Como digitalizar seu negócio em 2025: entenda

Tabela de Conteúdos

A transformação digital deve ser encarada como uma maneira de gestão do seu negócio, o que te permite modernizar sua rotina e se valer de poderosas ferramentas para o desenvolvimento e a prosperidade de seus objetivos no mercado.

O século XXI está intimamente ligado aos avanços tecnológicos, mais ainda com os tristes eventos de isolamento social que o mundo teve que viver. Agora, em 2025, digitalizar seu negócio não é mais luxo, e sim, necessidade de sobrevivência e manutenção de suas transações.

Cada vez mais as pessoas estão sendo influenciadas pelo poder da internet, pois a consideram como ferramenta utilizada diariamente e para qualquer função, portanto, comum a todos.

Percebemos que nossos smartphones ou computadores são extremamente habituais na execução de trabalhos, conversas, interações e entretenimento, nos direcionando ao seguinte questionamento: “será mesmo que a digitalização de nossos negócios realmente seria eficaz para o crescimento da visibilidade e da rentabilidade do meu empreendimento?”. Não há outra resposta a tal pergunta, senão, SIM!

Digitalizar o seu negócio deve ser compreendido como uma decisão estratégica que possa contribuir com vários segmentos, a exemplificar, gestão, tomadas de decisão, relatórios, automatização de processos, padronização e otimização do atendimento ao cliente e geração de feedbacks instantâneos.

Mas preste atenção: para que você consiga digitalizar seu negócio em 2025, e obtenha sucessos, você precisará de muitos estudos e estratégias, pois necessita, antes de tudo, analisar o mercado, suas oportunidades, e principalmente, suas ameaças. Portanto, faça um diagnóstico precoce da sua empresa, porque isso te ajudará no direcionamento e na economia de seus orçamentos para manter seu negócio sempre saudável.

Como digitalizar um negócio no ano de 2025: passo a passo

Vamos lá iniciar o processo de digitalização do seu negócio por etapas:

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  1. Verificação da realidade do seu negócio: o primeiro passo para a transformação digital do seu negócio é verificar sua disponibilidade de dispositivos e ferramentas tecnológicas atuais e entender como o seu negócio funciona. Acrescente nesta etapa fatores e processos que considerem apropriados ao descobrimento de dados relacionados a sua gestão financeira;
  1. Elaboração de uma estratégia digital: Imponha objetivos e metas determinadas para o seu negócio, das quais você acredite que a transformação digital possa a tornar verídicas. Tenha em mente focos distintos para esta etapa, por exemplo, condições operacionais, cultura digital, ações de gerenciamento, rentabilidade e sustentabilidade em todas as estratégias;
  1. Definição de uma plataforma Web: não há transformação digital se você não tiver uma plataforma web própria! Será através dela e de técnicas de SEO que você conseguirá gerir autoridade online;
  1. Desenvolvimento de colaboradores do projeto: nesta etapa você deve identificar problemas, gerar mudanças e redefinir processos para potencializar o seu negócio, seja individualmente ou com equipe já formalizada;
  1. Otimização de demandas: com a execução da transformação digital do seu negócio é natural que a cultura da empresa seja modificada e você queira, cada vez mais, aprimorar suas experiências com clientes, e ainda, compreender cada vez mais suas necessidades e perfis. Vale lembrar que toda e qualquer empresa detém o poder de incentivar clientes de acordo com seus desejos sobre a disponibilização de determinado produto ou serviço;
  1. Procure bons profissionais para integrar a equipe: atraia pessoas certas para fazer seu negócio crescer junto com você definindo perfis profissionais corretos de acordo com competências anteriormente desenvolvidas ou especializadas. O RH, no processo de transformação digital, compreende que características como produtividade, estabilidade, compromisso e incentivo sejam verdadeiros diferenciais para contratação de profissionais;
  1. Entenda as dores do seu público-alvo: o consumidor sempre irá desejar comprar aquilo que lhe traga bons resultados, sejam estes materiais ou imateriais, isso porque as estratégias de Marketing o levará a crer que determinado produto ou serviço digital gerarão mais valores as suas vidas e solucionarão grandes problemas;  
  1. Fique ciente dos riscos: riscos são sempre prováveis, seja no negócio digital ou físico, mas para que as chances sejam mínimas você precisa estabelecer conexão com todas as áreas do seu negócio, pois somente desta maneira conseguirá manter uma visão ampla das suas necessidades e daquelas do mercado;
  1. Adote novas estratégias corporativas e de liderança: as áreas que envolvam a eficiência e a redução de custos de determinado negócio, por exemplo, são investigadas pelo setor de TI, indispensável para a transformação digital de qualquer atividade desenvolvida comercialmente. Para isso, há necessidade de que esta equipe considere a execução de uma análise de dados com informações e insights apropriados aos consumidores, modernização com suas ferramentas e metodologias flexíveis que garantam a automação do negócio.

Conheça as principais ferramentas para gestão digital em 2025

Todos os negócios possuem uma área de aprofundamento que apresentam necessidades específicas, mas as ferramentas listadas abaixo podem ser consideradas de modo unificado, ou seja, aplicáveis a todos os tipos de negócios. Estas ferramentas são softwares utilizados para gestão digital empresarial, ajudando você a manter um posicionamento de mercado, além de uma gestão moderna e ágil. Vamos lá:

  • Crie seu site: a criação de um site ou se preferir, de um blog, auxiliará você no processo de criação da sua identidade no mundo digital, ou seja, uma verdadeira vitrine em que você possa divulgar e monetizar produtos e serviços de sua própria marca. Não se esqueça de observar sempre sua missão neste projeto, expondo sua intenção e conteúdos que agregam valores aos leitores. Existem várias plataformas de criação de sites disponibilizados digitalmente, Wix, WordPress, Blogger do próprio Google, entre outros, bastando a você escolher aquele que melhor apresenta uma interface intuitiva e amigável. Faça sempre o gerenciamento de seu site, e se possível, contrate um domínio personalizado, pois isso te ajudará no estabelecimento de uma presença online;
  • Crie sua imagem e design: estando o seu site ou blog desenvolvido, é a hora de ter uma ferramenta apropriada para a criação da sua identidade visual. Entenda que esta etapa de digitalização do seu negócio é muito importante, pois as pessoas são “visuais”. Capriche na escolha de templates, logos e paleta de cores da sua marca. Abuse da criatividade, mas com muita coesão. Uma plataforma muito útil e de fácil manuseio para você iniciante é o Canva;
  • Automatização do mailing e marketing: esta etapa de digitalização é uma das mais importantes da gestão do seu negócio digital, isso porque é neste processo de automatização que os seus clientes serão conhecedores de suas promoções, informações e campanhas. Alguns aplicativos gratuitos podem ser utilizados nesta etapa, especialmente o Mailchimp, que te garante a organização de seus contatos e sua lista de e-mails marketing para campanhas assertivas. Embora seja uma plataforma em inglês, é possível utilizar a tradução do navegador para a Língua Portuguesa;
  • Gerenciamento e otimização de seus processos: várias são as ferramentas que lhe permitem o gerenciamento e a otimização de seus processos, o que te ajuda a acelerar o crescimento do seu negócio digital, pois sem organização não há crescimento. Para isso, a gestão da produtividade deve ser automatizada diariamente, de modo que você consiga acompanhar o progresso das suas tarefas, seja individualmente ou com a delegação de tarefas para sua equipe. Dentre as principais plataformas de produtividade que destacamos para vocês temos o Trello e o Notion, que facilitam sua agenda e se adequam às necessidades e formatos de todos os negócios digitais;
  • Otimização e acompanhamento de vendas: esta tarefa lhe permite controlar seus clientes, mas para isso, você deve dispensar muita atenção no seu negócio. É possível fazer uma boa administração com ferramentas gratuitas também, por exemplo, a Agendor e o Omnichannel, que prometem atender às necessidades de seus clientes que estejam relacionadas com a gestão comercial e o relacionamento com o cliente. Dentre suas principais funcionalidades, podemos destacar a emissão de relatórios, o auxílio nas métricas de venda, a geolocalização de seus clientes, lembretes para reuniões, entre outras informações relevantes;
  • Gerenciamento de finanças: digitalizar um negócio em 2025 também carece de medidas apropriadas à gestão financeira, analisando de maneira cautelosa seu fluxo de caixa. Para isso, sistemas financeiros como o Conta Azul podem te auxiliar na organização de entradas e saídas de seu caixa, contas a pagar e receber, além de outras informações baseadas em dados precisos e reais. Muitas empresas integram esta estratégia com as tramitações costumeiras associadas aos serviços prestados por contadores ou advogados tributaristas, que cuidam dos aspectos relacionados ao Imposto de Renda, por exemplo, uma vez que a inserção destas informações comportam maior visibilidade de seu negócio, demonstrando seu histórico, projeções e relatórios;
  • Armazenamento de dados: armazenar arquivos digitalmente lhe propicia mais organização e evita quaisquer danos físicos. O melhor programa do mercado, sem dúvidas, é o Google Drive, ferramenta que armazena seus arquivos em nuvem para sua comodidade e segurança. Com seu documento salvo você consegue acessá-lo de qualquer smartphone ou computador, em todos os momentos e locais, e realizar seu compartilhamento com a equipe. Além do mais, há possibilidade de criação de documentos, apresentações e planilhas que podem ser visualizadas em tempo real. A depender do espaço de armazenamento você consegue aproveitar muito o plano gratuito desta ferramenta.

Você pode perceber que todas as ferramentas descritas anteriormente te auxiliam nos processos de consolidação, desenvolvimento e gerenciamento de tempo de seu negócio, sendo uma verdadeira gestão digital que adota, além destes recursos tecnológicos, mindsets capazes de aprimorar estratégias e ações que objetivam sua produtividade e lucratividade.

Veja as oportunidades da digitalização do seu negócio em 2025

Os negócios devem evoluir em conformidade com as necessidades de seu mercado, ou serão inferiorizados perante seus concorrentes. A transformação digital contribui até mesmo com negócios puramente físicos, pois enriquece as formas atuais de transações. Logo, independentemente do tamanho ou segmento do seu negócio, sua digitalização em 2025 pode tornar suas operações rotineiras uma organização mais eficiente, com aumento de produtividade e resultados.

Assim, entre os principais aspectos conexos à fundamentação da necessidade de digitalização da sua empresa, além daqueles relacionados aos dispositivos de automatização de tarefas e imposição de cultura empresarial, há:

  • Construção de uma base ininterrupta e permanente de operações: a digitalização de um negócio envolve várias áreas para o seu crescimento, por exemplo, a criação de site e identidade visual, as estratégias de Marketing Digital, entre outras;
  • Redução de dependência a condições externas: a proteção do seu negócio estará mais apropriada se suas operações estão no mundo digital, ainda mais com a ocorrência da Covid-19. Através da digitalização do negócio vários operadores e colaboradores mantiveram intactas a geração de valor à organização, independentemente do caos formalizado pela Pandemia. A permanência operacional das empresas pode se dar por ferramentas de gestão, todas descritas no tópico anterior;
  • Relações duráveis com os clientes: as ideias cruciais neste ponto são a prospecção de clientes e a forma com que será implementada para que seja assegurada sua permanência no negócio. Na digitalização, você tem o arbítrio em manter os níveis de satisfação e informação dos clientes com sua marca de maneira contundente a seu engajamento e consequente fidelização de clientes. Todavia, algumas ações podem ser estimuladas para que estas relações sejam estabelecidas da maneira mais natural possível, por exemplo, com a demonstração dos bastidores do seu negócio, produção de conteúdo voltado exclusivamente às necessidades dos seus clientes e reprodução de histórias dos seus produtos que de qualquer forma impactaram positivamente para outros clientes;
  • Crescimento sustentável: toda a escalabilidade de um negócio deve ser monitorada por ações que estimulem seu crescimento sustentável, ou seja, observando métricas e resultados. Assim, há percepção de que o desenvolvimento de um negócio digital, nestes aspectos, depende de dados reais de seu contexto atual, executando ações eficazes e garantindo operações permanentes, tornando a digitalização uma necessidade para todos os segmentos de negócio. Para você compreender um pouco mais essa abordagem de métricas dos estrategistas digitais, veja alguns de seus exemplos, ROI; engagement; taxa de conversão; taxa de abertura; taxa de rejeição; entregabilidade, entre outras.
  • Custos de produção reduzidos: a redução de custos de produção e lucros mais altos é o sonho de muitos empreendedores e empresários, e sobretudo, disponibilizar produtos de qualidade de maneira mais acessível ao público. A otimização e a rentabilidade de recursos poder ser melhor compreendidas a partir de abordagens práticas em softwares e ferramentas especializadas em planejamento de recursos empresariais, por exemplo;
  • Canal de branding: com a criação de site há possibilidade de disseminação de seus objetivos e valores, o que proporciona ao negócio digitalizado um posicionamento de sua marca, e consequente engajamento com clientes para o consumo;
  • Fonte de leads: a criação de um blog pode colaborar nesta etapa, pois ele irá te proporcionar autoridade e presença nas buscas do Google, guiando inúmeros usuários para o chamado funil de vendas, que os tornam prováveis consumidores de seus produtos ou serviços;
  • Escalabilidade de alcance: o crescimento do seu negócio digital independe de métodos comuns ou tradicionais, mas sim de estratégias de conversão para um perfeito processo de digitalização da sua empresa, que só é possível graças à transformação digital. Abuse da sua presença na internet para que seu negócio tenha maiores oportunidades de crescimento.

Considerações finais

A digitalização do seu negócio é um processo constante de transformação e que deve ser acompanhado diariamente para o estabelecimento de métricas corretas e indicadores sólidos de gerenciamento, justamente para que seu desempenho no processo de digitalização seja seguro.

Assim, com a modernização das culturas e comportamentos sociais, tudo que envolva a tecnologia precisa ser considerado como operações inovadoras, que permitam otimizar necessidades e fatores competitivos emergentes.

Os pontos de presença digital, sejam eles internos ou externos, são adequados às condições econômicas e sociais da atualidade, pois oportunizam negócios e a continuidade de demandas.

Não se esqueça que no início da utilização de novos processos e tecnologias você deve dirigir seu negócio com pulso firme e se valer de todas as ferramentas online que possam elevar seu posicionamento no mercado. A ZapSign mantém uma prestação de serviços específicas que também pode te ajudar no processo de transformação digital do seu negócio com assinaturas online (inserir link com artigo sobre assinaturas online).

2 comentários em “Como digitalizar seu negócio em 2025: entenda”

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