Como um software CRM é capaz de gerenciar o seu negócio?

Tabela de Conteúdos

Um sistema CRM pode oferecer inúmeros benefícios para o gerenciamento de uma empresa, sobretudo pequenos negócios. As vantagens vão desde a captura de leads até o aumento da produtividade.

As interações com os clientes também podem ser promovidas por meio de um CRM. Afinal, o “R” dessa sigla significa relacionamento. Para os gestores e equipes de vendas, as informações oferecidas pela plataforma podem ainda gerar ações que melhoram a experiência do cliente.

Com eles satisfeitos, aumenta também o poder de retenção das empresas. Por isso, uma ferramenta CRM é quase vital para diversos negócios. Ainda mais em um cenário bastante competitivo, em que conquistar um novo cliente é muito mais caro do que manter outros na base.

    O que é CRM?

    O CRM, sigla para Customer Relationship Management ou Gestão de Relacionamento com o Cliente, é mais do que um simples software. Ele se configura como um alicerce essencial na construção e no fortalecimento das relações entre empresa e consumidor.

    Centralizando informações, o CRM torna-se um instrumento vital para a orquestração eficaz dos processos de negócio, desde a gestão até o marketing, sempre com o cliente no foco das atenções. Por meio da análise detalhada dos dados coletados, as empresas conseguem antecipar necessidades, personalizar o atendimento e otimizar a jornada de compra, elevando assim a satisfação do cliente.

    Essa abordagem estratégica permite não só a captação eficiente de novos consumidores mas também a retenção dos já existentes, jogando luz sobre o valor imensurável do conhecimento profundo do cliente para a sobrevivência e o crescimento no mercado atual.

    O CRM emerge, portanto, como uma peça-chave no tabuleiro corporativo, equipando as empresas com o necessário para navegar com sucesso na complexidade dos mercados modernos, onde entender e atender ao cliente é a regra de ouro.

    CRM: um vendedor disponível 24 horas

    A expansão do e-commerce, sobretudo após a pandemia de covid-19, fez com que muitas empresas fizessem a migração para o digital. Agora, muitas delas necessitam interagir com os clientes seja dia, seja noite.

    Esses negócios não têm tempo a perder. Eles necessitam vender 24 horas por dia. Com isso, a ferramenta CRM mostra um dos seus principais benefícios. Por meio da automação de vendas proporcionada pelo software, qualquer empresa tem a oportunidade de aumentar o seu faturamento.

    O CRM pode, por exemplo, enviar um e-mail automático para um lead que atingiu certo estágio do funil de vendas. Caso esse cliente tenha preenchido algum formulário, mas não seguiu sua jornada de compra, o software pode ser programado para enviar um e-mail marketing personalizado.

    O conteúdo é definido pelo gestor. É possível apenas relembrar o cliente sobre a oferta ou até mesmo oferecer um desconto para que ele finalize a compra do produto ou serviço.

    Como o CRM ajuda a aumentar as vendas?

    O CRM tem diversos atributos para alavancar as vendas de qualquer negócio. A primeira delas é unificar todas as informações em uma única plataforma. Isso torna o processo de gerenciamento muito mais simples e coordenado. O que faz o time de vendas não perder tempo em processos desnecessários ou clientes que não trazem nenhum retorno.

    Como a plataforma pode ser acessada de forma remota, todos os vendedores são atualizados em tempo real sobre cada cliente. Dessa forma, não fazem prospecções repetitivas ou ficam sem uma informação vital para fechar a venda, mesmo que o cliente tenha feito o primeiro contato com outro profissional.

    O CRM também se torna uma ferramenta essencial para quem deseja conhecer melhor o cliente. Com tantos dados disponíveis, um vendedor tem a chance de analisar os gostos, o ticket-médio e o que agrada ou não as pessoas que compram os produtos e serviços dele.

    Essas informações permitem ainda os gestores e a equipe de vendas a separarem os clientes em grupos. Afinal, nem todos oferecem o mesmo retorno. Há pessoas que fazem compras regularmente, enquanto outras são clientes sazonais. Além disso, um negócio pode ter diversos segmentos. 

    Uma empresa de materiais esportivos, por exemplo, tem a oportunidade de analisar no CRM o comportamento de clientes apaixonados por futebol e corrida. Por mais que eles estejam interessados nos produtos da mesma companhia, seus interesses são distintos.

    Como utilizar o CRM em negócios digitais?

    Muitas são as estratégias que podem ser elaboradas a partir de um CRM. Um negócio digital pode usar essa ferramenta para integrar diferentes plataformas a esse software, e assim alcançar resultados ainda melhores.

    As integrações com as redes sociais e aplicativos de mensagens são as principais delas. Ao conectar os perfis de um negócio digital à plataforma, uma empresa consegue gerenciar melhor o relacionamento com os clientes.

    Isso porque sempre que um lead enviar uma mensagem, seja por DM, seja pelo Whatsapp, todas elas são encaminhadas para a mesma caixa de entrada. Ao receber todos esses contatos apenas pelo CRM, um vendedor ou um atendente pode responder essas solicitações sem pular de um aplicativo para outro.

    Dessa forma, o atendimento se torna mais rápido, dinâmico e personalizado. Sem contar que todas as interações entre o cliente e o negócio digital permanecem gravadas, e podem ser acessadas a qualquer hora por pessoas autorizadas pelo gerente.

    Outra maneira inteligente de gerenciamento de vendas com CRM é a captação automática de leads. As integrações com as redes sociais e aplicativos de mensagens não só proporcionam benefícios ao atendimento ao cliente, como também funcionam para atrair novos consumidores.

    Basta que um lead envie uma mensagem para rede social ou app integrados ao CRM. O software imediatamente cria um novo perfil para esse cliente em potencial. Nele, o vendedor pode adicionar informações como telefone, e-mail para contato, cargo profissional ou qualquer outro dado relevante para a prospecção.

    O CRM promove a retenção de clientes

    Ter um panorama sobre os clientes permite que uma empresa consiga calcular os riscos e também as oportunidades em cada contato. Quando uma ferramenta apresenta dados sobre o status de cada transação, histórico de compras, entre outros dados, é mais simples promover a satisfação dos clientes. 

    Isso porque um negócio simplesmente vai evitar erros cometidos no passado, e ter foco naquilo que realmente funciona. E quando os clientes estão satisfeitos, eles têm menos motivos para procurar a concorrência.

    Como o foco da ferramenta CRM é o relacionamento, e não a venda, esse software oferece diversos atributos para que qualquer empresa, seja grande, seja pequena, possa proporcionar a melhor experiência para o cliente.

    Hoje, esse sistema está no centro de qualquer estratégia de retenção de sucesso. Quando bem implementada, os dados apresentados pelo CRM podem ser integrados a outros softwares com foco em marketing, vendas, atendimento personalizado, entre outros.

    Todos esses elementos combinados são fundamentais para criar uma experiência exclusiva para o cliente. Além disso, a integração de diferentes sistemas permite que essas equipes tenham acesso, em tempo real, às mesmas informações. Como resultado, elas economizam tempo, e têm mais atributos para investirem na geração e retenção de clientes.

    Portanto, o CRM se mostra uma ferramenta muito relevante para qualquer negócio, independentemente do porte da empresa. É uma plataforma de vendas, relacionamento e marketing. Pilares fundamentais para o gerenciar e fazer crescer qualquer empreendimento.

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