de troca de mensagens automáticas do planeta. Originalmente desenvolvido para uso privado, hoje a ferramenta apresenta constantes novidades que atraem a atenção tanto de usuários individuais como de empresas por todo o mundo.O chatbot de WhatsApp é uma delas.
O estopim do viés corporativo do app ocorreu em 2018, com a introdução inovadora de uma versão do WhatsApp voltada para o mundo corporativo: o WhatsApp Business, um recurso que o potencializou como uma promissora ferramenta de atendimento online.
Isso propiciou a difusão dos chatbots para o WhatsApp. Uma vez que as empresas contemplaram a possibilidade de estabelecer uma comunicação fácil e rápida por meio de uma plataforma digital popular, abraçar a nova tendência que se apresentava e aprimorar a experiência de atendimento tornou-se o caminho mais óbvio e estrategicamente vantajoso.
Mas o que exatamente é um chatbot? Quais são as vantagens de adotá-lo no WhatsApp? Quais as opções disponíveis no mercado?
Pensando nessas perguntas, redigimos este artigo, com todas as respostas que você precisa para implementar esse importante recurso no seu negócio e otimizar o seu processo de atendimento e suporte ao cliente.
O que é chatbot para WhatsApp?
Para responder esta pergunta, é preciso, primeiramente, definir o conceito de chatbot. Trata-se de um tipo de assistente virtual, ou seja, um recurso desenvolvido para se integrar a uma plataforma e executar uma comunicação otimizada, melhorando a experiência do usuário por meio de respostas pré-programadas.
Hoje, a evolução dos recursos de IA (inteligência artificial) e de outras áreas de TI proporcionaram um grande aprimoramento aos softwares de chatbot, integrando-os às mais diversas plataformas e consolidando seu uso por inúmeras empresas ao redor do planeta.
Com o WhatsApp não poderia ser diferente. Por se tratar de uma ferramenta de extenso alcance, utilizada no mundo todo por pessoas dos mais variados perfis, a integração entre o app de mensagens e os chatbots não poderia ser mais natural e eficaz.
Qual é a importância do chatbot para WhatsApp?
Existe uma série de fatores que fazem com que a introdução do chatbot para WhatsApp na comunicação entre empresa e público seja imprescindível, diante da competitividade do mercado e do alto nível de exigência do público. Seguem abaixo alguns exemplos.
Rapidez no atendimento
No mundo corporativo, é de consenso geral que o cliente busca uma experiência de atendimento que resolva seus problemas rapidamente. O atendimento automatizado torna a comunicação significativamente mais rápida, sobretudo em casos de dúvidas ou solicitações mais simples e recorrentes.
Disponibilidade total
Oferecer atendimento full-time pode ser um grande desafio, mesmo para as maiores empresas. Afinal, é preciso um grande investimento para disponibilizar atendentes por 24/7.
Nesse quesito, os assistentes virtuais oferecem uma excelente alternativa, uma vez que a ferramenta independe da ação humana: chatbots são programados de forma a, ao receber uma determinada pergunta ou solicitação, reconhecer, combinar e interpretar essas informações, de modo a fornecer de volta ao usuário as respostas adequadas.
Redução de custos operacionais
Como apontado acima, a automação do atendimento possibilita a diminuição de gastos. Isso porque, uma vez que o chatbot cumpre com eficácia boa parte das demandas de um atendimento tradicional, há menor necessidade de um grande e dispendioso contingente de pessoal destinado a essas funções.
Desta forma, torna-se possível manter uma equipe mais enxuta, cujos membros possam ser direcionados a atividades estrategicamente mais relevantes.
Integração flexível a outros sistemas
Outra vantagem do chatbot para WhatsApp é que a aplicação pode ser facilmente integrada a outras plataformas, como sistemas CRM, contas bancárias, sites e outros. Desta maneira, ao apresentar soluções apropriadas multiplataforma, o recurso do assistente virtual se faz vital ao promover versatilidade e praticidade no atendimento.
Predileção do público em geral pelo WhatsApp
Como já foi dito, o WhatsApp se firmou como o aplicativo de mensagens instantâneas mais popular do mundo, contabilizando mais de 2 bilhões de usuários ao redor do globo. É natural, portanto, que a possibilidade de obter suporte pelo seu canal de comunicação favorito seja do gosto da maioria das pessoas.
Nesse sentido, o chatbot representa um aprimoramento na já apreciada experiência proporcionada pelo atendimento por WhatsApp.
Como criar um chatbot para WhatsApp?
Ok, você compreendeu a importância de se adotar o chatbot para WhatsApp no seu atendimento online, mas não sabe por onde começar. Basta seguir os quatro passos abaixo e não haverá complicações:
- O primeiro passo é encontrar um provedor oficial do WhatsApp, a fim de obter uma conta comercial oficial no WhatsApp que lhe permita desfrutar de todas as funcionalidades do WhatsApp Business.
- Feito isso, é chegado o momento estratégico de definir os objetivos do seu bot: como o seu atendente virtual irá operar, de acordo com o perfil da sua empresa e dos seus clientes?
- O terceiro passo consiste em escolher a plataforma de chatbot que será utilizada. Existe uma série de boas alternativas disponíveis no mercado, e citaremos algumas das principais mais adiante.
- Em seguida, tenha atenção aos resultados produzidos, testando continuamente o desempenho do seu bot, corrigindo eventuais erros e aprimorando a experiência da sua empresa e dos seus clientes.
⚠️ Confira também estes artigos relacionados 👇
➡️ Saiba como fazer atendimento online no home office
➡️ Precisa de frases prontas para atendimento ao cliente? Confira 65 exemplos!
➡️ Conheça os principais erros no atendimento ao cliente que você deve evitar
Conheça algumas ferramentas de chatbot para WhatsApp disponíveis no mercado
Agora, só o que falta é escolher a ferramenta de chatbot para WhatsApp mais adequada para a sua empresa, certo? Listamos, a seguir, algumas das principais do mercado.
1. Truora
A Truora permite atender clientes e acelerar as vendas no WhatsApp a partir da criação de bots sem código e com alto nível de segurança e privacidade.
Outra função interessante é a possibilidade de fornecer conversas humanas, automatizadas ou híbridas, a fim de melhorar a experiência do usuário.
O Truora é uma ferramenta paga, mas é possível começar a usá-la fazendo um teste grátis.
2. Agentbot
O assistente virtual da Aivo conta com uma interface excepcional, e permite a construção de fluxos de conversa diferenciados.
Sua IA age para aprimorar o desempenho do seu bot, baseando-se na análise do fluxo de interação com os clientes. O Agentbot também oferece boas opções de integração com outros aplicativos, além de relatórios completos sobre as interações realizadas.
3. Botscrew
Uma alternativa interessante por combinar as funcionalidades do chatbot a recursos de marketing, assim como o Agentbot, o Botscrew também permite o treinamento do chatbot por meio de IA.
Sua interface, contudo, é bem diferente, embora igualmente intuitiva. Oferece uma boa gama de opções de integração a outras plataformas.
4. MessengerPeople
Desenvolvido especialmente para médias e grandes empresas, o MessengerPeople se destaca por oferecer um recurso que permite compilar as principais características do usuário, conforme as interações vão ocorrendo. Relativamente fácil e intuitivo, é utilizado por empresas notáveis, como a BMW.
5. Botsociety
O Botsociety possui um alto nível de personalização e prototipagem. Aqui, é possível projetar prévias do chatbot antes de tomar a decisão final, além de testar os bots em tempo real, com usuários reais, o que é extremamente benéfico para a melhoria da experiência de uso.
Por fim, os resultados do trabalho realizado podem ser exportados para uma vasta gama de formatos.
6. Raphiwa
Esta é uma solução para chatbot de comunicação em massa em nível corporativo. O Raphiwa apresenta boas opções de integração e gerenciamento de conversas, apesar de seus recursos em geral serem um pouco mais modestos do que a média.
7. Gupshup
Largamente usada pelo mundo afora, a plataforma da Gupshup, empresa do Vale do Silício, é integrada aos principais aplicativos de mensagem e redes sociais. Extremamente personalizável, destaca-se por sua ferramenta de script, que permite que os chatbots criados realizem uma vasta gama de interações.
8. Yalochat
Focando especialmente na integração entre IA e CRM, essa solução oferece aprimoramentos constantes nas experiências de chatbots. forte foco em IA. O Yalochat é a plataforma utilizada por gigantes como Amazon e American Express.
9. LivePerson
A LivePerson é uma ferramenta que tem como diferencial a capacidade de analisar a intenção do cliente a fim de ajustar as mensagens – tudo em tempo real. Também possui potentes recursos de monitoração de desempenho.
10. ChatCompose
Uma robusta capacidade de processamento de linguagem natural por meio de IA é o que diferencia o ChatCompose de outras concorrentes. Ferramentas de correção, reconhecimento de fala e integrações inteligentes completam o software e o tornam mais uma excelente alternativa.
11. Landbot
Utilizado por grandes nomes como Uber, LG e L’Oreal, o Landbot apresenta o diferencial do rich media, ou seja, a possibilidade de integrar vídeos, imagens e outros formatos às suas interações. Outra característica interessante: paralelamente ao atendimento automatizado, a plataforma também oferece a possibilidade de intervenção humana.
12. Morph.ai
Morph.ai é uma ferramenta completa com inúmeros recursos de comunicação, vendas, segurança, personalização, feedback e aprimoramento. Usada por empresas, como o HSBC, oferece ainda integração de API e código personalizado para funcionalidades exclusivas para diferentes marcas.
13. Engati
Fechando a nossa lista, temos o Engati, uma das principais ferramentas de chatbot da atualidade. Destacando-se por ser tão simples quanto completa, esta plataforma omnichannel oferece um chatbot com uma vasta gama de funcionalidades diferentes, incluindo suporte para diversos idiomas e bot de voz.
Como se pode perceber, utilizar um chatbot para WhatsApp oferece inúmeras vantagens a um negócio.
Entretanto, não esqueçamos que este recurso ainda apresenta suas limitações: o cliente pode apresentar questões mais complexas, que demandem um grau maior de sensibilidade, subjetividade, empatia e humanidade que um computador seria incapaz de emular.
Ignorar esse fator constitui um dos mais recorrentes erros cometidos no atendimento online. O ideal, portanto, é sempre equilibrar, oferecendo atendimento automatizado ao tratar das questões mais objetivas, e direcionando os casos mais subjetivos à equipe.
E, já que estamos falando em usar o WhatsApp para melhorar o desempenho do seu negócio, você sabia que ele também pode ser usado na assinatura de contratos? Pois, não deixe de conferir este conteúdo que preparamos explicando tudo a respeito!