Existem inúmeras vantagens do sistema de gestão em nuvem que ajudam uma organização a ter mais escalabilidade sem a necessidade de altos investimentos.
Afinal, essa nova tecnologia vem permitindo que mesmo empresas de porte menor, realizem a migração dos dados, melhorando o acesso a eles, e aumentando a segurança.
Ainda que esteja se popularizando nos últimos anos, muitos gestores possuem dúvidas se realmente essa é a melhor solução para suas companhias.
E para ajudar nessa indecisão, separamos neste artigo as 7 principais vantagens que um sistema de gestão em nuvem pode trazer para o seu negócio. Confira!
O que é a computação em nuvem?
A computação em nuvem refere-se ao fornecimento de recursos, como armazenamento, processamento e redes, através da internet, sem que o usuário necessite saber onde esses recursos estão localizados. Esse modelo permite que empresas utilizem e paguem apenas pelo que consomem, sem o investimento e a manutenção de infraestrutura física.
Existem basicamente 3 tipos de modelos de computação em nuvem que podem ser adquiridos por uma organização: IaaS (Infraestrutura como Serviço), PaaS (Plataforma como Serviço) e SaaS (Software como Serviço).
No modelo IaaS, a empresa contrata uma infraestrutura personalizável para uso interno. Ainda que os recursos sejam como um servidor dedicado, eles serão disponibilizados via máquinas virtuais gerenciadas pelo negócio.
O PaaS, por sua vez, serve como uma plataforma personalizada, na qual a organização terá à sua disposição serviços sob demanda que são gerenciados por terceiros.
Por fim, o SaaS é uma ferramenta contratada por uma companhia, mediante uma assinatura, sendo um dos exemplos mais clássicos desse modelo o Google Workspace.
Agora que você já sabe o que é a computação em nuvem, e os principais modelos que ela oferece, vamos mostrar as suas principais vantagens.
Quais as vantagens do sistema de gestão em nuvem?
As principais vantagens do sistema de gestão em nuvem são:
- maior mobilidade;
- mais produtividade da equipe;
- maior segurança para usuários;
- atualizações constantes dos sistemas;
- mais escalabilidade operacional;
- redução de custos de investimentos;
- simplificação do processo de gestão.
1. Maior mobilidade
Ao adquirir um sistema em nuvem, os dados deixam de ficar armazenados em servidores internos dentro da organização, e por isso podem ser acessados de qualquer máquina com apenas uma conexão com a internet.
Dessa forma, se o computador sofrer algum dano, as informações não serão perdidas. Além do mais, caso você não esteja com ele em um momento importante, ainda assim poderá ter acesso a todas as informações.
Para empresas que estão adotando o formato de trabalho remoto, isso traz mais agilidade, uma vez que evita a necessidade de mandar arquivos por e-mails, fazer downloads, mandar para correção etc. Tudo é feito facilmente em tempo real.
2. Mais produtividade da equipe
Como os colaboradores não precisam perder tempo com download de arquivo, encaminhamento via e-mail, espera pela aprovação e correção, para só depois finalizar o trabalho, há um ganho maior de produtividade.
Por isso, essa é uma solução bastante atraente para empresas que têm equipes geograficamente distantes, ou que viajam com frequência a trabalho para outros locais.
Dessa forma, mesmo que não estejam dentro da organização, os colaboradores conseguem acessar os dados da empresa, atualizar os relatórios, produzir informações e fazer o compartilhamento delas em tempo real.
3. Maior segurança para usuários
Muitos gestores acreditam que o fato dos dados da empresa estarem armazenados em HDs internos trazem mais segurança. A verdade é que esse é um engano, visto que esse sistema pode sofrer avarias, como um incêndio, e todas as informações serem perdidas.
Com o sistema em nuvem, em uma situação como essa não haveria perda de dados, além de que, os provedores como Google Cloud utilizam padrões internacionais de segurança como SSL, ISO e criptografia avançada.
Nesse sentido, as chances de invasão e até mesmo perda de informações são praticamente nulas. Até mesmo porque esses servidores estão espalhados por diversos pontos do globo, o que dificulta ainda mais ataques hackers.
4. Atualizações constantes dos sistemas
Em um sistema tradicional, as equipes de TI precisam realizar atualizações, bem como otimizar o funcionamento dos softwares escolhidos pela gestão. Por isso, todo esse processo tem um custo bem maior, além de ser mais demorado.
Com a ferramenta em nuvem, a organização não precisa investir dinheiro em atualizações, uma vez que quem faz isso é a própria companhia que está oferecendo esse serviço.
Portanto, sempre quando uma nova versão é disponibilizada, a distribuição é feita de maneira simplificada, e todos os profissionais terão acesso a essas novas funcionalidades.
5. Mais escalabilidade operacional
A escalabilidade é outra vantagem que o sistema de gestão em nuvem proporciona. Pois se a sua empresa precisar de mais espaço de armazenamento, ou de recursos mais avançados, é possível fazer a contratação com alguns cliques.
Ademais, você só paga pelo que realmente utilizar, posto que os serviços são oferecidos de acordo com as demandas dos próprios clientes. Esse fator influencia o planejamento de médio e longo prazo da organização.
Pois não será necessário fazer uma projeção de investimentos robustos, e nem precisar provisionar caixa para suprir a depreciação do maquinário local.
6. Redução de investimentos
Como a nuvem é uma possibilidade altamente escalável, você paga somente pelo que utilizar, não é necessário realizar altos investimentos em equipamentos.
Isso traz uma redução de custos bastante significativa para a organização, e o capital economizado pode ser alocado para outros projetos mais estratégicos.
Por exemplo, o valor que a companhia deixa de investir nestes equipamentos pode ser direcionado para o lançamento de um novo produto, ou para ampliação da produção.
7. Simplificação do processo de gestão
Por fim, mas não menos importante, a simplificação dos processos de gestão é outro benefício que a nuvem proporciona. Com a migração, os técnicos e analistas poderão configurar as soluções em uma plataforma centralizada.
Além disso, as rotinas de backup são executadas de forma automática, por meio de processos automatizados. Consequentemente, a organização passa a definir estratégias com foco maior na demanda de usuários.
Como podemos ver ao longo desse artigo, existem inúmeras vantagens do sistema de gestão em nuvem para uma empresa, sendo esse um dos motivos que está fazendo esse modelo se tornar mais popular.
Este post foi escrito pela equipe da Safetec, que contribui para a inovação na forma de trabalhar das organizações, por meio de soluções de computação em nuvem focadas em comunicação, colaboração e produtividade.