ZapSign Blog

Como fazer mensagem automática no WhatsApp para clientes

Conforme os recentes avanços tecnológicos aceleram nosso cotidiano, revela-se uma forte tendência imediatista no que diz respeito à resolução de problemas. Nas relações entre marca e cliente, por exemplo, urge a necessidade de um atendimento online eficiente e assertivo, a fim de impulsionar as conversões dos contatos em vendas efetivas. Nesse sentido, as ferramentas modernas de comunicação desempenham um papel fundamental, tal como ter mensagem automática de WhatsApp para clientes.

Hoje, o WhatsApp Business representa uma das mais valiosas ferramentas de comunicação com os clientes. Para se ter uma boa idéia, estima-se que, no Brasil, quase 80% dos consumidores utilizam o WhatsApp como principal veículo de comunicação quando precisam sanar alguma dúvida ou conhecer melhor um determinado produto ou serviço.

Por isso, preparamos este artigo com tudo sobre como fazer mensagem automática no WhatsApp para clientes este ano, incluindo vários exemplos de frases prontas para otimizar o seu atendimento. Boa leitura!

Principais benefícios ao fazer mensagem automática no WhatsApp para o atendimento ao cliente

Não é à toa que o WhatsApp é o aplicativo de mensagens preferido da maioria dos brasileiros: o recurso de mensagem automática facilita enormemente a comunicação entre o cliente e a marca. Fora isso, ao utilizar o WhatsApp Business, a empresa consegue se mostrar sempre online, mesmo que esteja indisponível no momento – o que fortalece a recepção por parte do público.

Acrescentamos que, em geral, uma mensagem automática no WhatsApp dificilmente é ignorada pelo cliente – ao contrário do marketing de e-mail que, muitas vezes, pode passar despercebido. Além disso, por se tratar de uma ferramenta cotidiana e de grande familiaridade entre todos, seu uso durante o atendimento ao cliente favorece um vínculo humanizado entre o consumidor e a marca.

Tudo isso nos aponta ao fato de que, especialmente se tratando de um cenário dominado pelo e-commerce e pelo home office, fazer mensagem automática para clientes no WhatsApp é uma prática que oferece diversas vantagens estratégicas à empresa que adotá-la, como, por exemplo.

Agilidade

Naturalmente, o WhatsApp já favorece uma comunicação ágil. Se, normalmente, já é possível que um único atendente converse com vários clientes ao mesmo tempo, as mensagens automáticas vêm para otimizar ainda mais esse processo.

Acessibilidade

O WhatsApp se destaca por seu fácil manuseio, por gozar de enorme familiaridade pela grande maioria das pessoas e por ter se estabelecido como o principal meio de comunicação virtual nas mais diversas situações.

Disponibilidade

A disponibilidade 24/7 é um dos maiores alicerces de um atendimento eficaz, e o uso das mensagens automáticas no WhatsApp é decisivo para esse fim.

Personalização e humanização

As mensagens automáticas são recursos extremamente personalizáveis oferecidos pelo WhatsApp, o que pode aproximar a empresa do usuário de forma inteligente e humanizada.

Flexibilidade

Por oferecer suporte a diversos formatos, suas mensagens podem contar com recursos além das mensagens de texto, como imagens, vídeos e áudios.

Segurança

O uso do WhatsApp pelas empresas oferece segurança para ambas as partes: de um lado, o cliente sabe que está falando diretamente com a empresa; do outro, todas as informações são centralizadas em uma única plataforma, de modo que toda a equipe pode acessá-las para um bom atendimento.

Vendas inteligentes

O processo de venda e pós-venda pelo WhatsApp se dá de maneira totalmente inteligente e padronizada, devido à alta personalização, às funcionalidades de pagamentos e aos dados gerados que facilitam tomadas de decisão e pesquisas de satisfação.

Exemplos de mensagens automáticas para o atendimento pelo WhatsApp

Existe uma infinidade de frases prontas que você pode programar para o seu atendimento, de acordo com a sua necessidade. A seguir, destacamos algumas boas sugestões.

Saudação

Ausência

Resolução de problemas

Agradecimento

Conclusão de atendimento

⚠️ Confira também estes artigos relacionados 👇

➡️ Saiba como fazer atendimento online no home office
➡️ Conheça as 10 dicas de como implantar no WhatsApp o atendimento online
➡️ Atendimento online no WordPress: conheça os melhores plugins

Como fazer mensagem automática no WhatsApp de forma eficaz

A essa altura, você certamente já compreendeu o quanto fazer mensagem automática no WhatsApp pode aprimorar o seu atendimento online, mas ainda deve estar se perguntando: “ok, mas como fazer?”

Existem diversas plataformas especializadas no mercado com as quais você pode realizar essas ações de forma fácil e descomplicada. A seguir, ensinaremos passo a passo, utilizando a Truora e o HubSpot como exemplo.

Criação da mensagem de saída

A Truora é uma plataforma que fornece diversas soluções digitais para empresas, incluindo a automação de mensagens no atendimento online.

O primeiro passo ao utilizar a Truora é elaborar uma mensagem de saída personalizada. É possível inserir outras mídias, como imagens, vídeos, documentos e emojis, personalizando a comunicação. 

Outra opção é escolher entre enviar uma notificação unidirecional ou estabelecer um fluxo de chatbot. No caso da segunda alternativa, depois que você criar o fluxo pela plataforma da Truora, ele será encaminhado para análise pela META, o que pode levar de 3 minutos a até 5 dias úteis. Após a aprovação, pronto! Você já poderá utilizá-lo.

Configuração do workflow pelo HubSpot

O HubSpot é um poderoso CRM, sobre o qual já falamos por aqui. A plataforma opera com fluxos de trabalho que possibilitam a programação e o envio de mensagens por diferentes canais. Isso pode facilmente ser feito em 6 pequenas etapas:

  1. Acesse o módulo de fluxos de trabalho do HubSpot e vá até a opção de criar um fluxo de trabalho baseado em contato;
  1. A seguir, defina os gatilhos conforme as condições que você necessita;
mensagem automática whatsapp para clientes
  1. Adicione uma ação ao fluxo de trabalho e toque em “Enviar mensagens do WhatsApp por Truora”;
  1. O campo “WhatsApp Phone Number” irá aparecer, para que você selecione o cartão de contato para o envio da mensagem.
  1. A seguir, preencha os seguintes campos:

Após preencher os campos, clique em “Salvar”.

  1. Agora, é só publicar o seu fluxo de trabalho, e as mensagens serão enviadas automaticamente para os contatos que você definiu.

Como você pode ver, o WhatsApp é uma ferramenta valiosíssima para qualquer empresa alinhada às tendências do mercado. Por isso, lhe convidamos a continuar essa conversa, clicando aqui para conferir nosso artigo sobre assinatura de contratos pelo WhatsApp!

Sair da versão mobile