Chatbot para empresas: o que é, quais são os tipos e benefícios

Tabela de Conteúdos

Se você está em busca de uma ferramenta que torne a comunicação mais efetiva, rápida e personalizada, a melhor alternativa é investir no uso de um chatbot para empresas. A palavra ‘chatbot’ une duas palavras em inglês que significam ‘um robô que se comunica’, ou seja, trata-se de um sistema que utiliza a inteligência artificial para simular uma conversa com os usuários a partir de comandos pré-definidos.

Com a utilização de um chatbot, as mensagens de sua página, site de vendas ou aplicativo conseguem chegar com muito mais velocidade e atingir um número muito maior de pessoas, solucionando problemas e dúvidas de forma prática e simples, diretamente de seus computadores, celulares ou tablets.

Elaboramos este artigo com tudo o que você precisa saber antes de contratar o chatbot ideal para o seu negócio. Ao longo dos tópicos, você confere os tipos, as funcionalidades e as vantagens em adquirir essa ferramenta super tecnológica de comunicação. Boa leitura!

Quais são os tipos de chatbot? 

São diversos os tipos de chatbots disponíveis no mercado. É possível utilizar esse serviço, por exemplo, para melhorar o seu atendimento aos clientes e usuários, potencializar suas estratégias de marketing ou criar opções para a resolução de dúvidas ou problemas, por exemplo. Veja a seguir os detalhes dessas e outras funções dessa ferramenta.

Chatbot de atendimento

Os chatbots de atendimento têm como principais funções o fornecimento de informações e a resolução de dúvidas de usuário e clientes sobre um produto ou serviço oferecido pela sua empresa. Para isso, eles contam com comandos para responder a inúmeras perguntas por meio das plataformas acessadas por um celular ou computador.

Com a utilização desse chatbot, você cria um SAC automatizado e consegue atender a muito mais pessoas sanando as suas dúvidas sem que um funcionário humano seja necessário. 

Chatbot de marketing

Os chatbots de marketing são responsáveis por gerar leads personalizados, a partir da análise dos hábitos e interesses de consumo de seus clientes. Assim, a ferramenta faz um levantamento de informações para que o departamento comercial funcione de maneira mais orgânica durante a comunicação.

A contratação de um chatbot de marketing auxiliará os usuários durante toda a jornada de suas compras, a partir do oferecimento de um conteúdo individualizado e pensado para persuadi-lo a um tipo específico de produto que despertará o seu interesse.

Chat online (live chat)

Os chatbots do tipo chat online, ou live chat, são popularmente conhecidos como ‘assistentes virtuais’ e trazem a combinação entre as funções de atender o cliente e vender um produto ou serviço. 

Para utilizar esse chatbot, é preciso que funcionários humanos estejam por trás de seu funcionamento, pois a ferramenta direciona o cliente a uma equipe de vendas, caso seja esse o objetivo.

Chatbot baseado em regras

Os chatbots baseados em regras também são conhecidos pelo nome de ‘chatbots de resposta rápida’, ou seja, são uma ferramenta utilizada com o objetivo de disparar ao usuário comandos e respostas pré-determinados para criar uma interação mais rápida e prática.

Esses comandos são criados a partir de palavras-chaves ou questões preestabelecidas que os funcionários imaginam que o cliente possa vir a escrever para sanar a sua dúvida ou problema. Ao identificar essas palavras, o chatbot oferece opções para serem selecionadas com o intuito de resolver a questão.

Chatbot baseado em inteligência artificial

Como o próprio nome diz, os chatbots baseados em inteligência artificial utilizam dessa ferramenta para simular um atendimento humano, a partir do uso da tecnologia de processamento de linguagem natural, o que possibilita o entendimento da linguagem humana pelas máquinas.

Com o uso da inteligência artificial, os chatbots conseguem evoluir e aprender comandos a partir da interação com os próprios clientes e as suas demandas, funcionando de maneira personalizada e orgânica no atendimento.

Chatbots de escolha de opções

A partir da criação de comandos pré-definidos, o chatbot de escolha de opções consegue oferecer ao cliente uma visita guiada pelo seu site de vendas ou aplicativo, tornando o atendimento mais prático e assertivo. Para que esse chatbot funcione, é preciso que o usuário selecione alternativas presentes nos botões do aplicativo ou site.

Assim, de acordo com as escolhas feitas, a ferramenta vai direcionando a comunicação para o que a pessoa precisa, seja resolver uma dúvida, comprar um produto ou aproveitar um serviço oferecido pela sua empresa.

Chatbots de contexto

Os chatbots de contexto são comumente adotados para assistentes virtuais como a Siri, dos dispositivos Apple, a Alexa, da Amazon, ou o Google Assistente. Isso ocorre porque se tratam de assistentes utilizados com frequência por uma mesma pessoa.

À medida que esse usuário for estabelecendo comandos e o seu estilo de uso, o chatbot de contexto criará um atendimento personalizado a partir do armazenamento de dados e da análise comportamental para atender às preferências de quem o utiliza.

Chatbots de reconhecimento de palavras-chave

Os chatbots de reconhecimento de palavras-chave são bastante utilizados em aplicativos e sites, pois funcionam de maneira bastante simples e prática. A partir da identificação de palavras e comandos preestabelecidos pela empresa que utiliza dessa ferramenta, ele direciona o cliente durante o atendimento.

A complexidade no desenvolvimento dessas questões é um pouco mais complexo em relação aos chatbots de escolha de opções, pois deve atender a uma gama de padrões que podem ser utilizados pelos clientes para formularem as suas dúvidas.

Chatbots baseados em código

Os chatbots baseados em códigos constroem o seu atendimento baseados em códigos originais e renderizados a partir de frameworks. Trata-se de uma excelente ferramenta para funcionalidades mais simples que envolvem a experiência do consumidor, por exemplo.

Por outro lado, esse tipo de chatbot pode não ser a alternativa ideal para funções mais complexas, pois podem ter um desenvolvimento mais demorado e apresentar falhas que precisam ser corrigidas antes que essa ferramenta chegue ao público.

DIY Chatbots

Os chatbots do tio DIY, sigla em inglês para ‘faça você mesmo’, possuem esse nome pois já contam com inúmeros frameworks como base, que são personalizados de acordo com as demandas de cada empresa que os adota em sua comunicação.

Existem algumas funções pré-definidas nesse tipo de chatbot, entre elas a criação de fluxos visuais e o gerenciamento de recursos. Com isso, o desenvolvimento de seus comandos será muito mais rápido, pois não precisarão ser construídos do zero. 

Quais são os benefícios de um chatbot para empresas?

São muitas as utilidades a serem aproveitadas com o uso de um chatbot em sua empresa. A começar pela praticidade, pois, com essa ferramenta, você consegue alcançar um número muito maior de clientes e sanar inúmeras dúvidas até que o seu time de funcionários precise se envolver.

A personalização dos serviços é mais uma vantagem. Principalmente nos chatbots que utilizam inteligência artificial, é possível fazer uma análise comportamental dos principais usuários de seu site ou aplicativo, adaptando, assim, o seu estilo de atendimento de acordo com as demandas de seu público-alvo. 

Veja, abaixo, mais detalhes sobre esses e outros benefícios dos chatbots.

Respostas rápidas ao cliente

A partir da ativação de comandos pré-definidos, os chatbots conseguem atingir um número muito maior de clientes e responder às suas dúvidas de forma ágil. Essa ferramenta conta com um sistema de armazenamento de dados, tornando muito mais fácil a resolução de problemas, pois encontra, de maneira automatizada, uma solução para as demandas da maioria dos usuários.

Ajudam na divulgação de campanhas

A utilização dos chatbots para a divulgação de campanhas é uma excelente alternativa para que o seu conteúdo tenha um alcance maior. Você pode utilizar diferentes estratégias digitais para a criação de fluxos de comunicação direcionados ao seu público-alvo. Assim, essas pessoas sempre estarão por dentro de seus anúncios, promoções e demais novidades com simples notificações em seus celulares.

Armazenamento de dados

Ao aliar a inteligência artificial ao seu sistema, os chatbots tornam-se excelentes alternativas para o armazenamento de dados. A partir da pré definição de comandos e respostas, dúvidas e problemas dos clientes conseguem ser sanados rapidamente.

Esse armazenamento serve, também, como uma maneira de analisar o comportamento dos usuários, fazendo com que os atendimentos sejam feitos de maneira personalizada, de acordo com o estilo de uso e preferências de seu público-alvo.

Efetuação de vendas

Mais uma utilidade dos chatbots está na efetuação de vendas. Caso você ofereça um produto ou serviço em sua empresa, adotar essa ferramenta fará com que todas as etapas da compra do cliente sejam orientados e efetuados pelo robô, desde a escolha de um item até o seu pagamento. 

Com o chatbot, é possível, ainda, enviar mensagens sobre promoções e lembretes relacionados aos produtos adicionados ao carrinho.

Também pode ser usado para comunicação interna

O uso dos chatbots pode, ainda, ser vantajoso para a comunicação interna de sua empresa. Isso porque parte da estratégia de criação de leads qualificados tem a ver com planejamento, pesquisa e análise do mercado. 

Com essa ferramenta, em vez do preenchimento de um formulário padronizado, será aberto um diálogo personalizado não só com o seu público, mas, também, com os seus funcionários.

Com a inclusão do chatbot ao departamento de Recursos Humanos de seu negócio, questões de interesse comum, relacionadas, por exemplo, às férias, salários ou pagamentos, serão resolvidas de forma simples e rápida.

Conheça as vantagens de ter um Chatbot para empresa

São inúmeras as vantagens em se integrar os chatbots à sua empresa. Com essa ferramenta, você abrange o número de pessoas atendidas, consegue sanar dúvidas e resolver problemas de forma rápida e personalizada e aumenta, assim, a comunicação e a satisfação de seu público-alvo. Nos tópicos a seguir, você confere mais sobre esses e outros benefícios trazidos pelos chatbots.

Disponibilidade

Por se tratar de um robô, os chatbots conseguem atender aos seus clientes 24 horas por dia, 7 dias por semana. Com isso, o fluxo de respostas é muito maior e sua empresa conseguirá atender a diversas pessoas, diferente de funcionários humanos, que cumprem um horário e não podem atender, por exemplo, durante os feriados ou finais de semana.

Maior índice de satisfação

A melhora na satisfação dos clientes é um dos resultados positivos trazidos pela adoção dos chatbots em seu negócio. 

Como os consumidores são atendidos de maneira mais rápida e prática, muitas vezes conseguindo resolver suas dúvidas e problemas sem depender de nenhum funcionário humano, com um simples diálogo em seus computadores ou celulares, isso tem como consequência um contentamento maior em relação ao atendimento de sua empresa.

Atendimento de muitas pessoas

Caso o fluxo de mensagens de sua empresa seja muito alto, a contratação de um chatbot será a alternativa ideal, pois, ao contrário de funcionários humanos, essa ferramenta consegue atender a mais de um cliente simultaneamente e em qualquer dia e horário.

Assim, o resultado é positivo para todos, pois a resolução de dúvidas e problemas é mais rápida e muitas questões conseguirão ser sanadas antes que seja necessário o trabalho de seu time de colaboradores.

Insights

O chatbot também é uma excelente ferramenta para que você tenha um feedback preciso do funcionamento de sua empresa. 

A partir do armazenamento de dados e da análise comportamental de seus clientes, essa ferramenta consegue formular insights sobre a recepção positiva ou negativa de produtos e as preferências de seu público, permitindo que você adapte os seus serviços de acordo com a demanda.

Redução de gastos

Entre as principais vantagens na utilização dos chatbots para a sua empresa está a redução de gastos. Isso porque essa ferramenta funciona como uma equipe inteira de atendimento ou de vendas, porém, com o diferencial de conseguir atender a diversos clientes ao mesmo tempo e fora do horário comercial a partir de simples mensagens em seus celulares, tablets e demais dispositivos.

Com isso, você conseguirá reduzir a quantidade de funcionários humanos e manter o foco e a produtividade de seus colaboradores em outras questões de gerenciamento do seu negócio.

Melhores chatbots para empresas

É grande a variedade de chatbots existentes no mercado, portanto, caso esteja à procura da ferramenta ideal para que seus clientes se comuniquem com a sua empresa por meio de seus celulares ou computadores, apresentamos uma lista com os principais chatbots disponíveis para contratação nos próximos tópicos.

Truora

A Truora possibilita o aumento das vendas e o atendimento a clientes no WhatsApp por meio de bots de alta segurança e privacidade, que não exigem conhecimento em programação.

Além disso, oferece a opção de diálogos humanos, automatizados ou uma mistura de ambos, para otimizar a experiência do usuário.

Embora seja um serviço pago, o Truora oferece uma versão gratuita para começar.

Leadster

O chatbot criado pela Leadster foca os seus serviços nas áreas de marketing e vendas. A estratégia utilizada é o marketing conversacional, ou seja, o diálogo estabelecido com o cliente é criado de maneira orgânica e personalizada, com o objetivo de criar laços que vão além de uma simples venda. 

Seu funcionamento automatizado funciona 24 horas por dia e todas as suas configurações podem ser feitas na mesma plataforma.

ManyChat

O chatbot ManyChat é a ferramenta utilizada no aplicativo Facebook Messenger, funcionando para a criação de complementos para os diálogos, por exemplo, a partir de botões interativos, formulários e campanhas de disparos em massa. 

A automatização aproveita o fluxo enorme de usuários dessa rede social para atender clientes, criar um perfil personalizado de conversação e enviar mensagens a grandes quantidades de pessoas, por exemplo.

Elotech

O chatbot da Elotech tem como principal objetivo utilizar a tecnologia na gestão pública, ou seja, trazer soluções tecnológicas para os clientes de sua empresa. 

A partir do suporte ao público por uma central de atendimento em seus celulares ou computadores, as burocracias são reduzidas na resolução de dúvidas e problemas e a produtividade do seu time de funcionários humanos é direcionada às questões mais complexas do seu negócio.

Botsify

O chatbot Botsify é utilizado ultimamente em plataformas diversas, como as principais redes sociais, e vem ganhando espaço pelo seu uso simplificado e diversidade de funções. Por meio da plataforma Botsify, as empresas conseguem criar os seus próprios chatbots de maneira personalizada.

Com isso, são automatizando tarefas e comandos como perguntas frequentes, suporte ao cliente, formulários e coletar dados a partir das necessidades e demandas específicas de seu negócio e público-alvo.

JivoChat

O JivoChat é um chatbot que pode ser utilizado tanto em programas e navegadores de desktop quanto em aplicativos nos celulares. As mensagens enviadas aos clientes podem ser emitidas de diferentes canais de atendimento e o acompanhamento de potenciais compradores fica muito mais prático. 

As respostas são ágeis, com conversas em tempo real, e a satisfação de seu público tende a aumentar.

Aproveite as dicas de chatbot para empresas e tenha o seu

Após a leitura deste artigo, você pôde perceber que a escolha do chatbot ideal para a sua empresa não é uma tarefa simples. 

É preciso considerar as características de cada ferramenta disponível no mercado para que suas funcionalidades se encaixem à demanda de seus clientes. Independentemente da opção selecionada, você aproveita vantagens como uma maior disponibilidade, atendimentos personalizados e um maior índice de satisfação.

Ao longo dos tópicos, você pôde saber mais sobre as principais utilidades dessa ferramenta, as vantagens em contratar um chatbot para o seu negócio e os tipos de chatbots disponíveis no mercado. 

Introduza ainda hoje um chatbot para a comunicação com seu público e aproveite os benefícios dessa tecnologia inovadora e indispensável para quem deseja modernizar seus serviços!

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