Conforme os recentes avanços tecnológicos aceleram nosso cotidiano, revela-se uma forte tendência imediatista no que diz respeito à resolução de problemas. Nas relações entre marca e cliente, por exemplo, urge a necessidade de um atendimento online eficiente e assertivo, a fim de impulsionar as conversões dos contatos em vendas efetivas. Nesse sentido, as ferramentas modernas de comunicação desempenham um papel fundamental, tal como ter mensagem automática de WhatsApp para clientes.
Hoje, o WhatsApp Business representa uma das mais valiosas ferramentas de comunicação com os clientes. Para se ter uma boa idéia, estima-se que, no Brasil, quase 80% dos consumidores utilizam o WhatsApp como principal veículo de comunicação quando precisam sanar alguma dúvida ou conhecer melhor um determinado produto ou serviço.
Por isso, preparamos este artigo com tudo sobre como fazer mensagem automática no WhatsApp para clientes este ano, incluindo vários exemplos de frases prontas para otimizar o seu atendimento. Boa leitura!
Principais benefícios ao fazer mensagem automática no WhatsApp para o atendimento ao cliente
Não é à toa que o WhatsApp é o aplicativo de mensagens preferido da maioria dos brasileiros: o recurso de mensagem automática facilita enormemente a comunicação entre o cliente e a marca. Fora isso, ao utilizar o WhatsApp Business, a empresa consegue se mostrar sempre online, mesmo que esteja indisponível no momento – o que fortalece a recepção por parte do público.
Acrescentamos que, em geral, uma mensagem automática no WhatsApp dificilmente é ignorada pelo cliente – ao contrário do marketing de e-mail que, muitas vezes, pode passar despercebido. Além disso, por se tratar de uma ferramenta cotidiana e de grande familiaridade entre todos, seu uso durante o atendimento ao cliente favorece um vínculo humanizado entre o consumidor e a marca.
Tudo isso nos aponta ao fato de que, especialmente se tratando de um cenário dominado pelo e-commerce e pelo home office, fazer mensagem automática para clientes no WhatsApp é uma prática que oferece diversas vantagens estratégicas à empresa que adotá-la, como, por exemplo.
Agilidade
Naturalmente, o WhatsApp já favorece uma comunicação ágil. Se, normalmente, já é possível que um único atendente converse com vários clientes ao mesmo tempo, as mensagens automáticas vêm para otimizar ainda mais esse processo.
Acessibilidade
O WhatsApp se destaca por seu fácil manuseio, por gozar de enorme familiaridade pela grande maioria das pessoas e por ter se estabelecido como o principal meio de comunicação virtual nas mais diversas situações.
Disponibilidade
A disponibilidade 24/7 é um dos maiores alicerces de um atendimento eficaz, e o uso das mensagens automáticas no WhatsApp é decisivo para esse fim.
Personalização e humanização
As mensagens automáticas são recursos extremamente personalizáveis oferecidos pelo WhatsApp, o que pode aproximar a empresa do usuário de forma inteligente e humanizada.
Flexibilidade
Por oferecer suporte a diversos formatos, suas mensagens podem contar com recursos além das mensagens de texto, como imagens, vídeos e áudios.
Segurança
O uso do WhatsApp pelas empresas oferece segurança para ambas as partes: de um lado, o cliente sabe que está falando diretamente com a empresa; do outro, todas as informações são centralizadas em uma única plataforma, de modo que toda a equipe pode acessá-las para um bom atendimento.
Vendas inteligentes
O processo de venda e pós-venda pelo WhatsApp se dá de maneira totalmente inteligente e padronizada, devido à alta personalização, às funcionalidades de pagamentos e aos dados gerados que facilitam tomadas de decisão e pesquisas de satisfação.
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Exemplos de mensagens automáticas para o atendimento pelo WhatsApp
Existe uma infinidade de frases prontas que você pode programar para o seu atendimento, de acordo com a sua necessidade. A seguir, destacamos algumas boas sugestões.
Saudação
- Olá! Bem-vindo à [nome da empresa]! Como podemos ajudar?
- Olá, tudo bem? Meu nome é [nome]! Você tem alguma dúvida sobre nossos serviços?
- Oi, tudo bem? Obrigado pelo contato! Como podemos te ajudar?
- Tudo bem com você? Me chamo [nome] e irei te atender. Em que posso te ajudar?
- Olá! Recebemos sua mensagem e iremos respondê-la o mais rápido possível!
- Agradecemos o seu contato conosco! Como podemos ajudar?
Ausência
- Olá! No momento, estamos com um grande número de solicitações, mas iremos atendê-lo em até [XX minutos].
- Agradecemos seu contato! No momento, estamos indisponíveis. Deixe sua mensagem no nosso horário de funcionamento, que iremos respondê-lo imediatamente! [informações de funcionamento].
- Oi, tudo bem? Agradecemos pelo contato. No momento, nossos canais de atendimento estão fora de operação, mas deixe seu recado que responderemos assim que retornarmos!
- Bem-vindo à [nome da empresa]! Nosso horário de funcionamento é [horário de funcionamento]. Deixe seu recado que, assim que possível, retornaremos!
- Obrigado pelo contato! Pedimos desculpas por isso, mas nosso tempo de espera hoje está um pouco maior que o normal. Vamos respondê-lo o quanto antes!
- Olá! Agradecemos pelo seu contato com a [nome da empresa]. No momento, nossos atendentes estão ocupados, mas retornaremos o quanto antes!
Resolução de problemas
- Sentimos muito pelo ocorrido! Sua solicitação será solucionada em até [x horas].
- Agradecemos pelo seu contato. No momento, nosso sistema está passando por problemas, mas responderemos o mais breve possível.
- Olá! Trago boas notícias: nosso técnico já se encontra a caminho para atender a sua solicitação.
- Pedimos sinceras desculpas! Seu problema será resolvido o mais rápido possível.
- Lamentamos o transtorno! Aproveite este cupom de desconto, enquanto nossa equipe trabalha na solução do seu problema: [cupom de desconto].
- Olá! Sentimos muito pelo transtorno, mas não se preocupe, pois sua solicitação será atendida ainda hoje.
Agradecimento
- Agradecemos por comprar conosco! Você poderá acompanhar o status do seu pedido aqui mesmo pelo WhatsApp. Em caso de alguma dúvida, estamos à disposição!
- Obrigado pela sua visita! Em breve, entraremos em contato para saber se gostou do nosso produto. Se houver alguma dúvida é só nos chamar!
- Obrigado por confiar na [nome da empresa]! Você ganhou um cupom de desconto para a sua próxima compra: [cupom de desconto].
- Obrigado pelo contato. Retornarmos o mais breve possível!
- É sempre um prazer tê-lo por aqui! Precisando novamente, estamos à disposição aqui no WhatsApp.
- Obrigado pela preferência! Aguardamos ansiosamente o seu retorno.
Conclusão de atendimento
- Obrigado pelo contato, [nome do cliente]. Há algo mais que eu possa fazer para lhe ajudar?
- Até a próxima, [nome do cliente]! Caso precise de nossa ajuda novamente, é só chamar.
- Foi um prazer ajudá-lo, [nome do cliente]. Conte comigo se precisar de mais alguma coisa!
- Até a próxima, [nome do cliente]! Ficamos felizes de poder ajudá-lo!
- Até mais, [nome do cliente]! Se tiver mais alguma dúvida, pode nos chamar, que estaremos por aqui!
- Ficamos contentes por termos conseguido ajudá-lo, [nome do cliente]! Se houver mais alguma dúvida, estamos à sua disposição!
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Como fazer mensagem automática no WhatsApp de forma eficaz
A essa altura, você certamente já compreendeu o quanto fazer mensagem automática no WhatsApp pode aprimorar o seu atendimento online, mas ainda deve estar se perguntando: “ok, mas como fazer?”
Existem diversas plataformas especializadas no mercado com as quais você pode realizar essas ações de forma fácil e descomplicada. A seguir, ensinaremos passo a passo, utilizando a Truora e o HubSpot como exemplo.
Criação da mensagem de saída
A Truora é uma plataforma que fornece diversas soluções digitais para empresas, incluindo a automação de mensagens no atendimento online.
O primeiro passo ao utilizar a Truora é elaborar uma mensagem de saída personalizada. É possível inserir outras mídias, como imagens, vídeos, documentos e emojis, personalizando a comunicação.
Outra opção é escolher entre enviar uma notificação unidirecional ou estabelecer um fluxo de chatbot. No caso da segunda alternativa, depois que você criar o fluxo pela plataforma da Truora, ele será encaminhado para análise pela META, o que pode levar de 3 minutos a até 5 dias úteis. Após a aprovação, pronto! Você já poderá utilizá-lo.
Configuração do workflow pelo HubSpot
O HubSpot é um poderoso CRM, sobre o qual já falamos por aqui. A plataforma opera com fluxos de trabalho que possibilitam a programação e o envio de mensagens por diferentes canais. Isso pode facilmente ser feito em 6 pequenas etapas:
- Acesse o módulo de fluxos de trabalho do HubSpot e vá até a opção de criar um fluxo de trabalho baseado em contato;
- A seguir, defina os gatilhos conforme as condições que você necessita;
- Adicione uma ação ao fluxo de trabalho e toque em “Enviar mensagens do WhatsApp por Truora”;
- O campo “WhatsApp Phone Number” irá aparecer, para que você selecione o cartão de contato para o envio da mensagem.
- A seguir, preencha os seguintes campos:
- Linha WABA: O número do qual a mensagem será enviada.
- Mensagem de saída: a ID de saída da mensagem (pode ser copiado da plataforma Truora).
- Flow ID (opcional) : Necessário apenas se a saída for um fluxo de chatbot, nesse campo devem ser inseridos os Flow ID dos fluxos que você criou na Truora.
Após preencher os campos, clique em “Salvar”.
- Agora, é só publicar o seu fluxo de trabalho, e as mensagens serão enviadas automaticamente para os contatos que você definiu.
Como você pode ver, o WhatsApp é uma ferramenta valiosíssima para qualquer empresa alinhada às tendências do mercado. Por isso, lhe convidamos a continuar essa conversa, clicando aqui para conferir nosso artigo sobre assinatura de contratos pelo WhatsApp!